Faça Parte

Irreconhecível, Chelsea começa a temporada 15/16 com problemas

(Foto: Divulgação/Chelsea)
O começo da temporada 2015/16 para o Chelsea está sendo no mínimo caótico. Desde a pré-temporada, o time vem tendo atuações muito ruins e ainda não conseguiu encontrar a forma ideal. Não é exagero dizer que o atual campeão inglês está irreconhecível e, se não se reforçar, pode ficar para trás na disputa não só da Premier League, mas da vaga da UEFA Champions League.

É costume dizer que pré-temporada não é parâmetro para nada, que os torneios servem apenas para que o treinador possa testar formações e a equipe pegue ritmo. Pode até ser verdade, mas o que o início das atividades para esse novo ano mostrou a grande necessidade de reforços do Chelsea. A equipe londrina praticamente manteve o elenco, enquanto quase todos os seus adversários diretos realizaram contratações de peso.

Foram duas vitórias nos pênaltis sobre Paris Saint-Germain e Barcelona e duas derrotas contra NY Red Bulls e Fiorentina. Não é justo desprezar os jogadores que indiscutivelmente foram campeões, mas desde a segunda metade do campeonato 14/15 era possível apontar as maiores deficiências dos azuis de Londres.

A primeira derrota oficial veio na Community Shield, a Supercopa da Inglaterra disputada entre os campeões da Premier League e da FA Cup, contra o Arsenal, rival da cidade. José Mourinho tentou abafar dizendo que fazia parte da preparação, mas a falta de evolução preocupava.


Ao início da liga mais disputada do mundo, a expectativa era que os Blues mostrassem que todo o receio era em vão e que sim, tinham qualidade para vencer bem novamente. Não foi o que aconteceu. Na primeira partida contra o Swansea, o empate por 2-2 dentro de casa veio com gosto de derrota. A defesa que tomou apenas 55 gols na última temporada (contando com os amistosos), se mostrou insegura e com uma queda brusca de rendimento.

Logo na segunda rodada o Chelsea já pegou o Manchester City e foi completamente dominado pelos adversários. Por mais que o placar de 3-0 não reflita o que foi a partida, a titularidade de alguns atletas já começou a ser questionada e a falta de opções no banco mais ainda.

Ivanovic, que conseguiu ser regular no último ano, está totalmente perdido e falhou praticamente em todos os lances, Cahill erra bobeiras e já começa a não ter mais motivos para permanecer no onze inicial. Os reservas Ramires e Mikel já não ajudam em nada. O primeiro ainda é muito usado por Mourinho, mas não acrescenta mais. O segundo já gera reclamações só por ser relacionado.

José Mourinho também vem sendo criticado. Apesar de estar realmente pecando nas escolhas táticas, nas declarações e nas confusões fora de campo – como a que envolveu a doutora Eva Carneiro –, o português era considerado o melhor treinador da Premier League da última temporada. Sem essa de culpar sempre o treinador e já exigir que ele seja demitido por qualquer coisa.

Reforços são extremamente necessários e os principais jogadores do time também precisam voltar a render como no final de 2014, o melhor momento do grupo. Hazard, Fàbregas, Diego Costa, John Terry e Willian tem potencial e devem chamar mais a responsabilidade.

Keep the Blue flag flying high! 
Luiza Sá (@luizasaribeiro)

Postar um comentário

0 Comentários