Faça Parte

Week 15: a luta por uma vaga nos playoffs marca a reta final da NFL

Cam Newton, novamente, comandou os Panthers rumo à vitória – a 14ª na temporada 
Restam apenas duas rodadas e vários times ainda sonham com uma chance de entrar em campo na pós-temporada da NFL. Cinco equipes poderiam garantir suas idas aos playoffs na 15ª semana. Destas, três carimbaram seus passaportes: Cincinnati Bengals, na Conferência Americana; Green Bay Packers e Seattle Seahawks, na Conferência Nacional.

Por outro lado, os resultados da rodada também tiraram vários times da briga pelos playoffs: Raiders e Bills na AFC; Rams, Buccaneers, Bears e Saints na NFC. Além disso, a Semana 15 garantiu aos Patriots a bye week e a manutenção da invencibilidade dos Panthers. Confira a seguir os destaques de todas as partidas:

Tampa Bay Buccaneers 23@31 St. Louis Rams
Com passes precisos de Case Keenum e um Tavon Austin explosivo, os Rams chegaram a 6ª vitória na temporada.  Keenum terminou a partida com 234 jardas, dois TDs e completou 14 de 17 passes.

Pelo lado dos Bucs, surgiram muitas dificuldades. Jameis Winston errou muitos passes e o ataque terrestre teve apenas alguns bons momentos. A defesa não conseguiu segurar o adversário, que conseguiu manter um placar elástico ao longo de praticamente todo o jogo.

New York Jets 19@16 Dallas Cowboys
A boa defesa do Jets e a falta de um QB decente em Dallas - Kellen Moore(!?) foi o titular - foram motivos que deram a vitória ao time de verde. Novamente a equipe do Cowboys só conseguiu produzir com seus running backs, McFadden teve 100 jardas. Após passar apagado semana passada, Dez Bryant voltou a receber um TD. Forçando quatro turnovers e cedendo apenas 176 jardas aéreas ao oponente, a defesa do time de Nova York contribuiu muito na partida.

Mesmo sem um ataque explosivo e um grande QB, New York vai sendo carregado pelo lado defensivo, embora Fitzpatrick e seus comandados tenham algumas boas aparições. Até então, isso vem deixando a equipe em condições de lutar pela vaga de Wildcard na AFC. Nos playoffs, com certeza será necessário muito mais, porém este mesmo time chegou à final da AFC em 2010 com Mark Sanchez sendo o Quarterback. Já em Dallas, é hora de pensar na temporada de 2016, atentando-se até para um possível substituto de Romo no draft, já que terão uma escolha bem colocada.

Kansas City Chiefs 34@14 Baltimore Ravens
O Kansas City Chiefs venceu o Baltimore Ravens, com ótima atuação do ataque, e deu um passo importante rumo aos playoffs. Já os Ravens, com Jimmy Clausen como quarterback titular, não conseguiram se impor na própria casa e já pensam na próxima temporada.

Houston Texans 16@10 Indianapolis Colts
Pela primeira vez na história, o Houston Texans conseguiu sair vitorioso de Indianápolis. A vitória, que veio de virada, coloca a franquia na liderança da AFC Sul e com um pé nos playoffs. Ao longo da partida, os ataques de ambas as equipes deixaram a desejar, com dificuldades para avançar e diversos turnovers. 

Atlanta Falcons 23@17 Jacksonville Jaguars
O Atlanta Falcons conseguiu uma vitória importante em cima dos Jaguars e ainda sonha com os playoffs. Depois de abrir uma grande vantagem no primeiro tempo, lembrando as grandes vitórias do início da temporada, os Falcons viram os adversários encostarem-se ao placar no final da partida e, por muito pouco, não sofreram a virada.

Chicago Bears 17@38 Minnesota Vikings
Apostando em seu ataque balanceado e no bom retrospecto contra os rivais de divisão, o Vikings não encontrou muitos problemas para bater Chicago em seus domínios. Teddy Bridgewater teve outra partida sensacional e se mostra um Quarterback cada vez mais pronto para o sucesso, conectando para 4TDs e também com boas corridas. Jogo corrido que foi complementado por Matt Asiata e Adrian Peterson, totalizando mais de 100 jardas pelo chão para Minnessota. Chicago já joga em ritmo de despedida e Jay Cutler teve partida razoável. Será interessante observar o seu futuro, após uma boa temporada em 2015, se o Bears voltará a confiar a ele o cargo de QB da franquia.

Chicago deve ter outra boa colocação no draft e o Vikings quase carimbou sua vaga nos playoffs. Só não acontecerá com duas derrotas e duas vitórias do Falcons. Entretanto, a equipe deve mesmo se classificar como Wildcard e o título de divisão ficando na mão do Packers. Tudo indica que os dois times já se enfrentam na primeira rodada dos playoffs, mas antes, se enfrentam em Green Bay na última rodada.


Tennessee Titans 16@33 New England Patriots
Garantido na bye week e a uma vitória da seed #1 da AFC, os Patriots venceram a fraca e já eliminada equipe dos Titans, em Foxboro. Com um primeiro tempo espetacular, tanto do ataque, como da defesa, os Patriots conseguiram estabelecer uma excelente vantagem, de 21 pontos, no placar até o halftime. Já no segundo tempo, o time somente administrou o resultado e produziu pouco.

Os destaques do jogo foram o RB James White e, na defesa, Chandler Jones, que forçou um fumble e chegou a 12.5 sacks na temporada, e Butler, ótimo marcador – como sempre –, conseguindo uma interceptação. Entretanto, as lesões seguem castigando a equipe de New England. Na última partida, o WR Danny Amendola e o SS Patrick Chung saíram de campo machucados.

Carolina Panthers 38@35 New York Giants
Em um dos jogos mais emocionantes da temporada até o momento, o Carolina Panthers sofreu, mas conseguiu manter a sua campanha perfeita, com 14 vitórias. Os visitantes chegaram a liderar por quatro touchdowns, mas cederam o empate ao New York Giants e só alcançaram a vitória em um field goal com o cronômetro zerado.

O jogo começou equilibrado. Contudo, o time de Nova York não soube aproveitar as oportunidades que teve, cometeu muitos erros e começou a ser atropelado – fato que só conseguiu reverter no último quarto. Os Panthers, mais uma vez, contaram com Cam Newton inspirado. O quarterback teve cinco passes para touchdown, além de uma corrida para 47 jardas. O esperado encontro entre Josh Norman e Odell Beckham acabou com a vitória do defensor e com o WR, claramente, descontrolado.

Buffalo Bills 25@35 Washington Redskins
Com quatro touchdowns lançados (acredite se quiser), Kirk Cousins comandou os donos da casa que, sem grandes dificuldades, derrotaram o Buffalo Bills. Apenas no terceiro quarto a equipe de Buffalo decidiu entrar na partida, mas a derrota já era praticamente irreversível.

Green Bay Packers 30@20 Oakland Raiders
Nenhum dos QBs esteve em seus melhores dias, Rodgers foi interceptado uma vez e Carr duas, sendo uma delas retornada para TD pelo calouro Damarious Randall. O jogo corrido dos dois times foi satisfatório, com respectivamente 103 e 120 jardas. Com esse equilíbrio e sem grandes atuações, o diferencial foi um FG a mais e o TD defensivo marcado pelo Packers, com a defesa dando outra amostra de que é capaz de ganhar jogos e segurar as pontas. O grande destaque da partida em geral veio do lado de Oakland, Amari Cooper. O rookie Wide Receiver recebeu para 120 jardas e dois TDs, demonstrando seu potencial para ser um top recebedor no futuro.

Green Bay garantiu sua vaga nos playoffs e agora busca confirmar o título da divisão Norte. O time chegou a 10 vitórias e quatro derrotas e tem parada dura na próxima semana, viajando até Arizona pensando numa melhor colocação na pós-temporada. O Raiders deu adeus às chances de playoffs e talvez à cidade de Oakland (o time pode se mudar para Los Angeles ano que vem), mas fica satisfeito com a notória evolução de seu jovem time nesta temporada.

Cleveland Browns 13@30 Seattle Seahawks
Jogando em casa, o Seattle Seahawks conquistou mais uma vitória depois de atropelar os Browns e encaminhou sua vaga nos playoffs. Russell Wilson teve uma excelente partida e, desde que estreou na liga, nunca ficou de fora da pós-temporada.
O jogo começou com uma campanha surpreendente dos Browns, que conseguiram um touchdown na conexão de Johnny Manziel com Gaby Barnidge, devidamente respondido por Russell Wilson em conexões com Doug Baldwin para dois touchdowns seguidos da dupla. Na volta para o segundo tempo, quem se destacou foram as defesas e os donos da casa precisaram somente administrar o placar até o final da partida.

Denver Broncos 27@34 Pittsburgh Steelers
Pela segunda semana consecutiva, ao venceram seu adversário, os Steelers ajudaram os Patriots – rodada passada a assumir a liderança da AFC e, agora, a garantir a bye week. Como esperado, foi um grande jogo. No primeiro tempo, o domínio foi dos Broncos, que foi para o intervalo com uma vantagem de 14 pontos. O quarterback Brock Osweiler lançou três touchdowns e correu para mais um. A defesa também fez um bom trabalho, interceptando Big Ben.

Entretanto, na volta do halftime, o Steelers assumiu o domínio da partida, com a defesa não permitindo tantos espaços na secundária e Antonio Brown, com 16 recepções, 189 jardas e dois TDs, sendo o grande destaque do jogo. Porém, como não poderia faltar emoção, no final do jogo, quando tudo parecia encaminhado para a vitória de Pittsburgh, Big Ben foi interceptado, dando Denver mais uma oportunidade de empatar a partida. Contudo, mais uma vez, a defesa dos donos da casa fez o seu papel e garantiu a vitória.

Miami Dolphins 14@30 San Diego Chargers
Ambas as equipes já entraram em campo sem chance de classificação aos playoffs. Com facilidade, o San Diego Chargers derrotou os Dolphins, no possível último jogo em casa da equipe na temporada. Philip Rivers e Danny Woodhead foram os destaques. Os donos da casa começaram bem a partida, marcando um touchdown já na primeira campanha, com passe de Rivers para Woodhead, 20 jardas e passou a dominar o jogo. Já o Dolphins, não conseguia mover a bola no ataque, nem parar o ataque adversário.

Cincinnati Bengals 24@14 San Francisco 49ers
No primeiro jogo do quarterback A.J. McCarron como titular do Bengals, a equipe de Cincinnati venceu, sem dificuldades, os 49ers, na casa dos adversários. O placar da partida só saiu do zero no segundo quarto, quando os Bengals anotaram três touchdowns e já encaminhavam a vitória. No segundo tempo, o Bengals tirou o pé do acelerador, e o ataque gerou apenas três pontos. A defesa, porém, continuou fazendo um bom trabalho e não deixou os donos da casa, já sem grandes pretensões na temporada – além de uma boa posição no draft, é claro – jogarem.

Arizona Cardinals 40@17 Philadelphia Eagles
Cardinals viajou até Philadelphia para massacrar os donos da casa em pleno Sunday Night Football. A tônica da equipe vem sendo a mesma das últimas semanas: ótimas atuações de Palmer, defesa dominante, controle do relógio, Floyd e Fitzgerald com boas recepções e um jogo corrido muito eficiente. Nesta partida em especial o jogo corrido foi além da expectativa, Johnson correu para 187 jardas e 3 TDs. Buccanon também se destacou na defesa com uma interceptação retornada para a endzone. Todos esses ingredientes do estilo de jogo da equipe de Arizona vêm formando um time muito forte e consistente, muito difícil de ser batido e com um plano de jogo definido. Sem dúvidas são um dos favoritos para chegar ao Super Bowl, especialmente jogando em seus domínios boa parte dos playoffs.

Pelo lado do Eagles, DeMarco Murray ficou extremamente frustrado por ter ficado quase o jogo todo no banco após uma polêmica essa semana, e de fato ele tem motivos, pois vale 45 milhões de dólares e poderia ter ajudado muito a equipe no ataque. Sam Bradford até jogava bem, mas as duas interceptações pioraram seus números. Com erros, turnovers e uma defesa ineficiente, a vitória tornou-se impraticável. Philadelphia decide sua vida nessas duas próximas semanas, onde enfrenta Redskins e Giants, dependendo ainda apenas de si para ir aos playoffs.



Detroit Lions 35@27 New Orleans Saints
Em partida com muitos pontos, os Lions venceram os Saints em New Orleans no Monday Night Football. As duas equipes já entraram em campo eliminadas da briga pelos playoffs e, mesmo jogando em casa, os Saints foram atropelados pelos adversários, até o segundo tempo, quando esboçaram uma reação, que não deu em nada.

Por: Janaína Wille (@janainawille) e José de Castro Neto.

Postar um comentário

0 Comentários