Faça Parte

2015 do Náutico, o ano de baixos e altos

O Timbu começou o ano com a crise financeira já instalada que vem de anos atrás, montar um elenco sem patrocinador master e histórico por atrasar salários (em alguns meses) não é nada fácil. A solução no início do ano foi apostar em jogadores novos que não estavam sendo aproveitados em seus times e na base alvirrubra. Com a falta de experiência e comprometimento de alguns jogadores, o Timbu foi eliminado de forma vergonhosa do Pernambucano e de quebra na Copa do Nordeste. Na copa do Brasil e no Brasileiro Série B foi guerreiro e lutou quando vinha a força após dizerem que seriamos rebaixados.

Clube Náutico Capibaribe
Pernambucano:

Vergonha. Essa é única palavra que se pode dizer da participação alvirrubra no Pernambucano 2015. Com duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas, o Náutico conseguiu ficar em último no hexagonal do título com -1 de saldo só fazendo 11 gols em 10 rodadas. As consequências vieram, sem vaga na Copa do Brasil e Nordeste 2016, tirando a vergonha que se passou. 
 
Parte do elenco indo pra partida
A primeira rodada o Náutico empatou com o Salgueiro dentro de casa ficando em 3º lugar. A segunda rodada perdeu para o Sport fora e caiu para o 5º lugar. Na terceira rodada uma goleada no Serra Talhada em casa e pulou para o 3º lugar novamente. Na quarta rodada empatou com o Central fora e se manteve no 3º lugar. Na quinta rodada perdeu para o Santa Cruz dentro de casa e voltou para o 5º lugar. Na sexta rodada empatou com o Santa Cruz fora de casa e continuou na vice-lanterna do hexagonal. Na sétima rodada empatou com o Central dentro de casa e amargou o 6º lugar. Na oitava rodada venceu o Serra Talhada fora de casa e foi para o 4º lugar. Na nona rodada perdeu para o Sport dentro de casa, mas se manteve em 4º lugar. E na última rodada, de forma vergonhosa, perdeu para o Salgueiro e ficou na lanterna do hexagonal.

Copa do Nordeste:
 
Camisas utilizadas em 2015 feitas pela Umbro
Junto com o Pernambucano a vergonha vinha na Copa do Nordeste, com o mesmo time e sem força de vontade o Timbu foi eliminado logo na primeira fase da competição. Com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, o Náutico ficou na segunda colocação e de fora das quartas.

A primeira rodada o Náutico empatou com o Salgueiro dentro de casa, na segunda rodada perdeu para o Moto Club fora de casa, na terceira rodada ganhou do Piauí fora de casa, na quarta rodada empatou com o Piauí dentro de casa, na quinta rodada venceu o Moto Club dentro de casa e na sexta rodada perdeu para o Salgueiro fora de casa.

O Náutico fez 10 gols e levou 11 gols em 10 jogos, ficando com oito pontos e saldo de -1. Eram cinco grupos, os cinco primeiros eram classificados para as quartas e os três melhores segundos colocados também. O Timbu ficou como o quarto melhor segundo colocado e ficou de fora.

Copa do Brasil:

Saiu na terceira rodada, jogou bem todos os jogos e começava a ver como seria o resto do ano. Junto com o Brasileiro o time estava com tudo e começando a base que seria pra resto da temporada. O time alvirrubro fez seis gols e levou três gols em cinco jogos.
 
Elenco comemorando uma vitória no vestiário
O Náutico na primeira rodada fez seu primeiro jogo contra o Brasília fora de casa e venceu por 1x0, placar que implicou no segundo jogo, na volta, o Timbu venceu por 2x0 e eliminou o Brasília. Na segunda rodada o Timbu venceu o Jacuipense fora de casa por 2x0 e eliminou o jogo da volta. Na terceira rodada foi o grande desafio, em grande momento, o Náutico foi enfrentar o Flamengo-RJ no Maracanã arrancou o empate, onde quase saiu com a vitória, no jogo da volta, o time Carioca foi superior e venceu por 2x0 eliminando o Timbu da competição.

Brasileiro Série B:

O time era o desacreditado, o que vai brigar pra não cair, já estava rebaixado antes mesmo de começar o campeonato pela imprensa. No fim da competição, 5º lugar ficando a dois pontos do G4 e calando a boca da imprensa que só quer criar intriga.
 
Comemoração do primeiro gol do campeonato, contra Luverdense
O ano de 2015 foi o melhor começo do Timbu na competição, cinco vitórias e um empate nos seis primeiros jogos. Começou de forma que ninguém esperava, nem mesmo os jogadores, nem mesmo a torcida. Mas isso não abalou, a maioria dos jogos o Timbu tentou, mesmo que alguns dava vontade de esganar cada jogador por falta de compromisso e honra a camisa. O campeonato é longo, tivemos altos e baixos, mas sempre do meio da tabela pra cima, chegando até liderar em algumas rodadas. Perdemos jogadores machucados e por cartões em partidas importantes, mas essa é a competição. Em minha opinião, a melhor partida foi contra o nosso rival, Santa Cruz, pelo segundo turno, onde o Timbu venceu por 3x1 de virada no Arruda, nesse momento começamos a acreditar no acesso pela arrancada que foi. Porém, como tudo não é as mil maravilhas e nos jogos decisivos não vencemos, ficamos a dois pontos da zona de classificação.

Um belo campeonato para um time que iria ser rebaixado, um belo campeonato para um clube que não tem patrocinador master, um belo campeonato para um clube em crise financeira. Foram 18 vitórias, nove empates e 11 derrotas. 49 gols feitos e 42 gols levados ficando com saldo de sete gols positivos.

2016:

No fim de 2015, eleição no Náutico. Houve duas chapas, as duas queriam o técnico Gilmar Del Pozzo que querendo ou não, fez um ótimo trabalho em pouco tempo. Depois da novela, o Gilmar falou que fica e agora vai trabalhar com novo presidente do Timbu, Marcos Freitas, e o novo diretor executivo de futebol, Alexandre Faria. O técnico e o diretor prometeram trabalhar intensivamente para conseguir a prioridade de 2016, título. O objetivo era manter cerca de 60% ou 70% do elenco atual, mas como é difícil, deve ser cerca de 30% ou 40%. Jogadores importantes no ano de 2015 que já estão confirmados para 2016 são: Fabiano Eller, Ronaldo Alves, Gastón Filgueira, João Ananias, entre outros.

O destaque alvirrubro no ano foi João Ananias, sem sombra de dúvidas. Jogador mais regular e com muita raça na maioria dos jogos. No fim do campeonato sofreu uma lesão séria no joelho, fez a cirurgia e vai ficar de fora por seis meses. Deve voltar no fim do Pernambucano.

Que 2016 comece e termine melhor que 2015.

“Tua força e tua garra, fascina e seduz”

@LamenhaMarcus

Postar um comentário

0 Comentários