Faça Parte

Santa Cruz goleia e estraga festa do Botafogo no Rio de Janeiro

Já garantido na Série A do ano que vem, o líder Botafogo recebeu o Santa Cruz, na tarde deste sábado (14), no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela 36ª rodada da Segundona. O time pernambucano, sentindo-se em casa, goleou o Glorioso, que saiu de campo sob as vaias da torcida, que compareceu em bom número. Com a derrota, o Botafogo continua em primeiro, com 68 pontos, cinco a mais que América-MG e Vitória, ambos com 63. O Alvinegro agora enfrenta o rebaixado ABC, sexta-feira, às 21h30, em Brasília, tradicional reduto de botafoguenses. Um simples triunfo garante o título da competição ao Botafogo.

O JOGO

O Santa Cruz vive na briga pelo acesso, lutou muito pela vitória e foi melhor desde o começo do jogo, pressionando o Botafogo.

Aos 2 minutos, o Santinha tentou assustar. Luisinho recebeu dentro da área e aplicou um chapéu em Diego Giaretta. Ele bateu de primeira, mas a bola foi por cima do gol. O ritmo diminuiu e o Botafogo não conseguia sair com a bola. Eram muitos erros de passe, alguns até simples.

Com a parada técnica, a partida foi interrompida para que os jogadores pudessem se hidratar e receber instruções. A paralisação foi boa para o Glorioso, que voltou melhor. Aos 31', Willian Arão recebeu e rolou a bola para trás, que foi desviado pelo goleiro Tiago Cardoso. Na sobra, Neilton tocou para Diego Jardel, que chutou na direção do gol. O zagueiro Danny Morais cortou e evitou que o Botafogo abrisse o placar. No minuto seguinte, Neilton, na direita, recebeu e tentou encobrir o goleiro. A bola quicou na pequena área e quase entrou no gol. Ninguém acreditou na jogada e, por isso, a bola passou por todo mundo.

Aos 37 minutos, Luis Ricardo, na linha de fundo, cruzou, mas a bola ficou com o goleiro do Santa. E foi só. Aos 47', o primeiro tempo chegou ao fim.

O Botafogo retornou para o segundo tempo com modificação: Camacho foi substituído por Fernandes.

Com apenas 1 minuto, o Santa quase abriu o placar. Grafite recebeu lançamento dentro da pequena área. O atacante pegou mal na bola, mas mesmo assim obrigou Helton Leite a se esticar todo para evitar o gol. Era o prenúncio de que o time pernambucano ganharia o jogo.

A confirmação veio pouco tempo depois, mais precisamente aos 5 minutos. Luisinho recebeu a bola na direita e cruzou rasteiro. Grafite, em posição de impedimento, tocou para Lelê, que livre, empurrou para o fundo das redes. Santa Cruz 1 a 0.

Aos 8 minutos, o time pernambucano quase fez o segundo gol. João Paulo recebeu na entrada da área e bateu cruzado. A bola passou ao lado da trave.

Percebendo o domínio do visitante, Ricardo Gomes promoveu a segunda alteração no Botafogo: Diego Jardel saiu para dar lugar a Elvis.

Aos 20 minutos, Roger Carvalho, após cobrança de falta, cabeceou para fora, mas com perigo.

Aos 22', o Santa Cruz ampliou. Daniel Costa, no contra-ataque, tocou para Luisinho, que saiu sozinho na cara do goleiro Helton Leite. O meia, inteligente, esperou Grafite chegar pela esquerda. O atacante recebeu a bola e marcou o segundo gol.

Aos 27' - já na base do desespero -, Ricardo Gomes, completamente perdido mexeu pela última vez no Botafogo. O uruguaio Navarro foi substituído por Ronaldo, autor do gol do acesso botafoguense. A mudança não surtiu efeito. Aos 30 minutos, o Santinha fez o terceiro gol e sacramentou a vitória. Bruno Moraes recebeu belo cruzamento e se adiantou ao defensor para tocar para o fundo do gol. Santa 3 a 0. Com amplo domínio, os visitantes apenas esperaram o tempo passar. Goleada com autoridade e atuação de gala. Derrota feia do Botafogo, que de forma apática, adiou a festa do título.

  "Que atuação é essa?", devia estar de perguntando Ronaldo (Foto: Satiro Sodré e Vitor Silva/SS Press)
OBSERVAÇÕES

Sobre o Willian Arão, que fez questão de vir a público criticar a torcida: quem era ele antes de vir para o Botafogo? Ele precisa ser muito grato ao clube, que lhe deu visibilidade. Se não quer jogar, é melhor nem ser relacionado mais. Está agindo como jogador do Flamengo, provável destino. "Foi vaia o ano todo. Quando ganha é mole vir, né?", declarou o jogador. Será que ele se lembra de que contra o Paysandu, 11 da manhã, a torcida também compareceu e o time perdeu? E outra: ele queria o quê? Aplausos para um time que foi goleado em casa? Faça-me o favor!

A derrota até certo ponto foi boa. Sim, foi boa para a diretoria ver que o elenco é fraco e precisa de grande reformulação para a Série A.

O objetivo do Botafogo na temporada era voltar à Série A, o que aconteceu. Não faço questão do título, mas acho que o time tem obrigação de conquistá-lo. A grana que é dada ao campeão ajudará bastante o clube, que não esbanja dinheiro, muito pelo contrário.

Avenida Carleto quis aparecer hoje. E conseguiu. Foi vaiado durante o segundo tempo inteiro. O cara não marca nada, absolutamente nada. O time todo esteve apático. Diego Jardel acha que é craque, Camacho existe só para aumentar a quantidade de Camachos que já existem por aí...

Por sorte o América-MG também perdeu. Com isso, a vantagem sobre o time mineiro se manteve. É "só" vencer na sexta diante da torcida de Brasília que o título vem. #fé

A torcida veio, apoiou, incentivou e, no fim, saiu irritada. Vaiou, com razão e ainda foi criticada. Se não vai ao estádio, também é criticada. Ela de nada tem culpa.

   Mais de 23 mil torcedores estiveram presentes (Foto: Satiro Sodré e Vitor Silva/SS Press)
FICHA DO JOGO

Botafogo 0
Helton Leite, Luis Ricardo, Roger Carvalho, Diego Giaretta, Thiago Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Camacho (Fernandes), Diego Jardel (Elvis); Neilton, Álvaro Navarro (Ronaldo). Técnico: Ricardo Gomes.

Santa Cruz 3
Tiago Cardoso, Vítor, Alemão, Danny Morais, Allan; Wellington, João Paulo, Lelê (Bileu), Daniel Costa (Vinicius Reche), Luisinho, Grafite (Bruno Moraes). Técnico: Marcelo Martelotte.

Estádio: Nilton Santos (RJ).
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC).
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC).
Gols: Lelê (5' do 2º T), Grafite (22' do 2º T), Bruno Moraes (30' do 2º T).
Cartões amarelos: Thiago Carleto (Botafogo), João Paulo, Lelê, Daniel Costa, Vinicius Reche e Grafite (Santa Cruz).
Público: 23.035.
Renda: R$ 679.030,00.

Por: Gabriel De Luca (@biel_dluca). 

Postar um comentário

0 Comentários