Faça Parte

A Arena não tem alma?




Foto: Diego Vara/Agencia RBS
O Grêmio sempre foi conhecido nacionalmente, até mundialmente, pela sua torcida.  Torcida esta que sempre empurrou o time. Que tornava o Olímpico um caldeirão. Não deixando de apoiar o time sequer um minuto. Também pela avalanche, trapos, instrumentos e tantas canções.



O Velho Casarão já é passado. Evidentemente, o Monumental estará sempre em nossas lembranças e é inevitável fazer comparações. A mudança abrupta de casa, fez com que os primeiros momentos da Arena fossem, de fato, complicados. O torcedor via, inicialmente, a nova casa com certo preconceito. Como sendo uma construção moderna, até mesmo elitizada, que deixava de lado a essência da torcida gremista. A proibição da avalanche, e por muito tempo de trapos e instrumentos, fez com que se propagasse o mito de que a Arena, até hoje, não tem alma.

Geral no jogo de hoje
Entretanto, dois anos e meio após a inauguração, os números provam que a Arena tem sido fator fundamental na grande campanha tricolor no Campeonato Brasileiro. Até o momento, o Grêmio é a única equipe do Brasileirão que ainda não perdeu em casa. Foram disputados 12 partidas, sendo 9 vitórias e 3 empates, somando 30 pontos. Além disso, a equipe sofreu apenas 8 gols, contra 23 marcados. Um aproveitamento total de 83,3%, menor, somente, que o aproveitamento do líder Corinthians (91%). O clube paulista, porém, já sofreu uma derrota em seus domínios.

Hoje (06/09), diante do Goiás, a torcida foi de suma importância. Mesmo após o pênalti perdido por Douglas e, depois, o gol sofrido, os gremistas não deixavam de entoar seus cânticos, o que fomentou a virada. O Grêmio, que dominou as ações durante todo o jogo, com gols de Douglas, que se redimiu, e de Everton, mostrou poder de reação e deu motivos para a torcida, que deu show nas arquibancadas, continuar acreditando.


Foto: Diego Vara/Agencia RBS


Dentro de campo, o destaque foi o jovem Everton que, com o time repleto de desfalques, recebeu uma chance de começar jogando. O jogador de 19 anos se movimentou extremamente bem, dando assistência para o gol de Douglas e, é claro, deixando o seu. Além dele, Pedro Geromel e Bobô fizeram uma partida excepcional.

A união da torcida e do clube em prol unicamente do Tricolor vem dando resultado. Os gremistas abraçaram a Arena e, cada vez mais, comparecem em peso para prestigiar e estimular o time. No jogo de hoje, 29 mil torcedores estiveram presentes. Nos três jogos anteriores, disputados em casa, contra Coritiba, Joinville e Internacional, foram, respectivamente, 46 mil, 33 mil e, novamente, 46 mil gremistas cantando em uníssono. A Arena joga junto. E, para tornar a situação ainda melhor, o presidente Romildo Bolzan Jr. afirma que até o final do ano, o Grêmio deverá assumir a gestão da Arena, que hoje ainda não é do clube, o que alavancará as receitas do Tricolor.

O próximo jogo do Grêmio será contra o Corinthians, longe casa, na quarta-feira, às 22h. Jogo dificílimo e importante para as pretensões do time. Dessa vez a equipe não contará com um estádio lotado a seu favor, muito pelo contrário: terá que enfrentar a pressão dos alvinegros. Mas quem sabe? 

Janaína Wille | @janainawille

Postar um comentário

0 Comentários