Faça Parte

Sonhando sobre as rodinhas

         O Campeonato Mundial de PatinaĂ§Ă£o ArtĂ­stica de 2015 aconteceu em Cali, cidade da ColĂ´mbia, durante o perĂ­odo de 14 a 27 de setembro. A participaĂ§Ă£o da seleĂ§Ă£o brasileira rendeu duas medalhas de bronze e elogios por parte de seus concorrentes. Terminar a competiĂ§Ă£o entre os dez melhores paĂ­ses do mundo trarĂ¡ grande visibilidade ao esporte no Brasil.
SeleĂ§Ă£o Brasileira de PatinaĂ§Ă£o ArtĂ­stica
        O Mundial de Cali contou com a participaĂ§Ă£o de 26 paĂ­ses, quase 1500 patinadores das sete modalidades disputadas. E a hegemonia italiana rendeu por mais um ano, ao terminar em primeiro lugar com um total de 35 medalhas conquistadas, na frente das seleções argentina (nove medalhas) e portuguesa (cinco medalhas). Enquanto a equipe brasileira, muito bem representada, conseguiu ficar em nono lugar do quadro geral.

         Destaques da competiĂ§Ă£o, Gustavo Casado, que na prova livre sĂªnior ocupou o terceira posiĂ§Ă£o do pĂ³dio, e o mini grupo de show de Santos, que conquistou a medalha de bronze com a apresentaĂ§Ă£o “Arabian Nights”, dividiram a atenĂ§Ă£o do povo brasileiro com as patinadoras Talitha Hass e Ana Beatriz Toledo.

         Com a experiĂªncia recente da medalha de prata no Pan-Americano de Toronto deste ano, a atleta Talitha Hass conseguiu terminar em quinto lugar na prova livre sĂªnior feminina.  A jovem Talitha tem uma bela histĂ³ria dentro do esporte, jĂ¡ que em 2009 conseguiu a primeira medalha individual feminina em mundiais e este ano se despede com a melhor posiĂ§Ă£o da categoria para se dedicar aos estudos. JĂ¡ no solo dance junior, uma jovem brasileira distribuiu sorrisos na quadra do Coliseo Alcides Nieto Patiño.


          Confira no vĂ­deo o final da apresentaĂ§Ă£o da prova de dança livre da brasileira Ana Beatriz Toledo.


       A patinadora Ana Beatriz Toledo intensificou os treinamentos durante este ano para tentar uma melhor colocaĂ§Ă£o no Campeonato Mundial. Passou temporadas em Portugal na busca das melhores locações e para adquirir experiĂªncias com campeões europeus. Sua treinadora, Fernanda Ferreira, que acompanha a atleta brasileira aponta as aprendizagens e experiĂªncia deste planejamento:

      - A estadia da atleta em Portugal durante alguns meses deste ano foi de muita importĂ¢ncia para seu desenvolvimento. AlĂ©m de ter sido treinada por um tĂ©cnico que foi bicampeĂ£o mundial enquanto atleta, Ana Beatriz teve a oportunidade de acompanhar alguns treinos da seleĂ§Ă£o portuguesa, que conquistou muitas medalhas neste campeonato.

Patinadora brasileira Ana Beatriz Toledo
(arquivo pessoal)
Como todo esforço um dia alcança uma recompensa, depois do nono lugar no Mundial do ano passado, ela ganhou o Campeonato Sul-Americano de 2015 no Paraguai. Em Cali, nossa patinadora conquistou o quarto lugar mais aplaudido de todos, ficando atrĂ¡s das duas italianas, que terminaram em primeiro e terceiro lugar, alĂ©m da portuguesa, considerada o destaque da competiĂ§Ă£o que ficou em segundo no pĂ³dio. A patinadora Ana Beatriz exaltou a participaĂ§Ă£o brasileira neste Mundial:

          - Sem dĂºvidas essas colocações sĂ£o bem importantes para o Brasil, jĂ¡ que alguns anos atrĂ¡s ficar entre o Top 10 era um sonho para muitos brasileiros e neste campeonato podemos ver que o Brasil estĂ¡ em constante evoluĂ§Ă£o, jĂ¡ que conquistamos um lugar no pĂ³dio em duas provas e Top 5 em vĂ¡rias modalidades.

         Ă€s vezes, pelo Brasil nĂ£o dar a devida importĂ¢ncia a certas modalidades, acabamos perdendo medalhas, porĂ©m o reconhecimento de todos os concorrentes, inclusive de grandes nomes campeões a um representante das cores verde-amarelo nos traz uma enorme satisfaĂ§Ă£o.


            A patinaĂ§Ă£o Ă© um esporte que ainda nĂ£o participa das competições olĂ­mpicas, mas devido as suas apresentações ricas e a beleza de seus movimentos que desfilam pelos jogos pan-americanos, estes despertaram o interesse na inclusĂ£o deste desporto na disputa dos Jogos OlĂ­mpicos de TĂ³quio de 2020.  Mesmo com a pequena tradiĂ§Ă£o em nosso paĂ­s, viver sobre rodinhas vem conquistando os brasileiros, seja no momento de lazer ou na prĂ¡tica de exercĂ­cios.

Com carinho, CĂ¡ssia Moura (@cassinha_moura)

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios