Faça Parte

Chi, Chi, Chi! Le, Le, Le! Viva Chile!

Chile é campeão da Copa América 2015
A Copa América que começou no dia 11/06 chegou ao fim neste sábado (4), de um lado o Chile, dono da casa, que venceu o Peru na semifinal pelo placar de 2x1, enfrentando a poderosa seleção Argentina, que massacrou o Paraguai vencendo por 6x1.

Do lado Chileno, o argentino Sampaoli não titubeou e garantiu ser “Chile até a morte”. Para a partida, ainda sem o zagueiro Jara suspenso, e novamente alterou sua formação inicial, Francisco Silva assumiu a vaga de Roja na defesa, e Albornóz deu lugar a Beausejour. 

Do outro, os argentinos que apresentaram um excelente futebol durante toda competição, estavam muito confiantes no título e apostava alto no seu alto poder ofensivo e para que seu craque, Messi, estivesse em dia inspirado para conquistar o primeiro título pela seleção principal.

O JOGO

O primeiro tempo começou com o Chile mantendo a posse de bola, enquanto os Argentinos usaram a forte marcação no campo de ataque. Aos 8 minutos, Valdivia recebeu livre, tirou do zagueiro, mas preferiu tocar para Vargas ao invés de chutar para o gol, a defesa Argentina aproveitou e afastou o perigo. Aos 10 minutos, Valdivia novamente fez bela jogada e cruzou, Demichelis afastou mal, e Vidal de voleio obrigou Romero a fazer grande defesa. A Argentina conseguiu chegar com perigo apenas aos 20 minutos, Messi cobrou falta e Aguerro desviou de cabeça, para bela defesa de Bravo. E na última chance da primeira etapa, aos 47 minutos, Pastore encontrou Lavezzi, que chutou forte de primeira, melhor para o goleiro Chileno que tirou de soco.

O Chile manteve pressão na segunda etapa, mantendo a posse de bola, porém com pouca intensidade e com os argentinos cozinhando o jogo, apostando na forte marcação e nas escapadas do Messi. Chance clara de gol aconteceu apenas aos 38 minutos, após lançamento de Aránguiz para Sánchez, que bateu de primeira e arrancou o grito de gol no estádio, mas a bola foi para fora, os argentinos responderam no último lance da etapa final, em contra-ataque puxado por Messi que acionou Lavezzi pela esquerda, o camisa 22 cruzou rasteiro e Higuaín complementou de carrinho nas redes pelo lado de fora e assim, fomos para prorrogação.

A prorrogação não foi de grandes emoções, exceto na primeira etapa após chutão de Díaz e furada incrível de Mascherano, Sánchez saiu em velocidade, mas acabou batendo por cima do gol e no mais, restou apenas cansaço, cãibras e nervosismo de ambas as equipes, então a partida seria decidida nos pênaltis.

Nas penalidades, Fernández, Vidal, Aránguiz e Sánchez (em grande estilo) converteram para os chilenos e do lado argentino, apenas Messi conferiu o dele. Higuain e Banega desperdiçaram e o resultado foi de 4-1 para os chilenos, campeões após 22 anos.

Chilenos levantam a taça 
A seleção argentina mais uma vez amargurou o vice-campeonato numa grande competição. Após perder a Copa do Mundo para Alemanha na prorrogação ano passado, existia grande expectativa para conquista do título da Copa América em 2015, considerada favorita por muitos e apresentando um futebol excelente durante toda primeira fase, não conseguiu repetir as atuações na final e outra vez, Messi não brilhou. O camisa 10 argentino, que vinha de grande temporada pelo Barça, marcou apenas um gol durante toda Copa América e continua sem ter ganho um título sequer pela seleção principal de seu país, a próxima oportunidade já acontece no ano que vem, quando outra Copa América será disputada.

A campanha da seleção Chilena não foi nenhuma novidade para ninguém, pois após uma bela campanha na Copa do Mundo em 2014 no Brasil, contaram com o apoio do torcedor rumo ao primeiro titulo da Copa América. Caindo no grupo A, junto com Equador, México e Bolívia, e com 2 vitórias e 1 empate, terminando a fase de grupos na primeira colocação. Mas antes da partida contra os Bolivianos, Arturo Vidal, até então artilheiro da competição se envolveu em um acidente, agitando o ambiente dos donos da casa. Nas quartas de finais, enfrentaram a forte equipe Uruguaia, e em um jogo polêmico, aonde Cavani e Fucile acabaram expulsos, e com gol de Isla, levaram a equipe para a semifinal, onde enfrentou a frágil equipe Peruana, e em um jogo de muita marcação, Vargas marcou duas vezes e garantiu o Chile na grande final. Onde novamente no Estádio Nacional, recebeu os Argentinos, e após empatar no tempo normal e na prorrogação, venceu nas penalidades por 4x1 e conquistou a inédita Copa América.

Pedro Henrique | @peeedrito17
Marcelo Weber | @acfmarcelo

Postar um comentário

0 Comentários