Faça Parte

Week 16 da NFL: penúltima semana da temporada regular


A Week 16 foi uma das mais loucas da temporada. Teve clássico na AFC North, Patriots deixando todos os torcedores revoltados, Colts perdendo as chances de playoffs, Raiders dando adeus ao ídolo, Panthers perdendo a invencibilidade e muito mais.

Para completar, essa semana ficará para sempre marcada no coração dos fãs brasileiros da NFL, que, pela primeira vez na história, terão um representante nos playoffs. Cairo Santos e o Kansas City Cheifs estarão na pós-temporada e prometem ser mais do que só uma franquia classificada. Para completar o maravilhoso momento, o Chiefs ainda pode ser campeão de divisão dependendo de uma combinação de resultados. Que ano.

Falta apenas uma semana. Quem sobreviverá?

San Diego Chargers 20@23 Oakland Raiders
Apesar da vitória, os fãs do Raiders saíram do “Coliseum”, ou “Coliseu”, com lágrimas nos olhos. Além da possível troca de cidade da franquia, que pode ir para Los Angeles, a partida marcou não só o possível último jogo em Oakland, mas também a despedida de Charles Woodson de casa. O jogador anunciou aposentadoria nas últimas semanas e fará sua última partida no encerramento da temporada regular.
Com a bola em jogo, as duas equipes lutaram muito pela vitória e fizeram um confronto muito equilibrado. Quando uma franquia se destacava, a outra logo chegava perto e não deixava a vantagem ficar muito grande. Tanta disputa levou a partida para a prorrogação, que começou com um FG de Oakland na primeira posse e um ótimo trabalho defensivo quando o Chargers entrou em campo, deixando a vitória no Coliseu.
Vocês me receberam de braços abertos como se eu nunca tivesse ido embora. Apesar deste ser meu último jogo no “Coliseum”, saibam que nunca deixarei vocês. Vai Raiders!”. – Charles Woodson

Washington Redskins 38@24 Philadelphia Eagles
Com a vitória sobre o rival de divisão, Washington leva a disputada NFC East e garante sua passagem para a pós-temporada. Em mais um bom jogo do QB Kirk Cousins, lançando para 365 jardas, 04 TDs e sem interceptação, tendo seu tight end Jordan Reed alcançando 129 jardas recebidas e 02 TDs, o Redskins saiu de campo com uma vitória fácil, tendo o Eagles assustado apenas nas primeiras campanhas e em outros raros flashes durante o jogo. Mesmo com Bradford jogando razoavelmente bem, NADA funcionou na equipe da casa, que passou a vergonha de sofrer mais de 30 pontos para um rival, perder a vaga nos playoffs e sair vaiado do Lincoln Financial Field. DeMarco Murray se mostrou uma das contratações mais fracassadas da temporada, tendo em vista o dinheiro gasto no running back. Um time cheio de erros ofensivos e defensivos, turnovers, falta de sincronia e uma defesa cansada cheia de espaços, esse é o resumo do Eagles de Chip Kelly nesta partida e em boa parte da temporada.
A verdade é que o time não mereceu mesmo alcançar os playoffs e a vaga caiu nas mãos do menos cotado no início da temporada, porém o Redskins foi evoluindo, apresentando um jogo consistente ao longo das semanas e alcançou o feito. Resta saber qual será o futuro de Chip Kelly e seus comandados, até mesmo Bradford, pois após fazer muito barulho, o técnico e suas contratações não surtiram efeito, com o esquema de jogo ineficiente e já batido e alguns problemas no vestiário.

Carolina Panthers 13@20 Atlanta Falcons
Jogando como azarões, os Falcons tinham a ingrata missão de derrotar a única equipe invicta no torneio. O jogo começou e tudo indicava que os Panthers, liderado por Cam Newton, alcançariam mais uma vitória. Já no primeiro drive a equipe de Carolina não teve dificuldades e, com uma campanha de pouco mais de quatro minutos, logo alcançou a endzone, inaugurando o marcador.
O que aconteceu a partir daí foi praticamente um novo jogo. O ataque dos Falcons esteve bem e as duas equipes não comprometeram defensivamente. Venceu a imposição do ataque do time da casa, que, com o apoio da torcida, derrotou o último invicto da temporada.

Pittsburgh Steelers 17@20 Baltimore Ravens
Ainda que esteja em crise, o Ravens não deixou que o clássico mais disputado da NFL perdesse suas características. O Steelers esbarrou muito na defesa de Baltimore, que finalmente funcionou e conseguiu auxiliar bem o novo ataque formado pelo QB Ryan Mallett, recém-contratado da franquia. O jogo foi todo equilibrado, mas uma interceptação em Big Ben resultou em field goal do time da casa e acabou definindo a vantagem até o fim da partida.

Dallas Cowboys 6@16 Buffalo Bills
Na estreia do QB Kellen Moore como titular pelos Cowboys (o 4º QB da temporada), apareceram os mesmos problemas já conhecidos por todo mundo. Como era um jogo de dois eliminados, muitos jogadores jovens apareceram para ver se podem conseguir um espaço no roster para temporada que vem. O QB do time texano começou muito bem, conectando passes longos para o WR Brice Butler, que foi destaque. Mas chegando à redzone, FG. Bills conseguiu um TD com Karlos Williams, e no último drive do primeiro tempo chegou até a linha de 4yds, mas Tyrod Taylor foi interceptado pelo CB Deji Olatoye. Os 3º e 4º quartos o Bills dominou uma defesa cansada dos Cowboys, marcando um TD em corrida longa de Mike Gilislee. Kellen Moore depois de um bom começou, caiu demais e até foi interceptado.

San Francisco 49ers 17@32 Detroit Lions
Equilíbrio. Essa é a palavra que definiria os dois primeiros quartos do jogo. 49ers, liderados por Gabbert, incomodavam a equipe de Detroit, que não deixava por menos e trocava vantagem no marcador.
Porém, a equipe de Santa Clara não aguentou o ritmo do jogo e, pouco a pouco, foi cedendo espaços e vendo os Lions abrirem vantagem e se distanciarem no placar. O jogo foi tecnicamente bom dentro da limitação dos dois times, que já não tem chances de playoffs.

Cleveland Browns 13@17 Kansas City Chiefs
Depois de ficar no “quase” na temporada passada, o Chiefs chegou aos playoffs e, como dito anteriormente, Cairo Santos escreveu seu nome na história do esporte. O jogo foi calmo e Kansas conseguiu controlar com facilidade o Browns, não deixando que os adversários ameaçassem tanto o resultado.

Indianapolis Colts 18@12 Miami Dolphins
Em uma partida fraquíssima, os Colts derrotaram os Dolphins em Miami. Contudo, ainda dependem de um pequeno milagre, mais precisamente dez resultados favoráveis, para avançar aos playoffs. Os visitantes logo tomaram a frente no placar, com um safety – que foi, inclusive, o quarto cedido pelos Dolphins na temporada. A defesa dos Colts conseguiu, ao todo, 06 sacks e 10 tackles atrás da linha de scrimmage, o que dificultou consideravelmente a vida de Ryan Tannehill.

New England Patriots 20@26 New York Jets
Em Nova York, venceu quem realmente foi a campo interessado na vitória. Apesar do delicioso clima de rivalidade, que sempre é marca do confronto, o primeiro tempo foi morno. Os Jets aproveitaram o cochilo dos visitantes – que, claramente, já estão com a cabeça nos playoffs – e anotaram um touchdown, com Brandon Marshall, e um field goal; enquanto os Patriots haviam apenas chegado a um FG, com o Sr. Automático Gostkowski. Com uma linha ofensiva cheia de desfalques, e ainda com a lesão de Sebastian Volmer no começo da partida, os Jets conseguiram pressionar muito Tom Brady.
Após um primeiro tempo sofrível, tanto da defesa como do ataque, a equipe de New England pareceu ter acordado na etapa final e devolveu a esperança ao torcedor patriota. No two minute warning o ataque finalmente fez o que todos estão acostumados a ver e os Patriots empataram a partida, levando para a prorrogação.
O overtime foi um desastre total para os Pats. E olha que até começou bem, com a equipe vencendo no cara ou coroa. Entretanto, uma atitude equivocada rendeu ao time a sua terceira derrota na temporada: a equipe escolheu começar defendendo – vale lembrar que, na NFL, cada equipe tem direito a uma posse de bola, mas a partida é encerrada no caso do touchdown.  Os Jets avançaram e mataram o jogo. Decepcionante para a torcida de New England, levando em conta todo o esforço da equipe para levar a partida à prorrogação.

Chicago Bears 26@21 Tampa Bay Buccaneers
As duas equipes entraram em campo sabendo que a partida não valia nada, mas acabou sendo um jogo interessante para assistir. As franquias erraram em alguns aspectos, o que justifica que ambas estão fora da pós-temporada, mas conseguiram marcar alguns TDs e equilibraram o resultado por conta dos field goals.

Houston Texans 34@6 Tennessee Titans
QUEM PARA BRANDON WEEDEN? Primeira vitória do QB em 12 jogos começando como titular e logo uma vitória acachapante contra um possível 1st pick do draft, ainda mais sem o QB Marcus Mariota. O jogo já começou com o RB Antonio Andrews sofrendo um fumble que foi retornado pra endzone. Foi tanta facilidade dos Texans que Weeden numa 3rd and goal correu 10yds pra endzone. Mais uma vez tivemos um show do WR DeAndre Hopkins, pro bowler, e uma defesa completamente dominante. Agora os Texans precisam vencer os Jaguars, caso sejam derrotados, necessitam de nove combinações para perderem a divisão para os Colts.

Jacksonville Jaguars 27@38 New Orleans Saints
Em um jogo de dois eliminados, Drew Brees se prevaleceu sobre Blake Bortles. Os Saints começaram a todo vapor, com TD's longos e interceptações de uma das piores defesas da história da NFL. Mas a evolução de Blake Bortles nessa temporada é absurda, se mostrando um franchise QB, tendo uma bela sintonia com os seus WR's. Destaque para o WR Brandin Cooks, que passou das 100yds no primeiro tempo, além de 01TD. Os Jaguars enfrentam os Texans, já os Saints enfrentam os Falcons.

Green Bay Packers 8@38 Arizona Cardinals
O Packers foi surrado pelo Arizona em Phoenix. Parecia um jogo de profissionais contra amadores em certos momentos. O time da casa foi totalmente dominante, após um primeiro quarto que terminou 0 x 0, Green Bay se descarrilou com diversos three and outs, drops, interceptação na endzone e fumbles retornados para TD, erros em sequência que jamais são permitidos em jogos da NFL. Méritos ao Cardinals que impôs a Aaron Rodgers a pior derrota de sua carreira. O ataque que vinha muito bem recentemente manteve um bom jogo, mas sem grandes números, o maior destaque vai para a defesa, que forçou 09 sacks, 04 fumbles, 01 interceptação e marcou 02TDs.
Com a vitória, Arizona garante a folga na primeira rodada dos playoffs e ainda pode terminar em primeiro da NFC após a derrota do Panthers. Já o Packers, está garantido nos playoffs, mas terá que mostrar muita evolução após essa derrota para poder sonhar com qualquer sucesso no mata-mata. Na próxima e última rodada, Green Bay recebe o Vikings no Sunday Night Football, valendo o título da NFC North e, consequentemente, uma melhor colocação nos playoffs.

O aniversariante Carson Palmer perdeu uma aposta e teve que entrar em campo com essa roupa para o aquecimento antes da partida contra o Green Bay Packers.
St. Louis Rams 23@17 Seattle Seahawks
De maneira surpreendentemente, o St. Louis Rams, jogando fora de casa, venceu, com autoridade, a equipe do Seahawks. Destaque para a defesa, que conseguiu frear as investidas do adversário, e também para o jogo corrido da equipe. O Seahawks ainda tentou se recuperar no final da partida, mas inutilmente.

New York Giants 17@49 Minnesota Vikings
A NFL é uma liga de alto nível e por isso não são raros os resultados surpreendentes. Alguns ocorreram no domingo. Não no SNF. Sem seu principal jogador de ataque – o WR Odell Beckham Jr que cumpria suspensão imposta pela liga – o NY Giants foi até Minnesota e sequer serviu de sparring para o Vikings. Dominantes nas trincheiras, com um jogo corrido consistente e uma defesa que não perdoou os erros do QB Eli Manning [foram 03INTs no jogo, uma retornada para TD] a equipe local passeou no TCF Stadium [último jogo da temporada regular no estádio, pois ano que vem será usada uma nova casa pela franquia, em fase final de construção].  O QB Teddy Bridgewater fez um jogo bem tranquilo enquanto o RB Adrian Peterson foi novamente peça decisiva no ataque dos Vikings. Os nova-iorquinos não têm mais chances de disputar à pré-temporada - fato que se repete pela quarta temporada seguida. O Vikings não apenas está garantido nos playoffs como pode vencer a NFC North em confronto direto com o Green Bay Packers no próximo domingo.

Cincinnati Bengals 17@20 Denver Broncos
As duas primeiras campanhas ofensivas do Bengals foram um manual de como um ataque deve se portar mesmo comandadas pelo QB reserva, AJ McCarron. Campanhas duradouras (mais de 7 minutos), conversões de terceiras descidas, passes e corridas equilibradas... Resultado: 02TDs e 14 a 0 para os visitantes, um resultado surpreendente até então contra uma das melhores defesas da NFL, jogando fora de casa.
Os times foram para o intervalo com o placar de 14 a 3 para o Bengals, mas a conversa de vestiário parece ter surtido efeito lá em Denver. Na volta, os donos da casa mostraram porque é uma das melhores defesas da NFL e Brock Osweiller deu mais motivos para apostarem na sua titularidade. Mesmo assim, a partida foi para a prorrogação com o erro do chute de 42 jardas de McManus no último lance. Na prorrogação o Broncos conseguiu converter um field goal em seu primeiro drive e na campanha decisiva do Bengals a defesa apareceu novamente, com muita pressão e recuperando um fumble que garantiu a vitória e a vaga nos playoffs, para delírio da torcida.
Cincinatti sai de cabeça erguida, pois lutou o jogo todo contra um grande adversário, mas a eventual perda da folga na primeira semana dos playoffs pode atrapalhar muito a equipe, pois seu QB titular Andy Dalton não deve voltar a tempo. Entretanto, a fórmula para a vitória mesmo com McCarron está no vídeo do início do jogo de hoje, com uma defesa forte e um ataque muito sincronizado. Do lado de Denver a equipe está, no momento, garantindo a folga da primeira semana, mas tudo depende da última rodada e com uma derrota o time pode até mesmo classificar-se de Wildcard, perdendo todos os benefícios. A grande dúvida fica por parte da lenda Peyton Manning, será que ele volta para sua última disputa de playoffs? Se ele tem condições ou se a comissão técnica não vai preferir Osweiler, só o tempo dirá, o importante é que o time garantiu o seu acesso.


Por: Janaína Wille (@janainawille), Mariana Sá (@imastargirl), Alex Rolim (@rolimpato), José de Catro Neto, Marcilio Viana (@MarcilioVM).

Postar um comentário

0 Comentários