Faça Parte

Conquistando vagas e corações dos brasileiros

Alguns esportes não são muito tradicionais do povo brasileiro, mas esses carimbaram medalhas, deram o primeiro passo do projeto elaborado ou conquistaram o público para os prestigiarem na disputa dos jogos no Rio 2016. Em Toronto, no Pan-Americano, as modalidades de badminton, golfe, hóquei sobre grama e rúgbi nos somaram quatro medalhas recheadas de esperança.

Um esporte sem patrocínio e que vem invadindo as aulas de Educação Física e projetos sociais, o badminton somou duas medalhas de prata e uma de bronze. Nos jogos de dupla, os brasileiros subiram ao segundo lugar do pódio no feminino e no masculino com Lohaynny Vicente e Luana Vicente, e Daniel Paiola e Hugo Arthuso. Na dupla mista formada por Lohaynny Vicente e Alex Tjong, estes conseguiram a terceira posição, logo a medalha de bronze. Com o pequeno apoio da Confederação Brasileira de Badminton (CBHb) os atletas que vão para o Campeonato Mundial na Indonésia em agosto irão arcar com os próprios custos. Mas todos estão muito felizes com os resultados pan-americanos e a classificação para a primeira participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Crédito: CBBd
A primeira participação nos jogos continentais da equipe brasileira de golfe não rendeu nenhuma medalha. A melhor posição no ranking foi de Adilson da Silva, sexto colocado, em seguida André Tourinho (11º), Clara Teixeira (24º) e Luiza Altmann foi desclassificada. O Brasil ficou em oitavo lugar na disputa de duplas mistas.

O hóquei sobre grama confirmou presença na Olimpíada de 2016. Foi necessário passar pelos Estados Unidos na disputa de shoot outs (uma espécie de pênalti para o hóquei) após o jogo de quarta de final ter terminado em 1 a 1. Com uma campanha histórica e uma inédita vaga olímpica, o time de hóquei brasileiro terminou na quarta posição depois de perder para os chilenos por 4 a 1. Foi um resultado muito feliz para os apoiadores do esporte e para o Comitê Organizador Brasileiro que investiu bastante para naturalizarem atletas e melhorem as condições de treinos e aprendizagem com estudos pela Europa.

Crédito: Eduardo Vianna/ Lance! Press
As Tupis conquistaram a medalha de bronze com a bola oval em mãos. Passaram pela Argentina, Estados Unidos e Canadá na fase classificatória, mas perderam para Colômbia e México, assim foram disputar o bronze com a seleção argentina. Fizeram um belo jogo, venceram por 29 a 0 e subiram no terceiro lugar do pódio. Enquanto a seleção masculina de rúgbi caiu na disputa de quarta de final frente à seleção uruguaia por 12 a 5 após terem vencido apenas um confronto contra a equipe de Guiana de rúgbi. O inédito bronze feminino encantou todos os envolvidos na equipe e os animou para o Rio 2016.

Com carinho, Cássia Moura (@cassinha_moura)  

Postar um comentário

0 Comentários