Faça Parte

Retrospectiva 2015: Menos "traves" e mais títulos para o Liverpool

Chegamos ao fim de mais um ano e nesse dia 31 de dezembro de 2015, estive relembrando e refletindo sobre as mudanças do maior da Inglaterra, o Liverpool. Entra ano, sai ano e poucas coisas mudam nos Reds. Quer ver? Se compararmos a atual temporada às temporadas anteriores, podemos ver o Liverpool figurando quase que nas mesmas posições da tabela de classificação da Barclays Premier League - o Campeonato Inglês.

Vamos relembrar um pouco do que aconteceu na temporada 2014/15:

Início de temporada:


O Liverpool se preparava para começar mais uma temporada. Seria nessa que voltariam os grandes títulos e o reinado do Liverpool? Não, ainda não. Os Reds fizeram uma série de partidas amistosas, começando pela derrota por 2x1 diante do Brondby da Dinamarca. Pra quem? Isso mesmo, pro Brondby. Até então, era uma derrota "normal", pois era começo de temporada, os atletas acabavam de chegar de um ano cansativo devido ao calendário para os clubes ingleses e ainda precisavam voltar à boa forma. O Liverpool se redimiu diante do Preston com uma vitória por 2x1. Depois, uma derrota para a Roma por 1x0, uma vitória de 4x0 sobre o Borussia Dortmund - que era comandado por Jurgen Klopp.

Sequência razoável para o Liverpool, a equipe parecia preparada para a competição amistosa de pré-temporada nos Estados Unidos (International Champions Cup). 1x0 sobre o Olympiakos, 2x2 (3x1-p) contra o Manchester City, 2x0 no Milan e a primeira derrota na "competição" contra o Manchester United por 3x1. Tudo pronto? Aparentemente, sim.

Transferências:

Para esquentar a pré-temporada, que havia sido morna, o Liverpool foi ao mercado e mudou um pouco o seu elenco. Na janela de transferências, chegaram a definitivo, Rickie Lambert (Southampton), Adam Lallana (Southampton), Emre Can (Bayern Leverkusen), Markovic (Benfica), Lovren (Southampton), Origi (Lille), Alberto Moreno (Sevilla) e o cara que chegou com status de principal contratação, para substituir Luiz Suárez, Balotelli (Milan).


Por empréstimo, chegou Javier Manquillo (Atletico de Madrid). Na mesma janela saíram, em definitivo, Luiz Suárez (Barcelona) - que foi a principal perda, Conor Coady (Huddersfield), Pepe Reina (Bayen de Munique), Martin Kelly (Crystal Palace), Jack Robinson (QPR), Daniel Agger (Brondby), Assaidi (Al Ahli) e Suso (Milan). A lista de jogadores emprestados é grande, e os principais foram Origi (Lille), Iago Aspas (Sevilla) e Sebastián Coates (Sunderland).

Barclays Premier League, FA Cup e Football League Cup 2014/15:

O maior da Inglaterra iniciou a temporada na Premier League igual à pré-temporada: morno. Começou ganhando do Southampton, tropeçou em algumas partidas, mas no final de tudo, garantiu uma vaga na fase de grupos da UEFA Europa League 2015/16 após ficar na 5ª colocação com 62 pontos conquistados em 18 vitórias, oito empates e 11 derrotas. As maiores vitórias dos 'Reds' foram contra o Tottenham por 3x0 e 4x1 sobre o Swansea. As derrotas que mais amargaram foram contra o Arsenal por 4x1 e Stoke City por 6x1.


Por pouco o Liverpool não levou a FA Cup. Começamos na 3ª fase eliminando o Wibledom com uma vitória por 2x1 fora de casa. Na 4ª fase, foi à vez de passarmos pelo Bolton com um 0x0 em casa na ida e uma vitória por 2x1 fora de casa no jogo de volta. Na 5ª fase, a vitória por 2x1 sobre o Crystal Palace foi o suficiente para garantir a classificação para a fase seguinte. Na 6ª fase, a vítima foi o Blackburn com 0x0 em casa na ida e 2x1 fora de casa na volta. Na semifinal, o Liverpool perdeu por 2x1 para o Aston Villa, fora de casa e foi eliminado da competição.


Na Football League Cup, o Liverpool, mais uma vez, bateu na trave. Na 3ª fase, eliminamos o Middlesbrough nos pênaltis por 14x13 após empate de 2x2 no tempo normal. Os Reds passaram pelo Swansea com o placar de 2x1 na 4ª fase. Na 5ª fase, o Liverpool despachou o Bournemouth com o placar de 3x1. Na semifinal, Liverpool e Chelsea empataram em 1x1 no jogo de ida e o Chelsea levou o melhor no jogo de volta: 1x0 (2x1 no agregado) e a classificação para a final. Mais uma vez, o Liverpool bateu na trave.


UEFA Champions League e UEFA Europa League 2014/15:

Mais uma vez, morno, o Liverpool repetiu o que vinha fazendo nas competições anteriores e novamente bateu na trave. No grupo que contava com Real Madrid, Basel e Ludogorets, o Liverpool ficou em 3º com cinco pontos, dois a menos que o Basel, que se classificou em 2º. Com a colocação, o Liverpool foi direto para a fase de mata-mata da UEFA Europa League.

Na UEFA Europa League, o adversário foi o Besiktas. O Liverpool venceu em casa por 1x0, mas foi derrotado na Turquia pelo mesmo placar, levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, o Besiktas levou a melhor: vitória dos turcos por 5x4. Final de temporada sem títulos para o Liverpool e a expectativa de uma temporada melhor em 2015/16.

Pré-temporada 2015/16:

Após a saída do ídolo Steven Gerrard, Jordan Henderson foi anunciado o novo capitão da equipe. Henderson teria o seu início de "reinado" nos amistosos de pré-temporada. O sucessor de Gerrard começou com o pé direito e o Liverpool venceu cinco partidas e empatou uma, das seis disputadas.


Transferências 2015/16:

Na janela de transferências, o Liverpool renovou os contratos de Kolo Touré, Andre Wisdom, Danny Ward, Martin Skrtel, Sheyi Ojo, Mamadou Sakho, Cameron Brannagan e Brad Smith. Os jogadores que foram trazidos em definitivo Joe Gomez (Charlton), James Milner (Manchester City), Danny Ings (Burnley), Bogdán (Bolton), Roberto Firmino (Hoffenheim), Nathaniel Clyne (Southampton) e Benteke (Aston Villa).


Saíram do clube, em definitivo, Brad Jones (Bradford City), Glen Jhonson (Stoke City), Steven Gerrard (LA Galaxy), Sebastián Coates (Sunderland), Iago Aspas (Sevilla), Javier Manquillo (Atlético Madrid), Sterling (Manchester City), Rickie Lambert (West Bromwich) e Borini (Sunderland). Os principais jogadores emprestados foram Balotelli (Milan) e Markovic (Fenerbahçe).

A temporada atual:

A temporada atual do Liverpool é, de longe, melhor que a temporada passada. Após a demissão de Bredan Rodgers, Jurgen Klopp assumiu o comando dos Reds. No campeonato inglês, o Liverpool se encontra na 7ª colocação com 30 pontos somados em oito vitórias, seis empates e cinco derrotas. Jurgen Klopp já acumula cinco vitórias, três empates e três derrotas nos 11 jogos que tem no comando da equipe.


Na FA Cup, o Liverpool fará a sua estreia na 3ª fase diante do Exeter City no dia 8/01. Já na Football League Cup, o Liverpool fará a semifinal contra o Stoke City nos dias 5/01 (ida - fora de casa) e 26/01 (volta - em casa) após ter passado por Carlisle United (1x1 - 3x2 p), Bournemouth (1x0) e Southampton (6x1).

Na atual edição da UEFA Europa League, o Liverpool liderou o seu grupo com sobras. Na fase de grupos, os Reds tiveram Sion, Rubin Kazan e Bordeaux como adversários. Liverpool com 10 pontos e Sion com nove, se classificaram para a fase seguinte. No mata-mata, o Liverpool enfrentará o Augsburg nos dias 18/02 (ida - fora de casa) e 25/02 (volta - em casa).

Ainda falta um semestre e, pelo menos por enquanto, o Liverpool tem chances de ser campeão em todas as competições que disputa. Será que o Liverpool voltará a conquistar grandes títulos nessa temporada? Não sei. Mas a certeza que tenho é de que, enquanto houver chances de título, vou acreditar. E quando essas chances se esgotarem, o Liverpool nunca andará sozinho, pois ainda estarei apoiando.

Postar um comentário

0 Comentários