Faça Parte

Sonhando sobre as rodinhas

         O Campeonato Mundial de Patinação Artística de 2015 aconteceu em Cali, cidade da Colômbia, durante o período de 14 a 27 de setembro. A participação da seleção brasileira rendeu duas medalhas de bronze e elogios por parte de seus concorrentes. Terminar a competição entre os dez melhores países do mundo trará grande visibilidade ao esporte no Brasil.
Seleção Brasileira de Patinação Artística
        O Mundial de Cali contou com a participação de 26 países, quase 1500 patinadores das sete modalidades disputadas. E a hegemonia italiana rendeu por mais um ano, ao terminar em primeiro lugar com um total de 35 medalhas conquistadas, na frente das seleções argentina (nove medalhas) e portuguesa (cinco medalhas). Enquanto a equipe brasileira, muito bem representada, conseguiu ficar em nono lugar do quadro geral.

         Destaques da competição, Gustavo Casado, que na prova livre sênior ocupou o terceira posição do pódio, e o mini grupo de show de Santos, que conquistou a medalha de bronze com a apresentação “Arabian Nights”, dividiram a atenção do povo brasileiro com as patinadoras Talitha Hass e Ana Beatriz Toledo.

         Com a experiência recente da medalha de prata no Pan-Americano de Toronto deste ano, a atleta Talitha Hass conseguiu terminar em quinto lugar na prova livre sênior feminina.  A jovem Talitha tem uma bela história dentro do esporte, já que em 2009 conseguiu a primeira medalha individual feminina em mundiais e este ano se despede com a melhor posição da categoria para se dedicar aos estudos. Já no solo dance junior, uma jovem brasileira distribuiu sorrisos na quadra do Coliseo Alcides Nieto Patiño.


          Confira no vídeo o final da apresentação da prova de dança livre da brasileira Ana Beatriz Toledo.


       A patinadora Ana Beatriz Toledo intensificou os treinamentos durante este ano para tentar uma melhor colocação no Campeonato Mundial. Passou temporadas em Portugal na busca das melhores locações e para adquirir experiências com campeões europeus. Sua treinadora, Fernanda Ferreira, que acompanha a atleta brasileira aponta as aprendizagens e experiência deste planejamento:

      - A estadia da atleta em Portugal durante alguns meses deste ano foi de muita importância para seu desenvolvimento. Além de ter sido treinada por um técnico que foi bicampeão mundial enquanto atleta, Ana Beatriz teve a oportunidade de acompanhar alguns treinos da seleção portuguesa, que conquistou muitas medalhas neste campeonato.

Patinadora brasileira Ana Beatriz Toledo
(arquivo pessoal)
Como todo esforço um dia alcança uma recompensa, depois do nono lugar no Mundial do ano passado, ela ganhou o Campeonato Sul-Americano de 2015 no Paraguai. Em Cali, nossa patinadora conquistou o quarto lugar mais aplaudido de todos, ficando atrás das duas italianas, que terminaram em primeiro e terceiro lugar, além da portuguesa, considerada o destaque da competição que ficou em segundo no pódio. A patinadora Ana Beatriz exaltou a participação brasileira neste Mundial:

          - Sem dúvidas essas colocações são bem importantes para o Brasil, já que alguns anos atrás ficar entre o Top 10 era um sonho para muitos brasileiros e neste campeonato podemos ver que o Brasil está em constante evolução, já que conquistamos um lugar no pódio em duas provas e Top 5 em várias modalidades.

         Às vezes, pelo Brasil não dar a devida importância a certas modalidades, acabamos perdendo medalhas, porém o reconhecimento de todos os concorrentes, inclusive de grandes nomes campeões a um representante das cores verde-amarelo nos traz uma enorme satisfação.


            A patinação é um esporte que ainda não participa das competições olímpicas, mas devido as suas apresentações ricas e a beleza de seus movimentos que desfilam pelos jogos pan-americanos, estes despertaram o interesse na inclusão deste desporto na disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020.  Mesmo com a pequena tradição em nosso país, viver sobre rodinhas vem conquistando os brasileiros, seja no momento de lazer ou na prática de exercícios.

Com carinho, Cássia Moura (@cassinha_moura)

Postar um comentário

0 Comentários