Faça Parte

Com a bola toda

Existem esportes que já estão inseridos em nossa rotina. Praticando, acompanhando, ou torcendo, todo mundo já viveu alguma relação com o futebol, o basquete, o handebol e o vôlei. Entendedores de plantão podem apontar como más campanhas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Canadá, mas as apresentações durante os Jogos nos despertaram para seguir mais de perto as bases destes esportes, a reformulação dos times e até consagrar a seleção brasileira frente grandes adversários.

O futebol, paixão nacional, teve seu lado de glória e o de desonra. Começando pela notícia boa, as meninas fizeram uma excelente campanha e conquistaram a tão desejada medalha de ouro. Até fazer o povo comemorar com um placar 7 a 1 elas conseguiram, porém foi no jogo contra o Equador, pelo grupo B. Afinal, futebol é coisa de mulher mesmo!

Crédito: Time Brasil
Já os brasileirinhos começaram bem a disputa, vencendo os dois primeiros jogos e empatando o terceiro. Além do futebol masculino jogado em campo, poderia destacar-se algo: a marra, e talvez esta tenha sido o pecado dos meninos. Na disputa da semifinal a seleção brasileira levou uma virada dos uruguaios. O jogo terminou em 2 a 1 e os brasileiros foram disputar o bronze, adiando a conquista da douradinha para além dos já 28 anos de espera.

Segue abaixo campanha do futebol brasileiro no Pan de Toronto.

Feminino
Masculino
Brasil 3 x 0 Costa Rica
Brasil 4 x 1 Canadá
Brasil 7 x 1 Equador
Brasil 4 x 0 Peru
Brasil 2 x 0 Canadá
Brasil 3 x3 Panamá
Brasil 4 x 2 México (semifinal)
Brasil 1 x 2 Uruguai (semifinal)
Brasil 4 x 0 Colômbia (final - ouro)
Brasil 3 x 1 Panamá (final - bronze)

A campanha perfeita foi vista nas quadras. O basquete masculino animou àqueles fãs do esporte para voltarem a acompanhá-lo. Invicto, o time brasileiro seguiu para o jogo da final contra os anfitriões da competição continental, muito confiantes. E foi sem tomar conhecimento do adversário que os brasileiros atropelaram os canadenses por 86 a 71 e conseguiram a tão querida medalha de ouro. Contando com apenas 11 jogadores, porque o armador Raulzinho devido a novo contrato pediu desligamento da seleção, o técnico Rubén Magnano conquista o seu primeiro título, este também é o primeiro feito após criação da Liga Nacional de Basquete (NBB). No final de agosto, a seleção masculina segue para a disputa da Copa América, no México em busca da primeira ou segunda colocação para garantir vaga no Rio 2016, enquanto não decidem se terá vaga direta para o país sede, em reunião marcada para o dia 7 de agosto.

Crédito: Time Brasil
No basquete feminino, as meninas apresentaram uma campanha equilibrada, porém não suficiente para ocupar o primeiro lugar no pódio. Derrotadas pelas canadenses, na semifinal, as brasileiras foram disputar e perderam a medalha de bronze para a seleção cubana. Assim, nosso basquete feminino terminou em quarto lugar no Pan-Americano de 2015.

Segue abaixo campanha do basquete brasileiro no Pan de Toronto.

Masculino
Feminino
Brasil 92 x 59 Porto Rico
Brasil 69 x 75 Estados Unidos
Brasil 79 x 64 Venezuela
Brasil 62 x 57 Porto Rico
Brasil 93 x 83 Estados Unidos
Brasil 73 x 54 República Dominicana
Brasil 68 x 62 República Dominicana (semifinal)
Brasil 63 x 91 Canadá (semifinal)
Brasil 86 x 71 Canadá (final - ouro)
Brasil 62 x 66 Cuba (quarto-lugar)

O esporte preferido dos brasileiros deveria ser o handebol. Campanhas perfeitas deram medalha de ouro para seleção brasileira feminina e masculina na competição. Nossas meninas se tornaram pentacampeãs dos Jogos Pan-Americanos, após voltarem para o segundo tempo da final contra a Argentina, mais preparadas tecnicamente e emocionalmente, assim, venceram por 25 a 20 e terminaram na primeira colocação. Agora treinam para o Mundial que acontecerá no mês de dezembro na Dinamarca.

Já os meninos brasileiros, enfrentaram um jogo com muitas emoções. Também contra a Argentina, o destaque foi o goleiro Maik que fez grandes defesas. As duas seleções fizeram uma final equilibrada e com necessidade de tempo extra para o desempate da partida. E foi assim que terminando por 29 a 27 a grande final de handebol masculino resultou na medalha de ouro para nossa seleção, com um saborzinho de vingança pelo último Pan-Americano disputado. O time Brasil de handebol guarda boas expectativas frente aos Jogos Olímpicos de 2016, depois de uma oitava posição no Mundial disputado em janeiro no Catar, somam-se as conquistas, o primeiro lugar dos jogos continentais.

Segue abaixo campanha do handebol brasileiro no Pan de Toronto.

Feminino
Masculino
Brasil 38 x 21 Porto Rico
Brasil 34 x 17 Porto Rico
Brasil 48 x 12 Canadá
Brasil 38 x 18 Uruguai
Brasil 34 x 19 México
Brasil 48 x 18 República Dominicana
Brasil 40 x 22 Uruguai (semifinal)
Brasil 34 x 24 Chile (semifinal)
Brasil 25 x 20 Argentina (final - ouro)
Brasil 29 x 27 Argentina (final - ouro)

Nesse período de julho, tivemos muitas seleções de vôlei de quadra brasileiras. Mas a quantidade de representantes do time Brasil foi devido ao choque de competições importantes. No masculino, a seleção se dividiu em duas, uma parte iniciou a preparação para a Liga Mundial. Este grupo continha os atletas mais experientes e famosos da seleção de vôlei, mas não foi o suficiente para conquistar o título, caindo nas fases finais disputadas no Ginásio do Maracanãzinho, Rio de Janeiro. Enquanto o vôlei do Pan foi composto por sua maioria de atletas novos, uma espécie de time B. Estes, por sua vez, tiveram um bom resultado, terminando a competição em segundo lugar.

A seleção feminina teve a mesma tática, montar duas seleções para cumprirem com o calendário. A primeira foi disputar o Grand Prix, com fases finais nos Estados Unidos e a segunda foi representar o Brasil nos Jogos Continentais de Toronto. No Pan, a seleção não contou com a oposta Sheila que foi poupada, inclusive do Grand Prix, e durante os jogos necessitou ter maior cuidado com a ponteira Jaqueline, que sentia dores fortes nas costas. Mesmo com empecilhos a seleção brasileira conseguiu a classificação direta para a semifinal. Porém, a mesma coisa aconteceu no Grand Prix e no Pan-Americano, as seleções brasileiras femininas terminaram na segunda posição com a medalha de prata ao serem derrotadas pela seleção estadunidense.

Segue abaixo campanha do vôlei de quadra brasileiro no Pan de Toronto.

Masculino
Feminino
Brasil 3 x 0 Colômbia
Brasil 3 x 2 Porto Rico
Brasil 2 x 3 Cuba
Brasil 3 x 1 Peru
Brasil 3 x 0 Argentina
Brasil 3 x 2 Estados Unidos
Brasil 3 x 0 Porto Rico (semifinal)
Brasil 3 x 2 Porto Rico (semifinal)
Brasil 2 x 3 Argentina (final – prata)
Brasil 0 x 3 Estados Unidos (final – prata)

Das quadras para as areias, o vôlei também foi bem representado. Algumas duplas preferiram seguir no Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Então a responsabilidade de representar as cores do Brasil ficou para as duplas formadas por Lili e Carol e Álvaro e Vitor.

A dupla feminina ficou com a medalha de bronze ao serem derrotada pela seleção argentina na semifinal e vencer da equipe canadense, dona da casa. Invictos, a dupla masculina chegou para disputar a medalha de ouro com a seleção mexicana, mas saiu derrotada por 2 a 1 e ficou com a prata. Agora, todas as duplas brasileiras de vôlei de praia se preparam para continuar as etapas do Circuito Mundial, inclusive no Rio de Janeiro, em setembro que servirá como evento-teste para os Jogos Olímpicos.

Segue abaixo campanha do vôlei de praia brasileiro no Pan de Toronto.

Feminino
Masculino
Brasil 2 x 0 Nicarágua
Brasil 2 x 0 Aruba
Brasil 2 x 0 Chile
Brasil 2 x 1 Venezuela
Brasil 2 x 1 Costa Rica
Brasil 2 x 0 México
Brasil 2 x 1 Uruguai
Brasil 2 x 0 Uruguai
Brasil 1 x 2 Argentina (semifinal)
Brasil 2 x 0 Cuba (semifinal)
Brasil 2 x 0 Canadá (bronze)
Brasil 1 x 2 México (prata)

Com carinho, Cássia Moura (@cassinha_moura)

Postar um comentário

0 Comentários