Faça Parte

O Gigante voltou

O Botafogo de Futebol e Regatas estĂ¡ oficialmente de volta Ă  SĂ©rie A do Campeonato Brasileiro. Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, foi o lugar que o Glorioso escolheu para retornar Ă  elite do futebol nacional, aliĂ¡s, lugar de onde nunca deveria ter saĂ­do. Com a vitĂ³ria sobre o Luverdense, o Botafogo sacramentou a subida com um gol solitĂ¡rio, tal qual a estrela que o clube carrega no escudo mais bonito do mundo. 

O jogo do acesso foi tecnicamente fraco. O Luverdense atĂ© assustou em alguns lances, inclusive, acertou uma bola no travessĂ£o. Mas a noite era do Botafogo, mais precisamente de Ronaldo, que sonhou com o gol do acesso e concretizou. ApĂ³s assistĂªncia de Daniel Carvalho, o atacante, que ainda nĂ£o havia marcado com a camisa preta e branca, tratou de empurrar a bola para o fundo das redes. Gol chorado. Gol do alĂ­vio. Gol da SĂ©rie A. Foi, sem dĂºvida, o gol mais importante da carreira de Ronaldo. 

O caminho trilhado pelo Glorioso nessa torturante SĂ©rie B foi cansativo. Viagens exaustivas, jogadores sentindo o peso do calendĂ¡rio apertado, algumas atuações aquĂ©m do esperado e claro, a pressĂ£o pelo retorno imediato do clube Ă  elite. No fim, tudo deu certo. E foi mais fĂ¡cil do que o esperado, contrariando as expectativas. Um dentista, cujo nome jamais deve ser mencionado, entregou o Botafogo no final de 2014 totalmente quebrado, sem perspectiva alguma de melhora para a nova gestĂ£o. E aos poucos, Carlos Eduardo Pereira vai conseguindo resgatar a dignidade do Alvinegro. O elenco montado foi finalista do Campeonato Carioca e agora voltou para a SĂ©rie A com trĂªs rodadas de antecedĂªncia. Na verdade, o acesso era questĂ£o de obrigaĂ§Ă£o, afinal, um clube da grandeza do Botafogo nĂ£o pode se sujeitar a jogar uma divisĂ£o inferior (com todo respeito aos demais clubes participantes). E ele veio por merecimento atravĂ©s de um grupo humilde, batalhador e extremamente unido, que perdeu algumas peças importantes no decorrer da Segunda DivisĂ£o, a qual esteve entre os quatro primeiros durante toda a competiĂ§Ă£o. 



Jogar a SĂ©rie B nĂ£o Ă© nada legal, muito pelo contrĂ¡rio, mas a sensaĂ§Ă£o de retornar Ă  Primeira DivisĂ£o jogando bola, sem precisar de fatores extra-campo, Ă© maravilhosa. Aquele gol do SassĂ¡ aos 50 minutos do segundo tempo sobre o VitĂ³ria, a goleada sobre o atĂ© entĂ£o invicto NĂ¡utico no Recife, o hat-trick do menino Luis Henrique em seu primeiro jogo como profissional, o oportunismo de Rodrigo PimpĂ£o, o surgimento de um novo artilheiro, o uruguaio Navarro, quantos momentos bacanas o Botafogo viveu apesar de estar na SĂ©rie B? 

Dois jogadores em especial foram os sĂ­mbolos da volta por cima: Jefferson e Renan Fonseca. O melhor goleiro do Brasil nĂ£o se destacou somente pelos 70485860 milagres que realizou. Sua presença em campo foi fundamental para transmitir a confiança necessĂ¡ria. CapitĂ£o e atual Ă­dolo, Jefferson optou pela permanĂªncia, mesmo tendo propostas tentadoras de outros clubes do Brasil e do exterior. Mas nĂ£o, ele quis ficar, recebeu condições para isso e aceitou o desafio de levar o Botafogo de volta ao lugar que lhe Ă© justo. Seu companheiro de equipe, o zagueiro Renan Fonseca pode nĂ£o ser aquele baita zagueiraço, e ele sabe que nĂ£o Ă©. Mas atuou de forma segura, com seriedade, como um jogador de sua posiĂ§Ă£o deve atuar. Esteve pendurado durante inĂºmeros jogos, porĂ©m, tomou o terceiro cartĂ£o somente com o acesso garantido. 
   
Agora, o objetivo Ă© o tĂ­tulo da SĂ©rie B. Pode nĂ£o ser o tĂ­tulo relevante que boa parte dos milhões de botafoguenses espera, mas se dĂ¡ para ganhar, por que nĂ£o? SĂ¡bado temos um encontro marcado no Nilton Santos. O ingresso eu jĂ¡ garanti. 



Ei vocĂª aĂ­, o Bota jĂ¡ subiu, o Bota jĂ¡ subiu! 

Por: Gabriel De Luca (@biel_dluca).

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios