Faça Parte

Graças aos Santos Jorges, urubu tem indigestão

                Nesta quarta-feira (19 de agosto), o Vasco da Gama voltou a ganhar depois de um longo jejum. O atacante Jorge Henrique marcou o único gol do time da Colina aos 12 minutos do segundo tempo, contra seu maior rival, o Flamengo. As equipes se enfrentaram no Maracanã pelo primeiro jogo válido das oitavas de final da Copa do Brasil e se encontrarão novamente na próxima quarta-feira (26 de agosto), às 22 horas (horário de Brasília) no mesmo estádio para decidir quem avança na competição.

            A primeira etapa do jogo apresentou muitas faltas e distribuição de cartões amarelos. No primeiro minuto, o meia Julio dos Santos fez falta no lateral esquerdo rubro negro Jorge e o mostrou como se entra armado em uma batalha, assim o cruzmaltino recebeu o primeiro amarelo do confronto. Aquele time vascaíno perdido em campo, sem passes certos deu espaço a uma equipe formada pelos mesmos jogadores, porém com mais tranquilidade para formular as jogadas e comandada pelo novo treinador, o ex-jogador Jorginho, que estreava no comando. Logo aos nove minutos, o Vasco teve boa chance com o lateral direito Madson que teve um veloz avanço para área adversária, mas caiu e perdeu a bola. O jogo já estava muito quente, com bate-boca e faltas duras.

            O Flamengo teve sua melhor oportunidade de marcar aos 15 minutos, quando o atacante Guerrero recebeu dentro da área de frente para o goleiro. Mas, essa foi a hora da muralha cruzmaltina, Martín Silva se erguer e  fazer bela defesa com o pé direito, lance que os rubro negros lamentaram muito. O Vasco também teve um lance para lamentar, depois de uma bola recuperada na linha de fundo, o meio campista Nenê recebeu um cruzamento, sozinho e dentro da área, infelizmente, seu chute saiu fraco e facilitou a defesa do goleiro César com os dedos. Em seguida, outra chance desperdiçada pelo cruzmaltino, aos 19 minutos, o ala direito Madson cobra um lateral como se fosse um escanteio e jogador Julio dos Santos, domina de peito, bem próximo ao gol, mas chutou mal pelo canto e a bola vai para fora.

            Foram quase dez minutos de pressão vascaína. Após cobrar escanteio que o volante do Vasco, Serginho colocou para fora, pelo mesmo lado que Julio dos Santos desperdiçou, o meio campo Nenê foi amarelado, em lance duvidoso por falta no atacante flamenguista Emerson Sheik. E o final do primeiro tempo foi assim, o Vasco jogando melhor, com troca de passes e mais oportunidades no campo adversário. Na prorrogação, o meia Julio dos Santos perdeu mais um gol ao escorregar na área quando recebeu um cruzamento após tabela dos vascaínos Nenê e Christianno.

            A etapa final iniciou com as mesmas características do primeiro tempo, no entanto parecia apresentar um jogo mais lento. Trinta segundos depois da volta do intervalo, o flamenguista Marcio Araujo faz falta e recebeu o cartão amarelo. O zagueiro Rodrigo soltou uma bomba na cobrança da falta, esta bateu na barreira e sobrou para o atacante peruano Guerrero. O outro zagueiro vascaíno, Anderson Salles preferiu parar a jogada com falta, levando também um amarelo.

            O técnico da seleção brasileira, Dunga, acompanhava a partida junto de Gilmar Rinaldi no estádio do Maracanã. A presença ilustre de Dunga não intimidou os jogadores nem ao juiz Ricardo Marques Ribeiro de Minas Gerais. Um lance não apitado aos seis minutos, não apontou pênalti a favor dos vascaínos. O atacante Emerson Sheik puxou a camisa do zagueiro Anderson Salles dentro da área e o tirou da direção da bola que vinha cruzada. Da mesma forma que não apitou este pênalti, também não parou a jogada quando o atacante colombiano Riascos recebeu um pouco a frente da linha de impedimento. Sorte para os vascaínos. Depois de receber a bola, o vascaíno Riascos a coloca devagar para dentro da área rubro negra até esta encontrar os pés do atacante Jorge Henrique, que entre os dois zagueiros flamenguistas que falharam no lance, conseguiu chutar para o gol e marcar o único e vitorioso gol da partida.

Nenê e Jorge Henrique comemoram o gol da partida.
Crédito: Paulo Fernandes/Vasco.com.br
            Aos 24 minutos do segundo tempo de jogo, a equipe rubro-negra errou na saída de bola e o zagueiro Wallace não teve escolha ao fazer falta merecedora de cartão amarelo, seu segundo no jogo, logo, foi expulso e deixou seu time com dez jogadores em campo. Com o Flamengo perdendo e com menos um em campo, as faltas foram ficando duras, o atacante Sheik foi amarelado, mas Canteros que já havia recebido um amarelo foi poupado pelo juiz após fortíssima entrada no capitão vascaíno Guiñazu. Quase 35 mil pessoas assistiram o primeiro duelo das oitavas pela Copa do Brasil. Os vascaínos saíram vitoriosos e com a terceira estreia de treinador, este ano, contra a equipe flamenguista.

União do time ao final do jogo.
Crédito: Edgard Maciel de Sá
            O Vasco da Gama é o lanterna do Campeonato Brasileiro e não vencia há muito tempo, mas este ano é o rei dos cariocas. Foram jogados dez clássicos, e o bacalhau venceu seis, empatou e perdeu apenas um. Com essa campanha de vitórias sobre os adversários estaduais conseguiu igualar ao recorde do time histórico de 1947, conhecido como Expresso da Vitória, que também havia conquistado seis triunfos seguidos sobre Botafogo, Flamengo e Fluminense.  O time vascaíno deste ano não é nenhum expresso, muito menos colecionador de vitórias, mas esta marca, junto da vitória sobre o urubu na estreia do novo treinador consegue fazer um carinho nesta torcida tão apaixonada que se encontrava muito triste estes dias. Enfim, escolhemos acreditar, ponto!

Expresso da Vitória.
Crédito: site vascoreal

FICHA TÉCNICA
VASCO: Martín Silva, Madson, Rodrigo, Anderson Salles, Christianno, Guiñazu, Serginho, Julio dos Santos, Nenê (Jhon Cley), Jorge Henrique (Dagoberto) e Riascos (Thalles). Técnico: Jorginho.

FLAMENGO: César, Pará, Marcelo, Wallace, Jorge, Márcio Araújo, Canteros, Ederson (Jajá), Everton (Samir), Emerson Sheik e Guerrero. Técnico: Cristóvão Borges.

Gol: 12 minutos do segundo tempo - Jorge Henrique (Vasco)

Amarelo: Julio dos Santos, Riascos, Nenê, Anderson Salles, Rodrigo, Dagoberto, Martín Silva e Thalles (Vasco). Wallace, Marcio Araujo, Canteros e Emerson Sheik (Flamengo).

Vermelho: Wallace (Flamengo)


Com carinho, Cássia Moura (cassinha_moura)

Postar um comentário

0 Comentários