Faça Parte

Entenda como funciona a temporada da NFL


O futebol americano é o esporte que mais cresce no Brasil. De três anos para cá, o número de adeptos e interessados na bola oval aumentou substantivamente, fazendo com que a NFL cogite realizar o Pro Bowl (jogo das estrelas da liga) no Maracanã em 2017. Para ajudar o interessado no esporte, vai esta matéria que ensina como funciona o regulamento e a organização de uma das ligas esportivas mais bem sucedidas do mundo.

Diferentemente do que ocorre no Brasileirão, mas semelhante ao resto do mundo - como na Barclays Premier League -, a liga é uma entidade privada que visa melhorar seu produto e obter lucro. Logo, as decisões não são tomadas por nenhuma Federação ou Organização vinculada ao governo, são as equipes e executivos que fazem a gestão o campeonato. Resultado: nove bilhões de dólares de arrecadação somente em 2014 e jogos disputados até em outro continente. É muito dinheiro nos cofres da NFL e, para estimular ainda mais a competição, a Liga distribui IGUALMENTE o lucro entre suas 32 franquias e estabelece teto e piso salariais. Com isso, um time de Nova York disputa de igual para igual com a equipe da pequena cidade de Green Bay, não importando o tamanho de torcida e mercado. Tudo isso só estimula a competitividade, fazendo com que se torne impossível prever quem vai bem ou mal a cada ano.

O sucesso é determinado pela competência e profissionalismo ao gastar sua cota de aproximadamente 150 milhões de dólares anuais, o teto salarial disponível para as equipes. Além da peculiaridade da distribuição de lucro, na NFL também não existe a aquisição de jogadores em contrato vigente com outra equipe, com o pagamento da multa rescisória. A franquia só contrata jogadores sem contrato, vindos do Draft (recrutamento de jogadores universitários) ou através de trocas com os outros times.


Desmistificado o lado executivo da Liga, vamos ao formato da competição. São 32 franquias, divididas igualmente em duas conferências (AFC e NFC) e cada conferência com quatro divisões (North, East, South, West) de quatro times, agrupando os times da mesma divisão por proximidade geográfica. Cada time joga quatro jogos de pré-temporada (amistosos) e 16 partidas na temporada regular, predominando os confrontos com os rivais de divisão e apenas alguns jogos com equipes de outra conferência. Não há rebaixamento ou acesso, as 32 equipes são fixas e novas franquias só entram com o aval de todos os outros e estrutura adequada (o último caso foi do Houston Texans em 2002). Após todos os confrontos, o primeiro de cada divisão e os dois times de melhor campanha que não ganharam a divisão (Wild Cards), vão aos Playoffs. Logo, classificam-se seis equipes de cada conferência, sendo que os dois de melhor campanha da conferência folgam na primeira rodada, já entrando uma fase à frente.

A ordem dos confrontos é definida de maneira que a franquia de melhor colocação enfrente a de pior, em jogo único na casa do melhor colocado, mas sempre entre times da mesma conferência, como um “chaveamento”, já que só enfrentam um time de conferências alheias na final. Nos playoffs, quem vence avança, quem perde volta mais cedo para casa.

As fases de confrontos são denominadas Wild Card, uma espécie de “repescagem” (quatro jogos no total, contando as duas conferências, sem as equipes de melhor colocação); Depois, acontecem os duelos divisionais (também quatro partidas, mas com a entrada dos times que tiveram folga), finais de conferência (dois jogos que colocam de frente os finalistas de cada conferência, são como as semifinais de um mata-mata comum).

Assim ficaram os playoffs em 2012/13
Só então, o campeão da NFC enfrenta o campeão da AFC no aguardado “Super Bowl”, nome dado à grande final. Este último jogo representa muito mais do que uma partida, é o momento de maior audiência na TV americana, para a cidade-sede por uma semana e no intervalo possui comerciais milionários e shows de renomadas bandas. O local do Super Bowl é decidido anos antes, priorizando os estádios mais novos e com clima favorável. Até hoje nenhum dono da casa conseguiu chegar ao título, o que torna o campo "neutro" para a disputa. Nesta temporada, a partida será realizada no dia 07/02/2016, em San Francisco e com show do Coldplay no intervalo, comemorando as 50 edições do evento. Atualmente, o maior vencedor é o Pittsburgh Steelers, com seis conquistas.

Até o momento está tudo indefinido, mas só faltam quatro rodadas para o fim. Com certeza jogos emocionantes estão por vir, e agora, com mais conhecimento, fique atento à corrida final dos times por uma vaga na próxima fase. Janeiro traz consigo os playoffs e o frio do inverno, o que torna a caminhada ainda mais difícil e imprevisível, separando os homens dos meninos no momento da decisão. Será imperdível conferir quem estará comemorando em San Francisco no dia 07/02, alcançando a maior glória do futebol americano. Passada a temporada, é bom ficar ligado na dança dos técnicos, contratações, draft e outras atividades importantes. Em meados de julho, os jogadores voltam das férias para o training camp, até que, em agosto, a bola oval volta aos gramados para a alegria dos fãs no mundo todo, com mais uma temporada imprevisível e emocionante. Tudo graças ao bom trabalho que a National Football League e seus integrantes fazem fora das quatro linhas, sendo um exemplo de gestão e equilíbrio para o nosso futebol tradicional.


Por José de Castro Neto

Postar um comentário

0 Comentários