Faça Parte

Especial Futebol pela Europa – Paris


Paris (Foto: Mariana Sá)
A Europa é hoje a casa do futebol bonito, bem jogado e mais organizado em certos pontos do mundo. Com grandes jogadores, times e seleções, é difícil não se encantar com a bonita relação com o esporte que o povo tem. Pensando nisso e em sempre trazer o novo para o leitor, o Linha de Fundo inicia um novo especial que contará com histórias, relatos e impressões sobre como o europeu se relaciona com o esporte mais famoso do mundo.
 
Já viajei para alguns lugares pelo mundo. Como grande fã de futebol que sou, busco sempre ir atrás de qualquer coisa relacionada a aquilo que mais amo, seja onde for. Gosto, principalmente, de observar as formas diversas com que as pessoas tratam essa paixão. Para dar início ao Especial, nada melhor do que a “cidade do amor”.

A França é, desde muito tempo, uma das grandes potências do futebol mundial. Com uma seleção conhecida por grandes jogadores e muita força, é comum que o povo francês tenha uma cultura futebolística muito grande. Não há dúvidas do porque Paris recebeu o título de “cidade do amor”. Além de encantadora, deslumbrante e cheia de turistas, é o local perfeito para falar do esporte.

Não há apenas um clube na cidade, mas o de maior importância e, disparado, o Paris Saint-Germain. É comum encontrar torcedores estampando os nomes de Ibrahimovic, David Luiz e Thiago Silva pelas ruas parisienses, além das famosas lojinhas de souvenires cheias de pequenas lembranças para os visitantes. As grandiosas lojas oficiais trazem todo tipo de coisa que você pode imaginar com o símbolo do clube. Outra camisa que é fácil avistar pelas ruas é a da seleção nacional, além das tradicionais do Olympique de Marselha, Lyon e de alguns outros gigantes da Europa.

Parc Des Princes (Foto: Mariana Sá)
 O Parc Des Princes, casa do PSG, é localizado em um espaço belo e simples de Paris. Grandioso, o estádio, que está em reforma graças a Eurocopa de 2016, não pode ser visitado por enquanto, mas é possível enxergar o quão moderno e bonito ele é pelo entorno. Pessoas do mundo inteiro passam diariamente pelo lugar – inclusive brasileiros – e mostram seu orgulho. As fotos dos grandes momentos do time ao longo dos anos também podem ser vistas por toda parte.


Algo que chamou minha atenção foi que todos têm muito orgulho do clube, que fará 45 anos mês que vêm e é detentor de cinco títulos da Ligue 1, a primeira divisão da França. Os cachecóis e camisas com os dizeres “Histórico 2015” estampam o prazer de vencer não só o Campeonato Francês, mas também a Supercopa da França, a Copa da Liga Francesa e a Copa da França, por exemplo, são demonstrações dessa paixão.

(Foto: Mariana Sá)
Não é difícil encontrar amantes do esporte pelo mundo. Esse amor é demonstrado todos os dias por camisas, conversas, brincadeiras e muito, mas muito futebol. Os campos nos lugares mais inusitados, seja em Paris, no Rio de Janeiro ou em qualquer outro lugar, sempre existirão e é por isso que falar sobre o assunto é tão mágico.

A próxima parte do Especial trará um lugar novo, com histórias novas e mais do mesmo universo. Au revoir!

Mariana Sá || @imastargirl

Postar um comentário

0 Comentários