Faça Parte

Haja paciência, torcedor alvinegro!

Na tarde deste sábado (8), o Botafogo foi até o Recife encarar o Santa Cruz pela 17ª rodada da Série B diante de 44 mil torcedores. Pressionado e sem saber o que é vencer há 4 jogos, o Glorioso precisava de um triunfo para voltar a liderar a competição. Faltou combinar com o atacante Grafite, o dono da festa, que fazia seu retorno ao Santinha. De cabeça, o jogador fez o gol da vitória. Com o resultado, o Botafogo despencou para o 4º lugar na classificação, com 30 pontos. O próximo adversário do alvinegro é o ABC, terça, dia 11, no Nilton Santos, às 21h30.

O JOGO

O primeiro tempo foi equilibrado. O Botafogo, que entrou em campo com mudanças na escalação, promovidas por Ricardo Gomes, não fazia uma atuação péssima, embora não jogasse o fino da bola. As chances claras de gol foram poucas. 

A melhor chance do Botafogo na etapa inicial aconteceu aos 22 minutos, em um chute prensado do uruguaio Navarro. O goleiro Tiago Cardoso fez boa defesa, mandando a bola para a linha de fundo. Minutos depois, mais precisamente aos 26', Neilton teve ótima oportunidade. Ele invadiu a área do Santa mas o zagueiro Neris chegou a tempo para afastar o perigo. Navarro, na marca do pênalti, esperava o passe para conclusão. Mas foi o Santa Cruz, aos 37 minutos, que chegou perto de abrir o placar. Bileu recebeu a bola na área e bateu de primeira para excelente defesa de Jefferson. Foi uma defesa simplesmente espetacular.

As duas equipes retornaram para o segundo tempo com as mesmas escalações. O Santa Cruz veio melhor, com mais ímpeto. E foi coroado, aos 5 minutos, com o gol. Grafite, de cabeça, após cruzamento de João Paulo, mergulhou e mandou a bola para o fundo das redes. Detalhe: foi à primeira finalização do atacante no jogo. No lance, foi nítida a falha de cobertura do lateral Luis Ricardo. 

Jefferson cabisbaixo enquanto o Santa Cruz comemora o gol (Foto: Peu Ricardo) 

Ricardo Gomes notou que o Santa Cruz era melhor na partida e fez logo sua primeira alteração no time do Botafogo. Aos 11 minutos, Sassá entrou no lugar de Neilton. A mudança não surtiu efeito. O Santa Cruz não diminuiu o ritmo, embora o Glorioso tentasse controlar a posse de bola. O problema era na armação das jogadas. Navarro não via a cor da bola. Aos 23', Ricardo Gomes fez outra substituição: Octávio, antes tarde do que nunca, saiu para a entrada de Lulinha. Aos 31', Daniel Carvalho entrou na partida no lugar do estreante Serginho. As alterações, a meu ver, equivocadas, claro, não adiantaram.

Porém, aos 37 minutos, instantes após ter entrado em campo, o meia Daniel Carvalho cobrou escanteio e a bola sobrou para Navarro, que cabeceou para fora. O goleiro Tiago Cardoso saiu mal no lance. O Botafogo teve grande chance de empatar a partida. Já nos acréscimos, Sassá tentou de bicicleta igualar o placar. Logo depois, o árbitro encerrou o jogo, aos 49'.

Contra o ABC, agora, mais do que nunca, a vitória é obrigação.

OBSERVAÇÕES

Quatro jogos sem vitória, 3 sem marcar gol. O aproveitamento do Botafogo caiu de forma assustadora. O antes melhor ataque da competição hoje mal leva perigo ao adversário.

Diego Jardel, após o jogo, disse: "Não foi coisa de outro mundo (a derrota)". Já o lateral Carleto, pediu paciência ao já sofrido torcedor alvinegro. E ainda tem o Willian Arão, que não gosta de cobranças. "Eu não sei o que acontece. Fomos líderes do Carioca e somos da Série B. Às vezes, a gente vence o jogo por 5 a 0 e sai criticado. É um alto nível de exigência", declarou o volante em entrevista recente, antes de o time perder a liderança.  É assim que pensam os jogadores de um grande clube como o Botafogo, que, no momento, está na Série B.

Octávio, desde que voltou da Itália, virou titular absoluto no Botafogo. Como explicar? Acompanhado de Diego Jardel na armação das jogadas, era óbvio que o time não ia voltar a ganhar, né?

Estar no G4 da Série B mesmo sem conseguir vencer é um lucro. 

A diretoria percebeu que pagar para ver o atual Botafogo em campo é um absurdo, e, por isso, vai distribuir ingressos para os torcedores que acompanharem a equipe Sub20 na final da Taça Rio. Além disso, fez promoção para o jogo de terça com ingressos no valor de 5 reais.

FICHA DO JOGO

Santa Cruz 1
Tiago Cardoso, Vítor (Moradei), Neris, Danny Morais, Marlon (Lúcio); Wellington, Bileu, Lelê, João Paulo; Anderson Aquino, Grafite (Luisinho). Técnico: Marcelo Martelotte.

Botafogo 0
Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Thiago Carleto; Willian Arão, Serginho (Daniel Carvalho), Octávio (Lulinha), Diego Jardel; Neilton (Sassá), Álvaro Navarro. Técnico: Ricardo Gomes.

Estádio: Arruda (PE).
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP).
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP).
Cartões amarelos: Anderson Aquino, Danny Morais e Luisinho (Santa Cruz); Serginho e Lulinha (Botafogo).
Gol: Grafite ( 5' do 2º T).
Público: 44.485.
Renda: R$ 1.008.815,00. 

Acompanhem-me no Twitter: @biel_dluca

Postar um comentário

0 Comentários