Faça Parte

O 2015 conturbado do Flamengo


O Flamengo de 2015 foi extremamente irregular. A equipe viveu uma enorme montanha-russa e oscilou bastante durante o ano, o que resultou na eliminação do Carioca, da Copa do Brasil e na colocação ruim no Campeonato Brasileiro. Vamos à retrospectiva:

Carioca:

Apesar de não ser parâmetro para muita coisa, o Carioca acabou mostrando como seria o ano rubro-negro. A expectativa estava alta, já que a disputa começou antes do campeonato. Com as brigas de Fla-Flu e FERJ, Vasco e Botafogo, a tensão esteve presente em boa parte do torneio. Para completar, polêmicas dentro e fora de campo não faltaram. Teve censura, confusão, arbitragem estranha e muita discussão.

Nenhum jogo foi convincente, mas o Flamengo acabou ganhando onze partidas, empatou três e perdeu apenas uma, chegando à semifinal. O time, entretanto, acabou eliminado pelo Vasco em uma partida patética do Mais Querido, o que foi só o início das dificuldades do ano.

Copa do Brasil:

A Copa do Brasil foi igualmente decepcionante. Na primeira fase, o Flamengo teve que disputar as duas partidas contra o Brasil de Pelotas – a primeira foi 2-1 – e acabou passando graças à vitória por 2-0 no Maracanã. Já a segunda rodada, contra o Salgueiro, foi resolvida logo no primeiro jogo com o resultado de 2-0 fora de casa. Contra o Náutico, o Mais Querido encontrou dificuldades em seus domínios, empatou por 1-1 e acabou só conseguindo a classificação em Pernambuco com o 0-2 no placar.

Aí chegaram as oitavas. O Flamengo pegou o Vasco e fez como em quase todos os confrontos contra o rival no ano: não jogou. A equipe rubro-negra foi muito mal, perdeu o primeiro jogo e empatou de forma ridícula o segundo, perdendo a classificação e Cristóvão.

Campeonato Brasileiro:

O Brasileirão ficou longe de ser o que todos esperavam ainda mais depois da Copa América. Além das frequentes polêmicas por conta da arbitragem, o Flamengo se colocou em posições complicadas por não conseguir encontrar a regularidade. O time foi do Z4 até o G4, sonhou com a Libertadores e acabou o ano em 12º. Com 14 vitórias, quatro empates e absurdas 19 derrotas, o rubro-negro perdeu a chance de alcançar objetivos maiores por incompetência.


Polêmicas:

Essa foi à palavra que mais rondou a Gávea no último ano. Não satisfeito com o drama contra a FERJ no início do ano e os problemas com arbitragem no Brasileiro, o Flamengo ainda conseguiu acrescentar mais uma polêmica a lista do ano. O “Bonde da Stella” ultrapassou até a ampla tolerância do Flamengo e todos os cinco jogadores – Paulinho, Everton, Pará, Alan Patrick e Marcelo Cirino – foram afastados. O clima no campeonato já era péssimo, mas a reintegração apressada acabou deixando a torcida revoltada. O que aconteceu fora de campo acabou movimentando bem mais do que o que houve dentro.

Elenco:

Assim começou o ano.
Esse é um dos tópicos mais complicados de trabalhar. O elenco teve mudanças constantes durante o ano e diversos fatores acabaram atrapalhando a regularidade que era tão esperada. No geral, os nomes eram bons, mas na prática não funcionou.

Para o gol, Paulo Victor e César, os únicos que jogaram esse ano, são extremamente criticados e não se sabe o futuro da posição. Os dois falharam diversas vezes e provavelmente não ficarão com a titularidade. Na zaga, é difícil saber quem é o menos pior entre César Martins, Wallace, Samir e Marcelo. Todos os defensores são dúvida – ainda bem – e, se tudo correr como esperado, nenhum deve ser titular ano que vem. A lateral também é um problema sério, sendo Jorge o único com índice de rejeição baixo. Pará, Ayrton e Armero devem sair ou seguir no banco.

O meio-campo é onde mora o segundo problema. Dos volantes, nenhum é inquestionável e todos já foram fortemente reprovados por razões diferentes. Márcio Araújo, Jonas, Canteros e Luiz Antônio não convenceram e devem ser substituídos em 2016. Na armação, Almir é o mais rejeitado. Alan Patrick e Everton acabaram ficando queimados com polêmicas e não se sabe o futuro de ambos. Ederson tem aprovação, mas a quantidade de lesões preocupa. Jajá, que acabou introduzido no meio do campeonato, talvez acabe emprestado para ganhar experiência.

No ataque, Paulinho é muito questionado, Marcelo Cirino deve permanecer a pedido de Muricy, Guerrero certamente ficará – e, esperamos, melhorará ano que vem –, Kayke se mostrou uma boa opção, Nixon ficou machucado durante boa parte do campeonato e não tem futuro definido, Emerson Sheik teve contrato renovado e Gabriel novamente não conseguiu se firmar e deve sair.

Treinadores:


O Flamengo começou 2015 como terminou 2014: com Vanderlei Luxemburgo. Ainda no início do ano, o técnico anunciou que Deivid e Jayme de Almeida seriam seus auxiliares, o que não foi visto com bons olhos como ele esperava. Luxa ficou por dez meses no comando do futebol, mas acabou demitido pelo trabalho ruim.

Cristóvão Borges foi à aposta da vez. Na procura por segurança, o treinador acabou sendo o que muitos esperavam: conservador e devagar. Pelo Brasileiro, acabou deixando a equipe no meio da tabela e colecionou derrotas estúpidas. Na Copa do Brasil, acabou eliminado nas Oitavas.

Então veio Oswaldo de Oliveira e renovou as expectativas. O técnico rubro-negro deu esperança ao torcedor, levou o time ao G4 e fez milagre com um elenco confuso. Entretanto, a felicidade não durou muito e o desempenho coletivo acabou caindo bruscamente de produção. Foram muitas derrotas na reta final e Oswaldo acabou demitido na 36ª rodada.

Eleições:

O clima tenso das eleições já começou bem antes da votação. É fato que a gestão de Eduardo Bandeira de Mello é exemplo para os clubes brasileiros, mas suas escolhas, que estão longe de serem ruins, acabaram colocando em segundo plano o principal dentro do Flamengo: o futebol. Depois de muito debate, acusações e expectativa, Bandeira foi reeleito com 1632 votos, muito mais do que na última eleição e mais do que o dobro comparado a Wallim Vasconcelos, segundo colocado. Em 2016, o presidente prometeu que consertará os erros e aprimorará o que fez de bom.


O que esperar para 2016:

É difícil saber o que esperar para o ano que vem. Considerando que tivemos diversas quebras de expectativa esse ano, 2016 já começa sob extrema cautela. Muricy Ramalho foi anunciado na última semana e já começa uma movimentação pesada nos bastidores para reformular efetivamente o elenco. Poucos sobreviverão e a expectativa é que Muricy corte os descompromissados e imponha o estilo “acabou a palhaçada”. Veremos.

Mariana Sá || @imastargirl

LEIA MAIS:

Postar um comentário

0 Comentários