Faça Parte

Avenida Carleto e arbitragem atrapalham e Botafogo perde a invencibilidade em casa

O Botafogo recebeu na manhã deste domingo, dia 23, o Paysandu, pela 20ª rodada da Série B. Sabendo que nenhum dos outros integrantes do G4 havia vencido, o Glorioso dependia apenas de si para voltar ao topo da tabela. Mas, como de costume, o Botafogo não aproveitou a rodada favorável e perdeu em casa, diante de 23 mil torcedores. A derrota por 3 a 2, porém, não tirou a vice-liderança do Alvinegro, que segue com 36 pontos. O próximo adversário é o CRB, sexta, às 21h, fora de casa. 

O JOGO

O Botafogo começou bem no jogo. A tática era abafar a boa equipe do Paysandu. Até os 20 minutos, mais ou menos, o Alvinegro dominava a partida. Após a parada técnica (fazia muito calor no Rio de Janeiro), o Paysandu voltou melhor, mais ofensivo. E aos 26', o Papão abriu o placar com o artilheiro Yago Pikachu, que aproveitou toque de Valdívia e mandou na saída do goleiro Jefferson. Sem tempo para lamentar, o Botafogo viu o Paysandu ampliar o placar pouco tempo depois, mais precisamente aos 28', com Thiago Martins. Pikachu lançou para o zagueiro que, sozinho, em posição legal, dominou e fez o gol. O Botafogo sofreu um apagão. 


Luis Ricardo lamenta o apagão botafoguense (Foto: Paulo Sérgio/Lance!Press)

Aos 30', o Glorioso respondeu. Neilton chutou em cima do goleiro Emerson, que deu rebote. Na sequência, Elvis chegou, driblou o goleiro e de cara para o gol conseguiu fazer o mais difícil: chutou para fora. O Botafogo desperdiçou duas excelentes oportunidades. Aos 32', Neilton arriscou de longe, obrigando o goleiro do Paysandu a fazer importante defesa. 

O Papão exagerava na cera. Vários jogadores caíam no campo para que o tempo passasse, principalmente o goleiro Emerson, que deve ter se jogado no gramado no mínimo umas três vezes. O árbitro percebeu e deu 6 minutos de acréscimo. E foi nesses minutos finais que o Botafogo tentou arriscar para diminuir o placar. Aos 48', Daniel Carvalho chutou cruzado e Emerson fez boa defesa. Aos 50', foi a vez de Diego Giaretta arriscar. O zagueiro soltou uma bomba e a bola raspou a trave, indo para a linha de fundo. Aos 52', o árbitro encerrou o primeiro tempo. 

O Botafogo voltou sem alterações para a etapa final. O time tocava a bola sem objetividade e arriscava para o gol sem levar perigo. O ritmo do jogo caiu bastante. Aos 14 minutos, Ricardo Gomes promoveu a primeira alteração na equipe: Serginho, que já tinha cartão, saiu para dar lugar a Camacho. 

Aos 18', Daniel Carvalho, após troca de passes, fez o gol do Botafogo. A bola sobrou para Luis Henrique, que escorou e tocou para o meia marcar. A torcida botafoguense nem teve tempo para comemorar. No minuto seguinte, aos 19', o Paysandu fez o terceiro gol com Jhonnatan. No contra-ataque, após receber bom lançamento, o volante dominou e mandou para o gol. Foi um bonito gol. Sem dúvida um balde de água fria. 

Aos 31', Elvis cabeceou para outra boa defesa de Emerson. Segundos depois, Neilton dominou, chutou no ângulo e a bola passou rente à trave. Foi o último lance do atacante, que logo após o chute foi substituído. Mesmo fazendo boa partida, Ricardo Gomes o substituiu por Sassá, sob vaias da torcida, que o chamou de burro. Aos 36', Sassá, que havia acabado de entrar no jogo, fez o segundo gol do Botafogo. Arão desviou de cabeça após escanteio de Daniel Carvalho e o atacante mergulhou para cabecear para o fundo da rede. Ricardo Gomes aproveitou para, aos 40', fazer outra alteração: Elvis saiu para a entrada de Diego Jardel. 

O lance mais polêmico do jogo aconteceu aos 43'. Luis Henrique foi derrubado na área e o juiz assinalou pênalti. Mas o bandeira viu um impedimento inexistente de Sassá e invalidou a marcação. A cera do time do Paysandu foi cena comum durante o segundo tempo também. O juiz deu 7 minutos de acréscimo. O Botafogo pressionou em busca do empate, sem sucesso. Aos 52', o jogo chegou ao fim. Paysandu 3 a 2. 


OBSERVAÇÕES

A sorte do Botafogo é o azar dos outros. De novo, o time teve a chance de liderar a competição, mas abriu mão de aproveitar os tropeços dos adversários diretos. 

Daniel Carvalho, apesar de ter feito o primeiro gol e ter cobrado o escanteio que originou o segundo, fez péssima partida. Errava tudo que tentava. Exausto e displicente, continuou no jogo até o final. 

Ricardo Gomes trocou Neilton por Sassá. A torcida não entendeu a substituição. Lulinha deveria ter entrado no jogo, mas infelizmente não teve oportunidade. 

A arbitragem atrapalhou sim o Botafogo. Além da anulação de um pênalti claro, ela permitiu que o Paysandu fizesse cera durante o jogo inteiro. Detalhe: nenhum jogador do Papão recebeu cartão por isso.  Mas é bom deixar claro que não foi o trio de arbitragem o responsável pela derrota. 

Thiago Carleto teve culpa em todos os gols. Péssimo na marcação, só sabe bater faltas, isso quando acerta. 

O Botafogo tomou gols bobos. O Paysandu não criou muitas oportunidades. O time paraense aproveitou os vacilos defensivos do time carioca para fazer os gols e garantir a vitória. 


 A torcida do Botafogo compareceu em bom número (Foto: Caroline Marques)

FICHA DO JOGO

Botafogo 2
Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Thiago Carleto; Serginho (Camacho), Willian Arão, Daniel Carvalho, Elvis (Diego Jardel); Neilton (Sassá), Luis Henrique. Técnico: Ricardo Gomes. 

Paysandu 3
Emerson, Yago Pikachu (Augusto Recife), Pablo, Thiago Martins, João Lucas, Ricardo Capanema; Jhonnatan, Fahel (Dão), Valdívia (Carlinhos); Aylon, Leandro Cearense. Técnico: Dado Cavalcanti. 

Estádio: Nilton Santos (RJ). 
Árbitro: André Luiz de Castro Freitas (GO).
Assistentes: Christian Passos Sorence (GO) e Marcio Soares Maciel (GO).
Gols: Yago Pikachu (26' do 1º T), Thiago Martins (28' do 1º T), Daniel Carvalho (18' do 2º T), Jhonnatan (19' do 2º T), Sassá (36' do 2º T). 
Cartões amarelos: Serginho (Botafogo); Thiago Martins, Ricardo Capanema e Jhonnatan (Paysandu).
Público: 23.805.
Renda: R$ 610.035,00. 

Por: Gabriel De Luca (@biel_dluca)

Postar um comentário

0 Comentários