Faça Parte

120 vezes Flamengo

As mulheres do Maracanã (só faltou minha tia)
Como de costume, entro pelos portões do Maracanã e começo minha viagem silenciosa. Andando pelos corredores, imagens de um passado que parece tão distante passam pela cabeça. As corridas para chegar a tempo de ver os times entrando em campo, os gritos cheios de paixão a cada gol, os aniversários comemorados nas arquibancadas, as lágrimas que teimosamente caíram, a extrema alegria e a imensurável tristeza. Olho para cada pedaço daquele lugar, que guarda memórias gravadas para sempre em cada cantinho, em cada lembrança.

Sigo pelo túnel em direção ao sagrado gramado. A imensidão vazia vibra silenciosa com a eterna atmosfera de jogo. Cada festa, cada canto, cada tragédia ou título. Olhar em volta é uma viagem no tempo com uma trilha sonora inconsciente. Enquanto ando, por ironia do destino, o sistema de som do túnel toca o barulho de um coração pulsando. Naquele momento, lembro-me de todas as vezes que a adrenalina foi tão alta que tudo pareceu ficar em câmera lenta. O mundo tão devagar e meus batimentos tão acelerados.

Identifico-me em cada pedaço de uma imensidão, meu templo, minha casa. Sinto que pertenço àquele lugar, já que nele tive tudo. Fui acolhida, me ensinaram a viver, a amar e até a chorar. Tive minha família que, sempre ao meu lado, nunca deixou que nenhuma derrota acabasse com o dia. Todos juntos, ano após ano.

Lembro-me da minha mãe, que nos levou ao Maraca tão cedo, que mal posso lembrar. Uma família diferente que, em sua ampla maioria, tem mulheres como protagonistas do estádio. Meu avô, que sempre nos acompanhou, está lá como protetor. Eu, minha mãe, irmã, prima, tia e avó. Gerações que cresceram e foram criadas dentro do Maracanã. Com o tempo, mais pessoas chegaram, como o meu padrasto. Hoje, com seis anos, minha outra prima inicia seus passos para uma longa caminhada dedicada ao simples prazer de torcer.


Meu Clube de Regatas do Flamengo, todo dia te agradeço por ter me apresentado sua casa, o Maraca, onde aprendi a te amar. E tenho 120 motivos para te seguir onde for.

Parabéns pelos 120 anos de uma história com raça e um amor sem igual. São 100, 120, 40 milhões de dias por você, Flamengo.

Mariana Sá || @imastargirl 

LEIA: Minha nova casa

E MAIS: "Domingo eu vou ao Maracanã..."
AINDA: Querido Flamengo
CONFIRA: Por todos os dias da minha vida

Postar um comentário

0 Comentários