Faça Parte

Fora de casa, São Paulo bate o Figueirense e dorme na 3º colocação

Especial em homenagem ao gol de número 130 do MITO! (saopaulofc.net)

O São Paulo foi a campo nesta quarta-feira após uma série de dois jogos sem vitória. A equipe comandada por Juan Carlos Osório treinou intensamente durante a semana e iniciou o “projeto G4”, visando à vitória nos dois últimos jogos do primeiro turno para não se distanciar dos líderes.

O time não contaria com Michel Bastos (poupado) e Rodrigo Caio (tendinite). Mesmo assim, o técnico Colombiano não teve dificuldades para armar a equipe, já que contava com a volta de Wesley e Alexandre Pato. Uma outra novidade seria a primeira partida como titular de Breno após um período de turbulência na Europa.

Já o Figueirense precisaria quebrar um tabu gigante para derrotar os visitantes. A equipe Catarinense não vence o São Paulo há 10 anos, sendo a última vitória  em 2005 em um 3x1 no Orlando Scarpelli.

PARTIDA:

O jogo começou atrasado alguns minutos, isso por que o quadro de arbitragem aproveitou o momento para se manifestar em pedido de um ajuste salarial. Ainda nesta semana haverá uma reunião entre o conselho de árbitros para decidirem se vão parar ou não. A CBF não se pronunciou ainda.

O primeiro lance de perigo do jogo veio dos visitantes. Em ótima jogada de Thiago Mendes, o volante passou para Luís Fabiano que, de primeira, bateu por cima do goleiro catarinense. A partida se manteve com grandes disputas de bola no meio campo e a todo tempo os laterais de ambos os times eram acionados.

Aos 13 minutos, após uma troca de passe espetacular de todo o time São Paulino, Alexandre Pato cortou para a direita e bateu firme de fora da área no canto esquerdo do goleiro Alex Muralha, abrindo o placar da partida. Foi o nono gol do atacante no campeonato Brasileiro. Diferente do que se esperava, o São Paulo continuou buscando o jogo e nas jogadas de escanteio ia se encontrando e caminhando para o segundo gol.

Alexandre Pato comemorando seu gol com o elenco.
(globoesporte.com)
Nos 25 minutos, em mais um tiro de canto, a bola sobrou para o zagueiro Breno, que chutou ao gol e viu a bola resvalar na mão do defensor do Figueirense. O arbitro marcou o pênalti e Rogério Ceni, firme e seguro no canto esquerdo, ampliou o placar. O goleiro artilheiro chegou ao gol de número 130 na carreira.

O jogo começou a ficar morno e o Figueirense não agredia; tudo que o São Paulo queria para administrar o resto da partida. Com o final da primeira etapa, o Tricolor Paulista ia assumindo a terceira colocação, lembrando que times que brigam pelo G4 ainda jogarão amanha.
Na volta para o segundo tempo o Figueirense adotou um estilo de jogo sujo e começou a apelar para agressividade, tentando tirar do sério a equipe São Paulina. Os jogadores Tricolores desgastavam a bola tocando de lado e buscando os meias.

Aos 13 minutos, Rafael Bastos teve uma excelente oportunidade, bateu em cheio no meio do gol para uma belíssima defesa de Rogério Ceni. O técnico Osório apostou em algumas mudanças para segurar o resultado e, com a entrada de Hudson no lugar de Wesley, manteve um sistema defensivo seguro.

Com o jogo movimentado e o Figueirense ameaçando, as jogadas duras tornaram-se comuns em ambos os lados. Aos 32 minutos o zagueiro Luiz Eduardo exagerou no carrinho e acertou em cheio Rafael Bastos. O recém contratado zagueiro foi expulso imediatamente.
Com a vitória, o São Paulo chegou aos 31 pontos. A próxima partida é contra o Goiás no sábado (15/08/15) no Estádio do Morumbi.  

OPINIÃO:

O São Paulo finalmente venceu e voltou a brigar pelo G4 após duas partidas sem vitória. A equipe jogou muito bem, não muito diferente das últimas partidas. Contra o Corinthians nos faltou um juiz competente e contra o Atlético faltou precisão.

Osório mais uma vez apostou em um esquema aberto e contando com o eficiente Alexandre Pato, que não decepcionou e marcou mais uma vez. O atacante vem provando que, mesmo em meio às polêmicas que vai passando seja do lado financeiro ou contratual, anda focado e isso também é uma virtude implantada por Osório, que pediu objetividade e “cabeça focada” aos jogadores.

Muitos torcedores criticaram a ausência do meia-atacante Centurion na partida de hoje. Eu sou contra a essa crítica. Na última partida o argentino errou muitas vezes em lances bobos. É preciso ser justo com todos os atletas e ele não vem merecendo essa titularidade.

Foi especulado durante a semana a contratação do meio campista chileno Valdívia, ex Palmeiras. Sou contra a contratação, pois o jogador é famoso por pipocar e não ser bom de ambiente. Não viria para somar. Já contamos com problemas similares com atletas como Paulo Henrique Ganso e Luís Fabiano, sem falar que é a hora de conter os gastos. Valdívia não viria para receber menos que 300 mil, acredito. Não é necessário sua vinda, que faça uma boa passagem em Dubai ou onde quer que seja.

FICHA TÉCNICA:

Local: Orlando Scarpelli, Santa Catarina.
Publico: 10.301 torcedores.
Renda: R$ 230.980,00.
Arbitragem: Anderson Daronco (RS), Marcelo Bertanha Barison/RS e José Javal Silveira/RS.
Cartões Amarelos: Wesley, Luís Fabiano, Breno, Hudson (São Paulo); Marquinhos, Clayton, Bruno Alves (Figueirense).

FIGUEIRENSE:
Alex Muralha, L. Silva, Marquinhos (Bruno Alves), T. Heleno, M. Pedroso (Sueliton), P. Roberto, Fabinho (Carlos Alberto), João Vitor e Rafa Bastos, Marcão e Clayton. Técnico; Angel Fucks.

SÃO PAULO:
Ceni; Thiago Mendes, Toloi, Lucão e Carlinhos; Breno (Bruno), Wesley (Hudson), Auro, Ganso, Luís Fabiano (Carlinhos) e Alexandre Pato. Técnico; Juan Carlos Osório.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Se continuar jogando assim tem ótimas chances!
    Belo texto como sempre,muito completo,parabéns!

    ResponderExcluir