Faça Parte

Johan Cruyff, a lenda nos deixou

Hoje se foi aquele que inventou o novo modo de jogar futebol, sua técnica é indiscutível, suas frases eram bem pensadas, e seu conceito sobre jogar futebol era incrível. Johan Cruyff foi alguém histórico, um dos maiores. O menino Hendrik nascido em Amsterdã não foi só apenas um jogador, poderíamos falar por horas sobre sua unânime e singular maneira de tratar a bola, de como podia fazer seus adversários pirarem e de como tinha pleno domínio dentro do campo, a faixa de capitão lhe fazia parte do corpo. Jogador revolucionário, tático, ofensivo, coletivo, vistoso e eficiente, inspirou muitos jogadores e treinadores. É difícil descrever o quanto ele fez história para nosso esporte favorito, é complicado especificar seu maior feito.

No Ajax foi onde tudo começou, foi sua casa, seu berço, seus pais trabalhavam no clube, logo aquele ambiente para ele era como seu quintal. Sua mãe insistia para que ele fosse jogar na base do time, pois seria uma ótima maneira de corrigir seus problemas nos pés, pois as próteses já não lhe ajudavam tanto. Sua mãe não mudou só a vida dele, mudou a vida do clube, mudou a vida do país e mudou o mundo do futebol. Cruyff foi o melhor jogador da mais encantadora seleção que já pisou nos gramados revolucionário Holanda de 74. Carrossel holandês que até hoje encanta, tanto estudiosos, quanto crianças. Já não bastava ele ter participado de uma seleção gigante, ele teve influência no atual melhor time do mundo, no Barcelona, nós anos 80 ele incutiu que deveria existir o toque de bola constante e insistiu que desde o juvenil até o profissional tivesse essa mentalidade. A sua metodologia está dando certo até hoje. 

A Holanda de 74, o Barcelona de 2008, o futebol atual que tanto amamos, ele foi o grande culpado, ele transformou o esporte bretão em algo novo, em algo fascinante. O que esse homem fez em vida, se perpetuou na eternidade. Perdemos um dos maiores jogadores, perdemos um dos pais do futebol.

Obrigado Cruyff, você não é dez, você é 14. O futebol agradece pelo que você nos ensinou.

Postar um comentário

0 Comentários