Faça Parte

Atuação sofrível em amistoso inaugura o preocupante 2016 do Botafogo

De volta à elite do futebol brasileiro, o Botafogo versão 2016 fez sua primeira exibição na temporada. Foi apenas um amistoso, mas o suficiente para deixar os torcedores alvinegros preocupados com os rumos que o clube vai tomar ao longo do ano. O adversário escolhido para o primeiro teste foi a Desportiva Ferroviária, tradicional clube do Espírito Santo (local escolhido pelo alvinegro para a realização da pré-temporada). O elenco comandado por Ricardo Gomes, bem diferente daquele que encerrou o ano de 2015, encontrou dificuldades e perdeu por 2 a 1 para a equipe capixaba. O Glorioso, de volta ao Rio de Janeiro, agora se prepara para a estreia do Campeonato Carioca, sábado, dia 30, diante do Bangu.

O JOGO

A Desportiva foi quem ditou o ritmo do jogo. Nos primeiros 10 minutos, o adversário chegava à área do Botafogo com extrema facilidade, quando e como quisesse. Logo aos 11 minutos, o agora integrante da lista negra botafoguense, o zagueiro Willyan, subiu mais alto que Bruno Silva e abriu o placar. Desportiva 1 a 0. Na comemoração, o jogador, ex-Flamengo, provocou o Botafogo fazendo o gesto chororô (não preciso lembrar, né?).

O gol tomado parecia ter dado novo gás ao Glorioso, que, minutos depois, mais precisamente aos 17', empatou a partida. Luis Ricardo fez boa jogada com Diego e ele cruzou para Gegê, que apenas empurrou para o fundo das redes.

Gegê comemora o gol de empate (Foto: Vitor Silva/ SS Press/ Botafogo Oficial)
O Botafogo passou a arriscar mais no jogo, embora não levasse grande perigo, ao contrário da Desportiva, que continuava pressionando e causando sustos ao melhor goleiro do Brasil. O time capixaba até poderia ter desempatado ainda no primeiro tempo, mas teve um gol anulado em lance bem difícil. Já a principal chance do Botafogo saiu dos pés de Bruno Silva, que arriscou de longe e quase virou o placar. A bola passou por cima da meta de Felipe. O Alvinegro ainda teve chance de virar com Rodrigo Lindoso, que furou e matou qualquer possibilidade de gol.

O Botafogo voltou o mesmo para o segundo tempo, mas, ao longo da etapa final, o treinador Ricardo Gomes foi promovendo alterações na equipe (10 ao todo) que não adiantaram. O gol que sacramentou a vitória da Desportiva saiu aos 13 minutos. Foi praticamente um replay do primeiro, afinal, foi marcado por Willyan novamente. E de novo de cabeça, com facilidade. Perdido, o Botafogo tentava, aos trancos e barrancos, ao menos empatar. Diego Barbosa, um dos reforços, cruzou para o jovem Marcinho, que furou. No fim, vitória do adversário com direito a um olé sonoro. O resultado ligou o alerta no clube de General Severiano.

OBSERVAÇÕES

Talvez, eu disse talvez, seja cedo para qualquer análise mais pessimista, embora reconheça as dificuldades vividas pelo clube. Vale lembrar que jogadores importantes, como Neilton e Sassá estão se recuperando de lesão. Joel Carli e Gervásio Nuñez, alguns dos reforços gringos, também não atuaram (foram poupados). E tem ainda os reforços que serão contratados e que, em breve (se Deus quiser), estarão à disposição. Jefferson, após o jogo, deixou claro que novos nomes precisam chegar.

A atuação foi sofrível, mesmo. Muitos erros de passe, alguns até bobos, constantes vacilos na defesa e no ataque e falta de entrosamento contribuíram para isso.

É um absurdo que, em pleno 2016, eu seja obrigado a ainda ver Octávio, Gegê e Lucas Zen vestirem a camisa do Botafogo. A diretoria insiste que não há motivo para a torcida se preocupar. Ok.

Apesar das dificuldades, a diretoria do Botafogo vai ter que encontrar um jeito de contratar. A CND (Certidão Negativa de Débito), que viabilizará maior 'folga' no orçamento alvinegro, está demorando a ser liberada. Sem dinheiro, não há milagre que resolva.

O time que encerrou o amistoso tinha NOVE jogadores oriundos da base, alguns ainda inexperientes. Isso talvez sirva para mostrar como o elenco é carente e que a solução encontrada pela diretoria é a velha e às vezes promissora base.

FICHA DO JOGO

Botafogo 1
Jefferson, Diego (Octávio), Renan Fonseca (Igor Rabello), Emerson (Emerson Silva), Diego Barbosa (Jean); Bruno Silva (Lucas Zen), Rodrigo Lindoso (Dierson), Luis Ricardo (Marcinho), Damian Lízio (Leandro), Gegê (Fernandes); Luis Henrique (Ribamar). Técnico: Ricardo Gomes.

Desportiva Ferroviária 2
Felipe, Sorriso (Dilsinho), Willyan, Rafael Olioza (David), Tata (Moreira); Ivan, Vandinho, Jefferson Fernandes (Rominho), Mateus (Paulo Vitor); Kleuber, Madsson (Diogo Godinho). Técnico: Erich Bomfim.

Estádio: Kléber Andrade (ES).
Árbitro: Devarly Rosário (ES).
Assistentes: Edson Santos (ES) e Fábio Faustino (ES).
Gols: Willyan (11' do 1º T), Gegê (17' do 1º T), Willyan (13' do 2º T).
Cartão amarelo: Bruno Silva.
*Público e renda não foram divulgados.

Por: Gabriel De Luca (@biel_dluca). 

Postar um comentário

0 Comentários