Faça Parte

Avante, Brasil! Próxima missão: Rio 2016

           O esporte também celebra a paz. O Conselho Nacional do Desporto Militar decidiu há 20 anos organizar na cidade de Roma os primeiros Jogos Mundiais Militares de Verão com o intuito de celebrar os 50 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Este ano, a sexta edição dos Jogos aconteceu na cidade de Mungyeong, na Coreia do Sul, no período de 2 a 11 de outubro.
Fonte: globoesporte.com
            A equipe militar brasileira teve a sua maior delegação dos Jogos e ficou no segundo lugar geral com 84 medalhas, sendo 34 de ouro, 26 de prata e 24 de bronze. O conjunto do Brasil ficou atrás da seleção russa que somou 135 medalhas e a frente dos chineses, porque conseguiu conquistar duas medalhas de ouro a mais do que eles. Algo bastante singular do quadro geral dos Jogos Militares é encontrar a equipe representante dos Estados Unidos na 23º posição, mas isto tem uma explicação, o país não tem uma cultura de aliar a competição de esportes as forças armadas.

            Enquanto, o Brasil tem adotado um incentivo que está trazendo muito resultado para as competições esportivas. Desde 2008 existe o Programa de Atletas de Alto Rendimento que conecta esporte olímpico e forças armadas, disponibilizando ao atleta um apoio financeiro e técnico. Nos Jogos Militares de 2011, na cidade do Rio de Janeiro os primeiros resultados foram apresentados, conquistamos um total de 114 medalhas e a primeira colocação geral da competição. Este ano, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o Programa ganhou maior visibilidade, devido aos atletas que prestavam continência ao receber medalhas.

            A esperança de sucesso no Rio 2016 também está implantada no resultado do Programa de Atletas de Alto Rendimento, pois quase 90% do pódio de Mungyeong estará presente ano que vem na cidade Olímpica. De acordo com o Brigadeiro chefe da delegação brasileira e diretor do Departamento de Desporto Militar no Ministério da Defesa, Carlos Augusto Amaral, a meta para o próximo ano é completar a equipe olímpica com cem militares e conquistar dez medalhas. Dos mais de cem países e quase sete mil atletas participantes, fomos destaques na natação com 28 medalhas ganhas, no judô conseguimos cinco douradas em um total de onze vitórias, no vôlei tivemos ouro no masculino e no feminino e no futebol, o primeiro lugar do pódio ficou apenas para as mulheres.

Equipe brasileira
Fonte: Agência Brasil/Ministério da Defesa
            Dos mais de 280 brasileiros participantes, pode-se destacar nesses jogos Mundiais Militares de Verão, a já conhecida nadadora Etiene Medeiros, a Sargento da Marinha conseguiu quatro medalhas de ouro e duas de prata. Apresenta-se o esgrimista Renzo Agresta que participou de seu primeiro campeonato mundial e conquistou uma medalha de ouro no sabre. A estreia da competição de golfe contou com o prestígio da dupla brasileira Lucas e Luciana que alcançou o primeiro lugar do pódio. Além, das disputas dos esportes militares que renderam 3 ouros em um total de onze medalhas conquistas.

            O esporte também celebra a união. Nesta sexta edição dos Jogos Mundiais Militares, pela primeira vez aconteceu a disputa dos Jogos Paramilitares. O Brasil teve quatro representantes e a vitória de uma segunda colocação no arremesso de peso com André Rocha. Assim, continua o planejamento de crescimento do desporto militar brasileiro e mundial para os próximos Jogos em 2019 na cidade de Wuhan, China.      

Com carinho, Cássia Moura (@cassinha_moura)

Postar um comentário

0 Comentários