Faça Parte

Retrospectiva 2015: Um ano espetacular

Todas as pessoas tem um pé atrás com o Arsenal, afinal, o time quando acha que vai engrenar destoa e acaba eliminado ou perde a chance de um título. Por oito anos foi assim, até mesmo em Carling Cup (hoje Capital One Cup). Mas em 13/14 e 14/15 finalmente a equipe conquistou o bicampeonato da Copa da Inglaterra. O ano de 2015 (ainda na temporada 14/15) trouxe outro patamar para o time, que já não sofria mais com lesões, tendo uma ótima sequência até atingir o 3º lugar na Liga. Para a temporada 15/16, esperavam-se voos maiores, como uma Premier League ou a tão sonhada Champions League. 

Janela escassa, título e Premier League:

É campeão! (Foto: Metro)
A janela de transferências trouxe apenas o excelente goleiro Petr Cech, ex-Chelsea. E, já no primeiro jogo, pela Community Shield, enfrentou o time onde é ídolo e, com gol de Ox Chamberlain, o Arsenal já começou a temporada 2015/16 com título. O primeiro jogo da Premier League reservou uma derrota inesperada em casa para o West Ham, com falhas de Cech, que já era questionado.

Porém o time se ajeitou, Cech foi se mostrando uma aquisição sensacional, não restando dúvidas de que será o goleiro Gunner por anos, em moldes parecidos com quando Jens Lehmann foi contratado, já acima de 30 anos, para dar uma maior segurança e experiência no gol. Mas nem tudo são flores, já que, na derrota para o West Brom, o Arsenal perdeu Coquelin (volta em final de fevereiro) e Cazorla (fora da temporada) com graves lesões, tendo que apostar em Arteta (que se machucou no mesmo jogo) e em Flamini, caindo em Wenger à responsabilidade por não ter contratado um primeiro volante na janela de verão.

O jogo que seria para ver até onde o Arsenal vai brigar foi contra o City, na 17ª rodada, foi quando o time jogou de maneira espetacular, vencendo apenas por 2-1, podendo ter sido 5-1 tranquilamente. Ali se viu que o Arsenal vai brigar pelo título da Premier League. O baque aconteceu na rodada seguinte, com uma derrota por 4-0 para o Southampton, quando se voltou a questionar o time. Mas tudo ficou normal no último jogo de 2015, vencendo o Bournemouth e assumindo a liderança.

Os destaques nesse ano são Mesut Özil, que é o líder em assistências na Premier League com 16 (oito a mais que o segundo colocado). Já Petr Cech chegou aos 170 clean sheets, quebrando o recorde que pertencia a David James, mas com 200 jogos a menos (isso é válido apenas para a ‘nova’ Premier League) e ainda o tão contestado Giroud, com 10 gols na Premier League e 5 gols na Champions League.

O melhor jogador de 2015 (Foto: Stuart MacFlane)
Fase de grupos da Champions League com extrema emoção:

Já na Champions League, o Arsenal quis dar uma emoção desnecessária a seu torcedor. Começou muito mal com derrotas para Dinamo Zagreb fora e Olympiacos em casa. Com o dever de vencer o Bayern de Munique em casa de qualquer jeito, o Arsenal se lançou ao ataque e numa brilhante exibição venceu e pôde respirar sobre aparelhos. Depois de sofrer 5-1 do Bayern na Alemanha e vencer o Dinamo, devia vencer o Olympiacos na Grécia por pelo menos dois gols de diferença. E em um hat trick impressionante de Giroud, se classificou de maneira espetacular.

Agora o Arsenal enfrentará simplesmente o temido Barcelona, onde tem dois caminhos: se vencer será um feito enorme para cima do melhor time do mundo. Se perder, vai focar todas suas forças na Premier League, onde é líder.

Esperamos que 2016 seja que nem 2015, um ano sensacional. E que venha mais títulos!

Henrique Charão (@ocharao)

Postar um comentário

0 Comentários