Faça Parte

É com os erros que se aprende

Nessa semana, presenciei a confirmação do que já tinha aceitado a algumas rodadas atrás: o rebaixamento do meu clube novamente para a Série B do Campeonato Brasileiro. Estava escrito que isso iria acontecer. Em momentos como esse, grande parte da torcida fica enraivecida com o clube. Eles xingam, jogam bandeiras e camisas no lixo, cancelam sócio-torcedor e falam que não voltarão mais ao estádio. Normal. Mas eu não fiz isso depois da derrota de ontem para o São Paulo, pois é com os erros que se aprende.


Acho que depois desse trágico ano para o Goiás, nós enxergamos que disputar uma primeira divisão não é brincadeira. Não é qualquer um que consegue administrar as coisas como se espera. É necessária a ajuda de profissionais. Felizmente, Sérgio Rassi conseguiu enxergar isso, e espera que ele cumpra pelo menos uma promessa, a de salvar o Goiás do amadorismo e da vergonha, para o próximo ano.

Apesar de tudo, não me arrependo de ter ido ao estádio esse ano e nem de ter apoiado o meu clube. Acho que só caímos, porque somos grandes, e só quem é grande mesmo, aprende com os próprios erros e volta com força máxima. Vejo muito torcedor iludido dizendo: "Time grande não cai". Balela! Você pode notar que os times grandes que não caíram até hoje no Brasil, só não caíram porque recebem mais de 100 milhões de cotas da TV, são mamados pela imprensa esportiva todos os dias e sempre tem uma ajudinha da arbitragem pra ganhar pontos. Todo ano é isso. É ignorância discordar. Então, se você se gaba porque seu time nunca caiu, pode ir tirando o cavalinho da chuva, sua hora vai chegar e você vai sentir na pele o que é vivenciar isso.


O que mais me chateou no jogo de ontem foi o fato de que o time não demonstrava vontade em campo. Pareciam rendidos, e mal crivavam chances claras de gol. O São Paulo também chegou pouco, mas quando chegava, era com perigo. Bruno Henrique e Erik estavam completamente inúteis em campo, só recebendo lançamentos longos e contando com a sorte. Liniker não mostrou que merece ser titular, e teve uma atuação horrível saindo vaiado de campo.

O São Paulo marcou um gol no fim e decretou o rebaixamento do Goiás, que ainda viu mais uma guerra entre torcida e Polícia Militar. Podemos perder mais mandos de campo para a próxima temporada. Triste realidade, mas é difícil segurar a raiva e o sentimento em momentos como esse.

Ao menos, sei que a torcida ontem fez sua parte, lotou as arquibancadas nos momentos mais difíceis e sei que esse clube vai voltar para a elite do futebol brasileiro novamente. Os culpados sairão do clube, e os que amam o Goiás verdadeiramente, irão fazer com que nós voltaremos com força máxima e com honra, integridade e com amor à camisa.

Dos três ingredientes que o Goiás precisava e que tinha mencionado no meu texto anterior, ficou faltando apenas o foco, pois não faltou e a justiça rebaixou os times mais sujos desse campeonato (Avaí e Vasco), mesmo que tenhamos sido rebaixados com eles.

Até 2017, e nos aguardem. Não vamos voltar para brincadeiras!

Wagner Oliveira || @wagneroliveiraf
Linha de Fundo || @linhadefuundo

Postar um comentário

0 Comentários