Faça Parte

Botafogo é campeão da Série B e inicia reconstrução

Símbolos da conquista, Jefferson e Renan Fonseca erguem a taça
(Foto: Vitor Silva/SS Press)

Após cumprir o objetivo da temporada, que era retornar à Série A, o Botafogo visitou o ABC em Brasília na noite desta sexta (20) pela penúltima rodada da Segundona. Não satisfeito com o acesso, o Glorioso queria também o título da Série B. E conseguiu. Com gols de Roger Carvalho e Willian Arão, o Botafogo venceu por 2 a 1 e sagrou-se campeão, terminando o ano da melhor maneira possível. O time agora apenas cumpre tabela diante do América-MG, sábado, dia 28, no Estádio Nilton Santos, diante da sua torcida.

Nós botafoguenses, temos a consciência de que o título da Série B não é o título que clube e torcedores tanto almejam, mas se era possível conquistá-lo, por que não? Sabemos também que era obrigação de um clube da grandeza do Botafogo subir campeão, mas vitorioso dentro dos gramados, no campo. Dirigentes, comissão técnica e elenco também sabiam. Houve comemoração sim, por parte dos atletas, que mais do que ninguém, sabiam das dificuldades enfrentadas ao longo do ano. A torcida, aliviada com o fim da nada agradável Segunda Divisão, também comemorou. E não há vergonha nisso. Vergonhoso é utilizar artifícios extracampo (leia-se STJD) com citações de "O Pequeno Príncipe" para evitar rebaixamento.

Com situação financeira delicada, a conquista da Série B significa um bom dinheiro extra que nos entrará tão combalidos cofres alvinegros. Porém, mais do que isso, a taça simboliza o processo de reconstrução pelo qual o clube passa. O título é consequência de um trabalho bem feito e honesto. Ninguém, nem mesmo o mais otimista botafoguense (o que é raro), imaginava que o Botafogo fosse passar pelo tormento do rebaixamento com tamanha facilidade, ainda mais se lembrarmos da maneira com que o Glorioso terminou a temporada passada.

2016 é ano de Série A, lugar que o Botafogo jamais poderia ter deixado, mesmo que de forma momentânea. Não vai ser fácil, afinal, o clube está se reerguendo. As dificuldades serão maiores e os desafios, idem. O time precisa ser reformulado, mantendo algumas peças fundamentais e contratando alguns jogadores para a montagem de um elenco ao menos competitivo. É manter o foco no processo de reconstrução e, passo a passo, ir moldando a volta do clube ao caminho das glórias, mas sem abandonar a importante política de austeridade adotada pela atual diretoria. 

O início de um novo ciclo: a valorização da torcida 

O BOTAFOGO, ELE É GIGANTE, MEUS AMIGOS! 

Por: Gabriel De Luca (@biel_dluca).  

Postar um comentário

0 Comentários