Faça Parte

Arsenal, uma história!

O ano era 1886, o expediente na famosa fábrica de armamentos Woolwich Arsenal Armament Factory havia terminado. Mas os trabalhadores não falavam da alta demanda que a fábrica tinha com a possibilidade eminente de mais guerras serem declaradas pela Europa e o resto do Mundo.

A fábrica Woolwich Arsenal
O assunto era bem mais leve. Cansados de fabricar armas que tiravam vidas de inocentes e que traziam mais tristeza do que alegrias, alguns trabalhadores começaram a pensar em algo para se distrair, se esvair daquele ambiente pesado, esquecer a pólvora e o ferro com que as armas eram fabricadas.

Na Inglaterra, o foot-ball se difundia cada vez mais, o esporte era utilizado como melhor forma de diversão, simples, fácil de jogar. Era só encontrar algo redondo e chutar, dois grupos se formavam, duas traves eram improvisadas e o jogo começava. Sem armas, sem guerra, só uma bola e uma rivalidade saudável, uma chance de derrotar o adversário sem precisar sujar as mãos com pólvora.

As tardes de setembro eram frias, mas agradáveis, um típico clima do outono londrino que propiciava bons encontros. Os dias são mais curtos nessa época do ano em Londres, de modo que a noite já começava a cair quando os trabalhadores saíam da fábrica. A ideia do grupo de operários de transformar os jogos sem compromissos em um time ficava cada dia mais forte.

Até que no dia 30 daquele mês, foi oficialmente fundado o Dial Square Foot-ball Club. A semana de treinos foi intensa, o ambiente era de expectativa e ansiedade, dentro de 11 dias teriam seu primeiro jogo e os adversários do Eastern Wanderers estavam curiosos para saber o que os fabricantes de armas poderiam apresentar.

O mês do Natal chegou, as primeiras decorações começavam a aparecer, o ambiente não podia ser melhor para a estreia do recém-criado Dial Square FC. No dia 11 daquele mês, os dois times entraram em campo e não se sabe se os operários da fábrica eram realmente bons, ou se os jogadores do Eastern Wanderers não acreditavam que um bando de operários podia derrotá-los e não deram o melhor de si. Mas o desfecho foi uma incrível vitória por 6 gols a 0 em favor do Dial Square. O ambiente entre os fabricantes de armas não podia ser melhor e a notícia correu pela cidade.

Os primeiros atletas do Dial Square FC
Londres vivia aos pés da realeza e as origens das pessoas eram muito valorizadas, o grupo de trabalhadores então resolveu homenagear a nobreza e sua origem mudando o nome para Royal Arsenal. O que começou como mera diversão para se esvair das responsabilidades na fábrica passou a ficar cada vez mais sério e a exigir mais comprometimento dos envolvidos.

Durante cinco anos, o Royal Arsenal viajou pela cidade e pelo país, desafiando clubes e jogando campeonatos e taças amadoras. Aquilo que era diversão virou parte da vida dos trabalhadores, então em 1891 o clube resolveu buscar ainda mais suas origens mudando mais uma vez o nome do clube, dessa vez passou a se chamar Woolwich Arsenal, remetendo o nome diretamente a fábrica onde tudo começou e difundindo seu nome pela Inglaterra.

Foi nesse mesmo ano que decidiram que era hora de levar as coisas mais á sério, o sucesso do clube praticamente os obrigou a se profissionalizar e tentar um lugar nas ligas principais do país. O sonho virou realidade em 1893 quando o Waolwich Arsenal entrou para a segunda divisão inglesa. A virada do século foi ótima para o novo clube Londrino e onze anos depois de entrarem no futebol profissional alcançaram a primeira divisão em 1904.

Arsenal Stadium, em Highbury
Henry Norris era o prefeito da cidade metropolitana de Fulham no ano de 1910 e um grande fã do foot-ball, era conselheiro do Fulham FC, mas queria ir mais além. O Woolwich Arsenal passava por dificuldades financeiras na primeira divisão e abriu venda de suas ações, na esperança de conseguir dinheiro e não declarar falência. Norris viu ai sua oportunidade, comprou a maioria das ações e se tornou dono e presidente do clube.

Norris percebeu que o clube precisava se mudar, estava muito ligado a fábrica de armas e não agregava torcedores por toda Inglaterra. Henry era muito amigo do arcebispo Randall Davidson e conseguiu sua assinatura para ficar com o terreno onde estava a St John’s College of Divinity em Highbury. Foi nesse local que em 1913 foi inaugurado o Arsenal Stadium e no ano seguinte o clube retirou o Woolwich do nome e passou a se chamar apenas Arsenal Foot-ball Club.

Em 1919, a liga de foot-ball voltaria com as atividades após o término da primeira guerra mundial. Henry serviu como oficial de recrutamento na terceira artilharia de Middlesex. Sua contribuição foi tamanha que ele foi nomeado cavaleiro da corte real e recebeu o título honorário de coronel pelos serviços prestados a Rainha.

A liga de futebol precisava definir os participantes da primeira divisão depois que paralisou a temporada de 1914-15 em decorrência da guerra. A influência do agora cavaleiro Sir Henry Norris foi determinante para o Arsenal ter um lugar na elite do futebol inglês, desbancando em uma votação na liga o Tottenham, que veio a se tornar o maior rival do clube no decorrer da história.

A entrada de Wembley, em 30/05/2015
96 anos se passaram dos episódios narrados, o cenário agora é o vestiário do lendário Estádio de Wembley, reformulado para se tornar um dos templos do futebol mais modernos do mundo. Alexis, Walcott, Ozil, Ramsey e o resto do elenco aguardam ansiosos pela hora de subir ao gramado e escrever mais um capítulo da história do clube.

Dono de 11 títulos da Copa da Inglaterra, torneio que já era disputado quando os operadores da fábrica de armas decidiram se reunir para jogar bola e se divertir, o Arsenal teve no dia 30 de maio de 2015 a chance de alcançar a hegemonia na competição, chegar ao 12º título e passar os rivais do Manchester United.

A tarde era agradável em Londres, Wembley recebia mais de 80.000 torcedores de Arsenal e Aston Villa, o clima de decisão tomou conta da cidade. E o maior de Londres não decepcionou seus aficionados, uma vitória tranquila por 4 a 0 garantiu a festa dos Gunners e a cidade foi pintada de vermelho em uma comemoração sem hora para terminar.

Os trabalhadores da Woolwich Arsenal Armament Factory em 1886 jamais imaginariam tamanha festa, jamais pensariam que o que começou como uma simples diversão se transformaria no maior clube de futebol de Londres. O sonho de simples operários fabricantes de armas e de um cavaleiro inglês condecorado depois da primeira guerra mundial virou realidade.

Os Gunners mantiveram suas origens, mas hoje travam batalhas dentro do campo de futebol, sua principal arma é a vontade de vencer, seu principal alvo é o gol, seus principais soldados usam chuteiras e sua principal motivação é a torcida. O Arsenal segue como o clube inglês há mais tempo na primeira divisão inglesa, desde que Sir Henry Norris colocou o time na elite em 1919 e agora é maior campeão da Copa da Inglaterra, o primeiro e mais antigo torneio de futebol do mundo, que assim como o Arsenal, manteve suas tradições e se mantém vivo até hoje.

Postar um comentário

0 Comentários