Faça Parte

Mensagem especial dos esportes

O esporte tem um poder transformador gigantesco. Ele condiz para um crescimento psicológico, social e espiritual. A garra contida em qualquer modalidade desportiva tem a capacidade de encorajar todos para vencer os obstáculos da vida. Inclusive, transmite muitos ensinamentos, como nos Jogos Olímpicos Mundiais Especiais.

Extraordinário. Palavra com forte cunho para a apresentação deste evento esportivo ao mundo. Os Jogos Especiais acontecem alternadamente em edições de verão e inverno, de dois em dois anos. Abraçam a todos, principalmente as pessoas com deficiência intelectual, porque a missão deles é desenvolver a autoconfiança, o relacionamento interpessoal e o sentido de realização em milhões de habilidades diferentes.
Jogos Olímpicos Mundiais Especiais 2015. Foto: Divulgação
No verão de 1968, em Chicago, o ensinamento de uma professora de Educação Física atingiu os 26 estados do Canadá e Estados Unidos, para a competição desportiva pontual de atletismo, hóquei e natação. Os números da primeira edição se multiplicaram, já são mais de 200 países e 30 esportes envolvidos nos Jogos Especiais.

A alegria e a amizade desenvolvem condições físicas e capacidades motoras em treinos e apoios oferecidos durante todos os anos para os mais de 2,5 milhões de atletas e famílias envolvidos.  Entretanto, é preciso competir e desenvolver o compromisso de conceder oportunidades iguais para todos participantes conquistarem seu espaço social.
Foto: Divulgação
A determinação ensinada pelo esporte fez Eunice Shriver ser reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional por seu movimento dos Jogos Mundiais Especiais que alcançou a 47ª edição em 2015. A cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, durante 25 de julho e 2 de agosto foi palco do ciclo de inclusão mundial. Dentre os sete mil atletas participantes dos 177 países em 25 modalidades, apenas 38 esportistas eram brasileiros. O Brasil contou com pequeno incentivo público e ajuda de custo para a viagem do governo, a mesma proporção da delegação enviada.

Espera-se que seja desejo para o ano olímpico brasileiro a disseminação dos valores dos Jogos Olímpicos Mundiais Especiais. A união dos povos para competições sem discriminação, com mais paz, alegria, amor, saúde e espírito competitivo.

“Posso vencer. Mas se não conseguir, que seja corajoso para tentar.”

 Lema dos Jogos Olímpicos Mundiais Especiais

Com carinho, Cássia Moura (@cassinha_moura)

Postar um comentário

1 Comentários