Faça Parte

#111AnosGloriosos de Botafogo!

12 de agosto de 2015: o Botafogo comemora hoje seus 111 anos de vida. Uma instituição centenária, que usa e abusa da emoção em sua bela e gigante história. São ídolos incontáveis, tais como Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, Gérson e tantos outros. Vou parar por aqui para não humilhar os outros clubes que contam nos dedos os ídolos que possuem. #indiretasdobem¹
Eu poderia falar também que foi o Botafogo, o clube responsável pela maior goleada da história do futebol brasileiro: um acachapante 24 a 0 sobre um extinto time chamado Mangueira.


Poderia dizer também que é o Glorioso o clube que mais cedeu jogadores à Seleção Brasileira. Inclusive, se por um acaso, o Brasil é penta, muito se deve ao Botafogo de Futebol e Regatas, que possui participação efetiva nessas conquistas.

O escudo, para quem não sabe, foi eleito o mais bonito do mundo. E nem precisa de letra para ser reconhecido: basta uma humilde, mas imponente estrela solitária. E o que falar do hino? Ele toca e o olho já lacrimeja. Mascote? Serve tal de Biriba, simpático cão preto e branco, amuleto da sorte? Até isso o clube possui.

Bom, é verdade que o momento não é lá muito bom. Mas com garra, humildade e união, o time estará de volta ao lugar que jamais deveria ter saído: a elite do futebol brasileiro. Sem tapetões, STJD e coisas do tipo. A volta vai ser no campo, jogando bola. #indiretasdobem²

"Momentos ruins eu já vivi, mas nunca parei de cantar, e esse fogo no meu peito, que nunca vai se apagar..." Canto da torcida.

É verdade também que nesses últimos anos, a falta de títulos relevantes tem incomodado bastante os botafoguenses. Dizem as más línguas que, por isso, o clube é pequeno. Bem, acho que, com uma história tão magnífica como a que foi apresentada no início desse texto, não dá para dizer que o Botafogo é pequeno, né?

Não, ele não é pequeno. Ele é gigante. Um gigante inflamado por 4 milhões de torcedores apaixonados, todos escolhidos a dedo. Sofrimento, esperança, pessimismo, sim, todas essas características acompanham os alvinegros, por anos, anos e anos. Há coisas que só acontecem com o Botafogo, para fazer jus à emoção que é torcer por esse time. Aliás, é um orgulho enorme torcer por esse time, ilustre, que desafia a lógica, dribla a facilidade e flerta com o impossível (ou quase impossível). Os momentos inesquecíveis são muitos: a Conmebol, em 1993, o título brasileiro de 1995, em pleno Pacaembu, os mais de 100 mil torcedores no Maracanã, em 1999 (última vez que o estádio recebeu um público desses), a chegada de Seedorf, à volta a Libertadores... É um prazer acompanhar esse clube tão místico, cheio de histórias para contar. Falo em alto e bom som que sou botafoguense, apaixonado, extremamente feliz.


"O Botafogo tem tudo a ver comigo: por fora, é claro-escuro, por dentro, é resplendor; o Botafogo é supersticioso, eu também sou. O Botafogo é bem mais que um clube - é uma predestinação celestial. Seu símbolo é uma entidade divina. Feliz da criatura que tem por guia e emblema uma estrela. Por isso é que o Botafogo está sempre no caminho certo. O caminho da luz. Feliz do clube que tem por escudo uma invenção de Deus." Armando Nogueira, jornalista.

“Assim é o botafoguense. Eles não sofrem, se purifica. Os invejosos desafiam, dizem que os alvinegros são poucos. Equívoco; são relíquias. E preciosidade não se encontra às pencas no boteco da esquina.” Autor desconhecido.

#111AnosGloriosos

Acompanhem-me no Twitter: @biel_dluca

Saudações alvinegras!

Postar um comentário

0 Comentários