Faça Parte

5 títulos em 5 edições e você provavelmente não sabia disso


O Futsal é uma modalidade que muitos praticam, mas que poucos acompanham. Principalmente se tratando de Seleção Brasileira e, mais longe, especialmente o gênero feminino.

Muitas polêmicas giram em torno do Futsal no Brasil. A pouca ambição da mídia e o pouco investimento são algumas delas. Assim como em outras modalidades, as mulheres são as vítimas mais afetadas por todos os problemas que vive o “futebol de salão” nacional. Problemas corriqueiros, mas que a mídia pouco comenta como foi no último mundial ocorrido na Costa Rica, ano passado. Sem verba para bancar a seleção verde e amarela, a CBFs (Confederação Brasileira de Futebol de Salão), declarou a inexistência do Brasil na competição. Revoltadas, as jogadoras “apelaram” a internet, pedindo ajuda em dinheiro, fazendo campanhas de doações nas redes sociais. O Banco Itaú foi o responsável pela ida das meninas ao quinto mundial que acabaram por conquistar o título (mais um), vencendo Portugal por 4 a 3, com gol salvador de Amandinha nos minutos finais.

"É como se eu tivesse tirado 100kg das minhas costas". Foi uma luta de todas, mas eu me sentia no dever [de conseguir o patrocínio] por levar uma visibilidade maior. Com tudo isso, mostramos que quando querem fazer algo pelo futsal feminino, se consegue. Com esforço e planejamento, se consegue". Disse a ala Vanessa Pereira, naquela ocasião.

O sucesso e a soberania Brasileira na modalidade são incontestáveis. Dos cinco mundiais até agora, as meninas do Brasil conquistaram (acreditem), TODOS. Além de subir ao lugar mais alto do pódio em quatro edições do Sul-Americano. O sucesso coletivo se vê também no individual. Dos oitos prêmios do AGLA Futsal Award (premiação anual do Futsal mundial, entre elas a melhor jogadora do Mundo), o Brasil só não ficou com o primeiro lugar em dois anos. Das premiadas estão elas: Cilene (2008), Vanessa (2010, 2011 e 2012), Lu Minuzzo (2013) e Amadinha (2014). Com toda essa soberania nada mais justo que a liderança no Ranking Mundial desenvolvido pela FIFA (sim, a FIFA, entidade maior do futebol mundial também administra o Futsal).

A luta por um espaço maior na mídia, por mais dinheiro investido segue como um sonho do Futsal Brasileiro. Voltamos um pouco no texto e pegamos uma frase dita pela tri melhor jogadora do mundo “Com esforço e planejamento, se consegue”. 

Postar um comentário

0 Comentários