Faça Parte

Guia do Campeonato Paraense 2016

Arte via: Site campeonato Paraense
O Campeonato Paraense de Futebol de 2016 será a centésima quarta edição do certame, organizado pela Federação Paraense de Futebol (FPF). Os direitos de transmissão de televisão para a TV aberta pertencerão à TV estatal Rede Cultura de Comunicação.

O campeonato garante o direito a uma vaga na Série D conforme o desempenho e pontuação final das equipes, exceto os que disputam o Campeonato Brasileiro das Séries B e C, e o Águia, que possui vaga garantida na série D por ter sido rebaixado em 2015. Já os três primeiros colocados disputarão a Copa do Brasil de 2017.

O Campeonato Paraense, competição que reúne times de todas as regiões deste enorme estado, sendo assim a competição que une o povo paraense diante de sua grande paixão, o futebol. O campeonato possui muitas peculiaridades, como as longas viagens, cansativas e desafiantes, os gramados pesados das chuvas do inverno amazônico, as torcidas vibrantes e apaixonadas do interior e da capital, os jogos sempre com muitos gols e imprevisíveis, entre outras coisas que vemos neste estadual.

Uma curiosidade que temos no estadual deste ano é que pela primeira vez na história teremos uma cidade do interior com mais participantes que a capital, Santarém contará com três representantes, estes são, São Raimundo, seu rival São Francisco e o jovem Tapajós, enquanto a capital conta apenas com a dupla RExPA. Este ano, teremos a volta de dois gigantes do futebol paraense a elite, estes são Águia de Marabá e São Raimundo, este segundo detentor de um título nacional, a série D 2009.

O campeonato conta com 10 times, divididos em dois grupos de cinco "A1" e "A2", no primeiro turno, as equipes do mesmo grupo se enfrentam tendo um time em cada rodada 'descansando', e os dois times de melhor campanha de cada grupo se classificam e enfrentam os classificados dos outros grupos nas semifinais e os vencedores vão pra grande final disputar a taça cidade de Belém em dois jogos de ida e volta.

Arte mostrando os dois grupos do campeonato
Via: DOL- Diário on line
No segundo turno, os grupos se enfrentam, e os dois times com as melhores campanhas de cada grupo se classificam e enfrentam os classificados dos outros grupos nas semifinais, em regime de mata-mata, e os vencedores vão pra grande final disputar a taça estado do Pará em dois jogos de ida e volta. Os vencedores de cada turno se enfrentam para definir o grande campeão Paraense que erguerá a taça Açaí, também em dois jogos no regime de mata-mata e jogos de ida e volta. Entretanto, se o campeão do primeiro turno for também campeão do segundo turno, este é automaticamente declarado campeão paraense.

O campeonato começa no dia 30 de janeiro em Santarém com a partida entre São Raimundo e Tapajós válido pelo grupo A2.

Veja agora um resumo dos times que irão disputar o campeonato:
Águia de Marabá
Fundação: 22 de janeiro de 1982
Estádio: Estádio Zinho de Oliveira
Capacidade: 4.200
Mascote: Águia

2016 vêm para ser o ano do recomeço do Águia, após dois anos fora da elite do Campeonato Paraense e um amargo e doloroso rebaixamento a Série D em 2015, o azulão quer mostrar sua força e voltar a incomodar os grandes da capital como fazia. Para isso o time mais uma vez comandado por João Galvão, manteve seus principais jogadores do elenco de 2015, como o meia e artilheiro do time Flamel, os volantes Mael e Analdo e o zagueiro Charles. As contratações do clube foram poucas, devido à crise financeira que o clube vive, dentre elas, destaca-se o retorno do lateral direito Léo Rosa e do atacante Valdanes, velhos conhecidos da torcida marabaense, outro destaque é o zagueiro Rodrigo Miguel de 32 anos que já teve passagens por grandes clubes como Atlético Mineiro e Guarani.

O Azulão de Marabá tem como grande objetivo do campeonato, a ida para as semifinais dos turnos e uma possível ida as finais com o título, o Águia está no Grupo A1 e estreia contra o Remo em Belém no dia 31 de Janeiro.

Principal contratação: O retorno do Atacante Valdanes.

Clube do Remo
Fundação: 5 de fevereiro de 1905
Estádio: Estádio Evandro Almeida (Baenão)
Capacidade: 17.518
Mascote: Leão

O Clube do Remo segue seus preparativos para a temporada 2016, fisicamente e taticamente, naquela famosa pré-temporada, que deixa muito torcedor aflito com falta de jogos e vários boatos rolando pela imprensa esportiva. O maior triunfo do Clube do Remo no começo de 2016 foi à permanência do maestro Eduardo Ramos, um dos principais responsáveis pelas conquistas da última temporada.

O Fenômeno Azul espera ter mais um ano com título, se falando de Paraense. Aquele título que muitos desdenham, mas conquistá-lo é considerado uma obrigação. Uma competição difícil, com gramados pesados, onde clubes interioranos formam verdadeiras sucatas do futebol paraense, e ainda tem o tradicional clássico Rei da Amazônia. O tricampeonato é o grande desejo do primeiro semestre azulino. O atacante Ciro, com passagens por Fluminense-RJ, Sport-PE, é a contratação mais badalada desse primeiro momento azulino, mas sua estreia com a camisa do Remo deve ser adiada para a segunda rodada. E a torcida azulina terá o prazer de ver a reedição da dupla Eduardo Ramos e Ciro, que jogaram juntos no Sport Recife, em 2010.

Entrega, raça e comprometimento. São esses três requisitos que toda a nação azul quer para 2016. O remo está no grupo A1 da competição e estreia em Belém no dia 31 contra o Águia de Marabá no mangueirão.

Principal contratação: A contratação do atacante Ciro e a permanência do meia Eduardo Ramos.

Independente Atlético Clube
Fundação: 28 de novembro de 1972
Estádio: Estádio Municipal Antônio Dias (Navegantão)
Capacidade: 8.200
Mascote: Galo

O Galo elétrico vem de um Parazão “quase perfeito”. O tricolor de Tucuruí venceu o primeiro turno em cima do Parauapebas, e foi vice-campeão do campeonato, perdendo para o Remo. Entretanto, na Copa Verde foi bem diferente, o clube não conseguiu passar nem da primeira fase, sendo eliminado pelo Brasília. O time é conhecido por ter feito história quando em 2011 se tornou o primeiro clube do interior campeão estadual, quebrando um tabu centenário, o título foi conquistado em cima do Paysandu.

Para o novo ano, o Galo elétrico fez boas contratações. Os melhores nomes são os atacantes Jayme (revelado no Remo), Monga (vice-artilheiro do Parazão em 2015) e Daniel Papa-léguas (artilheiro da segundinha). Além destes, outras contratações foram feitas, como, o meia Fabricio (com passagem apagada pelo Remo), o volante Billy (ex-Paysandu) e o lateral-direito Pedro Balú, que tem a difícil missão de substituir Léo Rosa. Dos remanescentes, o destaque é o técnico Lecheva, ano passado sendo considerado o melhor técnico do Paraense, junto ao goleiro Alencar Baú.

O tricolor folgará na primeira rodada e fará sua estreia em casa, no dia 4 de fevereiro, contra o Paysandu. O Independente está no grupo A2 do Campeonato, e vem como um dos grandes favoritos ao título.

Principal contratação: Os atacantes Monga e Jayme.

Paragominas Futebol Clube
Fundação: 6 de março de 2012
Estádio: Arena Verde
Capacidade: 15.000
Mascote: Jacaré

O Paragominas vem de um 2015 difícil, no primeiro turno do Campeonato Paraense, o verdão não conseguiu nem passar de fase, amargando um quarto lugar no seu grupo. No segundo turno, o time conseguiu se classificar para as semifinais, mas acabou sendo eliminado pelo Remo.

E 2016 poderia nem existir para o Jacaré que estava afundado em problemas internos e dívidas, pensado até em desistir de disputar o campeonato por falta de recursos para contratações e pagamento das dividas. A história mudou, o clube ganhou um novo presidente, e conseguiu fazer suas contratações e formar um elenco. Entre as mais de dez contratações, a mais importante é a volta do atacante Aleilson (que brilhou no clube em 2013 e estava no Remo). O alviverde anunciou também a volta do atacante Beá, e a contratação do zagueiro Bruno Oliveira (ex-Remo), entre outros. Lourinho, Lukinhas, Rondinelli e Robinho são alguns dos jogadores que se manteram no elenco que será comandado por Mariozinho (ex-Desportiva).

O Jacaré do Norte estreia fora de casa, no dia 1 de fevereiro (segunda-feira). O time está no grupo A2 no campeonato e, busca uma reestruturação, se manter e até conquistar novamente uma vaga a Série D.

Principal contratação: O atacante Aleílson.

Parauapebas Futebol Clube
Fundação: 24 de junho de 1989 (registrado como time profissional em 2009)
Estádio: Estádio José Raimundo Roseno Araújo (Rosenão)
Capacidade: 10.000
Mascote: Trem de ferro

O Parauapebas vem de uma campanha surpreendente no Parazão 2015 com batidas na trave. O trem de ferro teve um bom começo de campeonato, no primeiro turno, o clube passou para as semifinais como líder do grupo A, com nove pontos, eliminou o Cametá nas semifinais, e foi para a final contra o Independente, no entanto, acabou perdendo o turno nos pênaltis. Já no segundo turno o time não passou das semifinais e foi eliminado nos pênaltis pelo Paysandu.

O Pebas começou 2016 anunciando a contratação do técnico Sinomar Naves, que estava no Nacional de Manaus ano passado, e tem várias passagens pelo futebol paraense. O treinador veio para substituir Léo Goiano que não havia sido demitido ainda e já havia até feito planos para o campeonato. Outros nomes conhecidos do futebol paraense vieram reforçar o tricolor, como os atacantes Arú (ex-Gavião Kyikatejê) e Danúbio (ex-Águia), mas os grandes nomes do Pebas para o parazão são o meia Fininho, do Nacional-AM e o goleiro Maycki Douglas, que teve passagens pelo Remo. Um dos nomes que chamaram atenção foi o meia-armador Jefferson, o jogador era do sub20 do Paysandu e passou na peneirada para se integrar ao time, uma das apostas do tricolor.

O Gigante de Aço estreia no dia 31 de janeiro (domingo) e terá como adversário o Cametá. O clube se encontra no grupo A2 da competição. E assim como a maioria dos clubes este ano, tem como principal objetivo a vaga na série D, o campeonato é uma segunda opção.

Principal contratação: O goleiro Maycki Douglas e o meia Fininho.

Paysandu Sport Club
Fundação: 2 de fevereiro de 1914
Estádio: Estádio Leônidas de Castro (Curuzu)
Capacidade: 16.412
Mascote: Bicho Papão/Lobo

Após um estadual frustrante para torcida e diretoria, onde o bicolor paraense amargou um 4º lugar ficando fora da grande final, em 2016 o Papão espera fazer diferente e vai mirar a conquista do 46º título paraense da sua história.

Para isso, o bicolor manteve jogadores chaves do elenco de 2015 como o goleiro Emerson, os zagueiros Gualberto e Pablo, os atacantes Leandro Cearense e Betinho e os volantes Augusto Recife e Ricardo Capanema. Outra manutenção importante foi a do técnico Dado Cavalcanti, que em 2016 terá a oportunidade de iniciar o ano no comando do time. Mas houve também perdas significativas, como a do lateral e ídolo bicolor Yago Pikachu e do volante Jhonnatan. Com isso a diretoria precisou trabalhar com peças de reposição para reforçar o elenco. As contratações vieram num pacote com 15 jogadores, dentre eles destacam-se Marcelo Costa, meia habilidoso e com visão de jogo, porém o mesmo possui 35 anos e a idade poderá atrapalhar, os atacantes Wanderson e Fabinho Alves, o primeiro por ser perigoso dentro da área e o segundo se destaca pela sua movimentação e suas assistências. Os outros reforços foram criticados, como por exemplo, o meia Bruno Smith e o atacante John Cesar, por culpa do histórico de poucos jogos como titulares e as passagens desastrosas pelos clubes.

O Paysandu está no grupo A1 da competição, e faz sua estreia no Parazão no dia 1, na Curuzu em Belém contra o Paragominas.

Principal contratação: O meia Marcelo Costa.

São Francisco Futebol Clube
Fundação: 30 de outubro de 1929
Estádio: Estádio Colosso do Tapajós
Capacidade: 17.846
Mascote: Leão

O São Francisco vem de uma campanha abaixo do que o torcedor santareno esperava no Parazão de 2015. Na primeira fase, o clube ficou em terceiro lugar no seu grupo e não chegou nem as semifinais. No segundo turno, o time somou sete pontos e ficou em quarto lugar. Sofreu com atraso de salários e ainda levou uma goleada histórica, um 9x0 arrasador do Paysandu.

Buscando um 2016 diferente, o Leão Mocorongo anunciou a contratação do técnico Valter Lima, que teve passagens pela dupla RexPa, e no seu maior rival, São Raimundo. O técnico se apresenta oficialmente quando voltar da Copa São Paulo, onde comandou a Desportiva. Outra grande contratação foi o goleiro Paulo Rafael, que já defendeu o Paysandu, e estava no Águia disputando a Série C. Além das contratações, o time conta com a permanência de jogadores importantes como o zagueiro Perema e o meia Ricardinho.

O clube azulino está no grupo A1, junto de Parauapebas, Cametá, Águia e Remo. O Leão mocorongo folgará na primeira rodada, e fará sua estreia em casa, no dia 3 de fevereiro (quarta-feira) contra o Leão da capital. O principal objetivo do clube não é vencer o campeonato, mas conseguir uma vaga na Série D.

Principal contratação: O goleiro Paulo Rafael.

São Raimundo Esporte Clube
Fundação: 9 de janeiro de 1944
Estádio: Estádio Colosso do Tapajós
Capacidade: 17.846
Mascote: Pantera

Assim como o Águia de Marabá, o São Raimundo busca sua reabilitação no cenário local. A pantera que já fez história em 2009 quando se sagrou o primeiro campeão da Série D, amargou por dois anos a segundinha do Campeonato Paraense e este ano volta querendo mostrar sua força.

Para isso, o time comandado pelo experiente técnico Samuel Cândido manteve a base do time que disputou a segunda divisão do Paraense em novembro de 2015, e contratou alguns jogadores para reforçar o elenco. Entre os reforços destaca-se o lateral direito Fábio Gaúcho campeão paraense com o Independente. No elenco, o time conta com jogadores experientes na disputa do certame, como os goleiros Evandro e Jardel, o experiente zagueiro Edilson Belém e o meia Caçula. Esta experiência é a grande receita do time santareno para conquistar seus objetivos no campeonato que são primeiramente a permanência do clube na primeira divisão e posteriormente uma vaga na série D.

O São Raimundo está no grupo A2 da competição e estreia em casa dia 30 no jogo de abertura do Campeonato contra o Tapajós no estádio colosso do Tapajós.

Principal contratação: O lateral Fábio Gaúcho.

Tapajós Futebol Clube
Fundação: 26 de maio de 2014
Estádio: Estádio Colosso do Tapajós
Capacidade: 17.846
Mascote: Boto

O Tapajós em 2015 surpreendeu a todos com uma boa competição, onde conseguiu brigar pela classificação as semifinais nos dois turnos. E esse ano quer fazer diferente, quer mostrar que veio para ficar e chegar as semifinais e finais dos turnos e conquistar a tão sonhada e disputada vaga na Série D.

O time precisou trocar de técnico ainda na pré-temporada, contratando o Victor Hugo. O boto manteve uma base de 2015, entretanto se reforçou fortemente para essa temporada, com cerca de 15 contratações de jogadores experientes na disputa do Parazão, como o goleiro Jader que já jogou no clube em 2015, os laterais Cláudio Allax e Elton Lira e o conhecido atacante Moisés, que também volta ao clube após passagem em 2015. O time santareno também se reforçou com jogadores de fora do estado como o volante Gabriel de 22 anos vindo do Guaratinguetá e o experiente meia Michell Machado que já defendeu o São Raimundo e tem boas passagens por times do Amazonas.

O boto santareno está no grupo A2 da competição e estreia em Santarém contra o São Raimundo pelo dia 30 válido pela primeira rodada, como foi mencionado no texto, o boto almeja no campeonato a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

Principal contratação: O meia Michell Machado.

Produzido por:

Postar um comentário

1 Comentários

  1. João Lucas fará muita falta no Paysandu, melhor jogador do Papão, ídolo demais.

    ResponderExcluir