Faça Parte

Se o Palmeiras é religião esse aqui é o Santo, Parabéns São Marcos!

Ídolo da Sociedade Esportiva Palmeiras, goleiro do Pentacampeonato em 2002, Marcos Roberto Silveira Reis o "SÃO MARCOS" Completou 42 Anos no último dia quatro de agosto (04/08) com uma bela história no mundo do futebol que pode ser transformada em uma lenda do esporte.

São Marcos um dos ídolos da Sociedade Esportiva Palmeiras


“São Marcos”, qualquer palestrino que escute esse nome a primeira coisa que vem em sua mente: Mais que um jogador, um ídolo. Não só seu como de 16 milhões de amantes do verde e branco da Barra Funda, assim como o nosso Santo também é. Marcos e sua brilhante caminhada começou no modesto Lençoense do Interior de São Paulo e ainda jovem após boa caminhada foi contratado pelo Palmeiras, um esquadrão da época Parmalat, mas antes disso obteve uma passagem relâmpago pelo maior rival da equipe cuja fez uma belíssima história, São Marcos chegou a treinar na equipe de base do Sport Club Corinthians Paulista, mas sem jogar a Copa São Paulo de Futebol Junior voltou à equipe de seus direitos.

Marcos no começo da carreira.

Aos 18 anos fez seu primeiro jogo vestindo as cores Verde e Branco em domínios palestrinos, naquele jogo São Marcos defendeu um pênalti e o Palmeiras goleou o Esportiva Guaratinguetá pelo placar de 4x0, começando ali uma trajetória que vocês sabem onde chegou. Marcos continuou como terceiro goleiro e só voltou a atuar em 1996 quando se tornou reserva imediato de nada mais, nada menos que Velloso, outro ídolo da equipe.

Marcos e Velloso em Treino pelo Palmeiras

Em 1999 Marcos começou a se consagrar, após lesão do Velloso na Copa Libertadores daquele ano São Marcos como substituto imediato da equipe se firmou como arqueiro, com defesas milagrosas, fez história. Com receio de muitos que achavam que ocorreria uma catástrofe no campeonato que pertenceu ao Palmeiras, era gigantesco, mas assim também era São Marcos que fechava o gol a cada ataque dos adversários e conseguiu segurar o poderoso River Plate na Argentina e que viu Zapatta correr para bola e mandar para fora na final no Palestra Itália.

Marcos após Zapatta Errar o Pênalti e o Palmeiras se Sagrar Campeão em 1999.

Em 2000, novamente na Copa Libertadores após um erro no mundial de Clubes do outro ano que ele mesmo brinca até hoje, Marcos queria se desculpar e fez isso, em uma Semifinal de Libertadores um Clássico como Palmeiras x Corinthians com o Morumbi entupido, dividido meio a meio, naquela quarta-feira após uma verdadeira batalha nos 90 minutos e 9 pênaltis batidos, Marcelinho Carioca o maior jogador da equipe do Parque São Jorge vai para a bola e... Marcos fez seu nome na história da Sociedade Esportiva Palmeiras.

A Defesa que nenhum Palestrino Esquece, "Partiu Marcelinho, Maaaarcos!!"

Em 2002 defendeu a Seleção Canarinho na Copa do Mundo com uma atuação de encher os olhos foi um dos jogadores principais do elenco de Felipão e Cia, com uma defesa com as pontas da luva na final enquanto o jogo estava 0x0 contra a Poderosa Seleção Alemã, Marcos mudou a história do jogo. Em entrevista o próprio Santo disse que se não fosse aquela defesa o jogo seria totalmente outro.

Defesa mais importante em sua passagem pela seleção na final do Mundial de 2002

Após a conquista da Copa do Mundo o Palmeiras foi rebaixado para Série B do Campeonato Brasileiro e ali vemos realmente vemos homem de caráter, recusou uma proposta milionária do Arsenal da Inglaterra para voltar com o Palmeiras para onde era o seu lugar como fez naquele ano.

O Famoso café de São Marcos em um jogo pela Copa Libertadores de 2000.

Lesões foram prejudicando a carreira do Campeão Marcos, mas em 2008 o Arqueiro do Verde e Branco de Palestra Itália deu a volta por cima onde conseguiu o Campeonato Paulista sobre os comandos de Luxemburgo. No mesmo ano o Santo completou 400 Jogos com a Camisa 12 do Palmeiras e em 2009 após uma milagrosa partida, Marcos carimbou a vaga do Palmeiras até as Quartas-de-Final da taça Libertadores contra o Sport de Recife em plena Ilha do Retiro.

Marcos após defender o Pênalti decisivo na Copa Libertadores de 2009 contra o Sport.

Em 18 de Setembro de 2011 Marcos se despediu oficialmente dos gramados em um jogo contra o Avaí que terminou empatado em 1x1, no dia 11/12/12 exatamente as 0h terminou-se o jogo de despedida entre Palmeiras 99 x Seleção Brasileira de 2002 e suas palavras para o Pacaembu lotado de Palmeirenses foram, "Não se esqueçam de mim, pois jamais esquecerei de vocês''. Pode deixar São Marcos, você é o nosso Santo, mesmo que o Palestra se cale, a camisa desbote, a bola não entre e o grito de gol não saía saberemos que estará com nós e que o Palmeiras é o Palmeiras, existem goleiros que fazem gol de falta e existem goleiros que fazem falta no gol... Sagradas seja vossas Mãos. Obrigado por tudo São Marcos e parabéns pelo seu dia.

Marcos reverenciando a Torcida Palmeirense em seu jogo de despedida 
Títulos pelo Palmeiras 
  • ·         Copa Euro-América: 1996
  • ·         Taça Governador de Goiás: 1997
  • ·         Torneio Maria Quitéria: 1997
  • ·         Troféu Naranja: 1997
  • ·         Troféu Gustavo Lacerda Beltrame: 2010
  • ·         Copa Libertadores da América: 1999
  • ·         Copa Mercosul: 1998
  • ·         Campeonato Brasileiro: 1993 e 1994
  • ·         Campeonato Brasileiro - Série B: 2003
  • ·         Copa do Brasil: 1998
  • ·         Copa dos Campeões: 2000 Torneio Rio-São Paulo: 1993 e 2000
  • ·         Campeonato Paulista: 1993, 1994, 1996 e 2008

Títulos pela Seleção Brasileira
  • ·         Copa América: 1999
  • ·         Copa do Mundo: 2002
  • ·         Copa das Confederações: 2005

Após o fim da carreira, sua camisa 12 foi aposentada.

Postar um comentário

0 Comentários