Faça Parte

A culpa é de quem?

(Foto: Divulgação/Chelsea)
O que está acontecendo com o Chelsea neste início de temporada é, no mínimo, inacreditável. Nem o mais pessimista dos torcedores poderia prever um desempenho coletivo tão pobre e a grande queda de rendimento de jogadores importantíssimos para o título da Premier League no último ano. Depois de mais uma derrota, dessa vez para o Crystal Palace, a equipe se encontra perdida e cheia de problemas.

Ivanovic talvez seja a melhor - ou pior - imagem dessa mudança. O lateral foi muito importante na temporada 14/15 e nesse ano simplesmente não consegue fazer uma boa partida. Praticamente todos os gols sofridos pelos Blues – e já são 9 até agora em apenas 4 jogos – saem pelo lado do sérvio.

Outro destaque negativo é Cahill. O titular da seleção inglesa se mostra inseguro e com muita dificuldade nos jogos aéreos. A boa fase da defesa na última temporada talvez tenha minimizado as limitações do zagueiro, mas ele dá claros sinais de que não pode seguir como titular.

Fàbregas e Willian andam apagados e pouco contribuíram até agora. O primeiro, rei das assistências na campanha do título inglês, é inconstante e não tem mais a mesma eficiência que tinha quando chegou a Londres. Já o segundo não consegue criar e parece sentir falta de seu companheiro, Oscar, que está lesionado.

O caso de Hazard talvez seja o mais difícil de explicar. O belga, principal jogador do time na temporada passada, é praticamente invisível dentro de campo. Não ajuda e parece ter preguiça de jogar. Para um atleta que tem potencial para ser um dos melhores do mundo em pouco tempo, o camisa 10 precisa mostrar muito mais futebol para voltar a almejar um destaque.

Taticamente os Blues estão uma bagunça. Isso pôde ser observado mais uma vez justamente na derrota por 2-1 para o Palace dentro de casa. Em certo momento, só os defensores arriscavam chutes ao gol. Os visitantes – que tem um time muito bem organizado – aproveitaram bem esse momento para abrir o placar e, mais tarde, ganhar o jogo.

Os destaques positivos são Courtois, Azpilicueta e Kenedy. O último fez sua estreia com a camisa azul atuando na lateral esquerda – sim, você leu certo, lateral esquerda – e acabou arrancando elogios de José Mourinho. Cesar Azpilicueta foi fantástico, mas eu tirei ele porque queria dar mais profundidade para o lado. Jogar sem um lateral esquerdo e com um jovem indo mais à frente, como Kenedy fez. Ele tem uma boa personalidade e isso era o que precisávamos no momento. O Kenedy foi responsável por uma melhora no time.”


Talvez a razão para tamanha queda seja o fato de o Chelsea quase não ter se reforçado durante o período de transferências. Hoje talvez seja mais fácil analisar o time de Londres e jogar contra, neutralizando os pontos fortes. A esperança de melhora poderia até ser depositada em contratações, mas a janela se encerra no próximo dia 1 – nos outros lugares da Europa é dia 31, mas é feriado bancário na Inglaterra, por isso fecha apenas no dia seguinte.

Não há ninguém para culpar, exceto por nós mesmos. A prévia da dificuldade que poderíamos enfrentar com esse elenco veio na segunda parte do último campeonato, mas Mourinho e cia demoraram para perceber e aceitar as limitações. Torcemos por dias melhores.

Keep the Blue flag flying high!
Luiza Sá (@luizasaribeiro)

Postar um comentário

0 Comentários