Faça Parte

Caiu no Horto é Fogo!

O América-MG recebeu o Botafogo, no Independência, sabendo que, em caso de vitória, terminaria o turno na liderança da Série B. Contando com o apoio da torcida e com o fato de ser o melhor mandante das Séries A e B, o Coelho tinha tudo para vencer o jogo. Mas o Botafogo não quis saber disso e saiu de Minas com o triunfo. O resultado fez com que o Glorioso, agora com 36 pontos, roubasse do próprio América, a vice-liderança da competição. O próximo adversário do Botafogo é o Paysandu, no Nilton Santos, domingo, dia 23, às 11 da manhã. 

O JOGO

No início do jogo, a iniciativa partia do time do América. O ritmo da partida era lento. O Botafogo marcava na saída de bola, mas pecava ao tentar desarmar. 

Aos 11', Mancini tentou a jogada na área e a bola bateu no braço de Diego Giaretta. Lance normal. O zagueiro estava com os braços colados ao corpo. No minuto seguinte, o Coelho chegou na área com Henrique Santos, livre, após cruzamento de Tony. Mas o atacante estava em posição irregular, que foi marcada pela arbitragem. Aos 15 minutos, o América chegou ao gol. Henrique Santos cruzou e Thiago Santos, de cabeça, abriu o placar. 

O jogo era disputado. O Botafogo encontrava dificuldades e não conseguia levar perigo. Os muitos erros de passe anulavam os contra-ataques eficientes. Havia também muita lentidão, o que facilitava a vida dos marcadores adversários. O Botafogo trocava passes perto da área do América, mas esbarrava na falta de criatividade. 

Aos 36 minutos, Leandro Guerreiro cometeu falta em Daniel Carvalho, que arrancava com a bola pelo meio. Na hora da cobrança, já aos 37', Thiago Carleto encheu o pé e soltou uma bomba, mandando a bola no ângulo, sem chances para o goleiro João Ricardo. Era o empate do jogo. No lance, Carleto havia sido provocado por Mancini. O lateral respondeu à altura fazendo o golaço.

O time alvinegro comemora o gol com Ricardo Gomes (Foto: Mourão Panda)

O Botafogo cresceu no fim do primeiro tempo e, aos 44', Neilton chegou na área após belo passe de letra de Daniel Carvalho. A defesa chegou a tempo para fazer o desarme. Aos 46', o juiz encerrou a etapa inicial. 

Ambas as equipes voltaram ao jogo sem alterações. O América marcava presença no campo de ataque. Aos 2 minutos, Robertinho cruzou e Mancini desviou. Jefferson fez ótima defesa mandando a bola para o escanteio. Aos 9', mais pressão do Coelho. Raul pegou bem na bola e mandou na direção do gol, dando susto em Jefferson. A bola passou muito perto. Ricardo Gomes aproveitou para, aos 14 minutos, mexer no time. Diego Jardel não fazia bom jogo e foi substituído por Elvis. Pouco tempo depois, mais precisamente aos 17 minutos, o mesmo Elvis deu excelente passe para Neilton, que tocou na saída do goleiro para virar o placar. Botafogo 2 a 1. 

       Comemoração alvinegra após gol de Neilton (Foto: Andre Yanckous/ AGIF/ Lance!Press)

Aos 20 minutos, o América respondeu, em cobrança de falta. Mancini pegou bem na bola e cobrou na direção do gol. Jefferson desviou mandando a bola para escanteio. Aos 25', o Coelho teve grande chance de empatar o jogo. Marcelo Toscano cruzou e Robertinho cabeceou para o chão. A bola passou rente ao gol alvinegro. 

Aos 28', Neilton saiu para dar lugar ao outro jovem atacante Luis Henrique. O lance polêmico do jogo aconteceu aos 34 minutos. Serginho puxou Marcelo Toscano dentro da grande área mas a arbitragem nada marcou. Ao meu ver, foi pênalti. O América continuava pressionando. Aos 36', Thiago Santos tentou o chute de fora da área, a bola subiu e passou muito perto do gol de Jefferson, que saltou sem tocar na bola. Aos 41', após cobrança de escanteio, Wesley Matos veio de trás e cabeceou, obrigando Jefferson a fazer outra ótima defesa. 

Esgotado, Daniel Carvalho foi substituído por Octávio aos 42 minutos. Já nos acréscimos, aos 47', Jefferson saiu mal do gol e Thiago Santos cabeceou. Por muito pouco a bola não entrou no gol, que estava aberto.

Aos 49', o árbitro encerrou o jogo. Foi a primeira derrota do América no Independência pela Série B. Vitória MAIÚSCULA do Botafogo. 


DOMINGO É DIA DE CASA CHEIA! O JOGO É ÀS 11 DA MANHÃ! O BOTAFOGO PRECISA DA TORCIDA PARA SEGUIR FIRME NA BRIGA PELO ACESSO! VÁ AO ESTÁDIO!

OBSERVAÇÕES 

A vitória foi essencial. Claro, todas as vitórias, na Série B, são. Mas essa foi especial. Fora de casa diante de um time que não perdia como mandante e em um confronto direto. O América, caso vencesse, seria líder. 

Daniel Carvalho foi titular novamente. E novamente aguentou quase o jogo inteiro. Foi substituído no fim, apenas. Ele é um dos jogadores mais lúcidos do elenco. A experiência pesa.

Elvis é melhor que Diego Jardel. Tanto que instantes após ter entrado em campo, deu o passe para o gol decisivo de Neilton. Agora que voltou de lesão, pode ser titular no meio-campo alvinegro. 

A primeira metade da torturante Série B acabou. É importante que o Botafogo tenha terminado o turno no G4. E tomara que a outra metade passe logo. Se Deus quiser com a vaga garantida para a Série A!  

FICHA DO JOGO

América-MG 1
João Ricardo, Robertinho (Walber), Alison, Wesley Matos, Raul; Thiago Santos, Leandro Guerreiro, Tony, Mancini (Sávio), Henrique Santos; Marcelo Toscano. Técnico: Givanildo Oliveira. 

Botafogo 2
Jefferson, Diego, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Thiago Carleto; Serginho, Willian Arão, Diego Jardel (Elvis), Daniel Carvalho (Octávio); Neilton (Luis Henrique), Álvaro Navarro. Técnico: Ricardo Gomes. 

Estádio: Independência (MG).
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP).
Assistentes: Fernanda Colombo Uliana (PE) e Herman Brunel Vani (SP).
Gols: Thiago Santos (15' do 1º T), Thiago Carleto (37' do 1º T), Neilton (17' do 2º T). 
Cartões amarelos: Elvis, Thiago Carleto e Diego (Botafogo).
Público: 11.843.
Renda: R$ 198.700,00.

Acompanhem-me no Twitter: @biel_dluca

Postar um comentário

0 Comentários