Faça Parte

#PORTUGUESA 95 ANOS - Obrigado por existir!


Dia 14 de agosto de 1920 foi um dia marcado pela uniĂ£o de 5 clubes de futebol da vĂ¡rzea paulistana, todos de origem portuguesa, que se uniram e visaram coisas grandes e um futuro glorioso. Foi assim que nasceu naquele dia a ASSOCIAĂ‡ĂƒO PORTUGUESA DE DESPORTOS.

A Portuguesa Ă© muito mais do que muitos dizem e nĂ£o Ă© nada disso do que muitos pensam. Complexo nĂ©? Eu explico. É difĂ­cil torcer pra Portuguesa. Muita vezes vocĂª Ă© o Ăºnico da sua sala de aula, da sua turma, do seu prĂ©dio, de dentro da sua escola que torce pro clube. Entretanto, vocĂª que Ă© o torcedor da Lusa, tem uma paixĂ£o pelo seu time fora do comum, nĂ£o somos uma torcida gigantesca, enorme, uma multidĂ£o de lusitanos por SĂ£o Paulo e pelo Brasil, mas a paixĂ£o e o fanatismo do torcedor rubro-verde vai alĂ©m da quantidade.


Nos acostumamos a ter sempre pĂºblicos regulares em nossos jogos, mas somos uma famĂ­lia, nos conhecemos. Quando aparece um novato, acolhemos, e isso que transforma a torcida da Lusa numa grande famĂ­lia e te convida, como faz o hino. NĂ£o podemos negar que, como toda torcida, a da Portuguesa tambĂ©m tem os chatos, aqueles que quando "tudo tĂ¡ bom, poderia estar melhor" e "quando nada tĂ¡ bom, ninguĂ©m presta", mas isso faz parte da rotina de todo clube.

A Portuguesa Ă© um clube que, alĂ©m de abraçar o torcedor portuguĂªs ou de origem portuguesa, abraça todos os torcedores. Na nossa torcida existe gente de todas as cores, religiões e etnias.

AlĂ©m disso, a Lusa faz parte da histĂ³ria do futebol brasileiro, a Lusa Ă© um celeiro de craques do passado que a honraram com seu manto. Pinga, Djalma Santos, FĂ©lix, Julinho Botelho, Ivair, BasĂ­lio, EnĂ©as, Dener, Leivinha, Marinho Peres, CapitĂ£o, Alex Alves, ZĂ© Roberto, Rodrigo Fabri, entre outros...


A Portuguesa pra nĂ³s, que somos sua torcida apaixonada, nunca serĂ¡ um time vendido. Pra mim e para muitos, a Lusa deu muito, deu amigos, deu sorrisos, deu choro, aliviou a raiva, nos fez passar mais raiva. PorĂ©m, o amor que nutrimos pelo time que amamos, e isso qualquer torcedor de qualquer time que ler esse texto vai ter que concordar, Ă© inexplicĂ¡vel. Sofremos, choramos por ele e o amor sĂ³ aumenta. Quanto mais eu vejo a Portuguesa mal, mais eu me prontifico a estar lĂ¡ apoiando-a.


E AGORA UM RECADO AOS LUSITANOS, DIRIGENTES E JOGADORES
 
Como em sua fundaĂ§Ă£o e mais do que nunca, o clube precisa de UNIĂƒO, uniĂ£o para seguir adiante, galgar vĂ´os jĂ¡ conhecidos e voltar ao lugar que realmente merece. Pela primeira vez em sua histĂ³ria de 95 anos, a Portuguesa estĂ¡ na terceira divisĂ£o do futebol nacional (espero que esta seja a Ăºnica). Os dirigentes e jogadores estĂ£o fazendo sua parte, dando seu melhor dentro de suas limitações, que sĂ£o muitas dentro do atual cenĂ¡rio do clube. AlĂ©m de uniĂ£o, o clube precisa de unidade, torcida, jogadores, dirigente, comissĂ£o tĂ©cnica precisam ser um sĂ³, cobrar nos momentos oportunos e apoiar. Jogadores, joguem por nĂ³s, joguem pelo futuro da Portuguesa, para que eu e outros lusitanos possamos comemorar os outros aniversĂ¡rios da Lusa na SĂ©rie B, A, etc. E dirigentes, pĂ©s no chĂ£o e seriedade, sĂ³ isso que peço.

ENCERRO DECLARANDO O MEU AMOR POR TI PORTUGUESA. Obrigado por existir, obrigado por todas as alegrias, amigos, bons momentos que vocĂª me proporcionou. Vamos voltar, todos juntos! #SOMOSTODOSLUSA

por Rodrigo Ferreira, um lusitano apaixonado e fanĂ¡tico
Twitter: @eurodriferreira

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios