Faça Parte

Sampaio em 2016: a velha incógnita

Ano novo, vida nova, objetivos mantidos. O Sampaio Corrêa começa 2016 buscando transformar as bolas na trave de 2015 em gols. Apesar de boas campanhas no Nordestão, na Série B e no Campeonato Maranhense, nem o título estadual e nem o acesso nacional vieram, decepcionando toda torcida tricolor.

Neste cenário, a Bolívia Querida vem com pensamento forte para esse ano de buscar o acesso que ficou no quase em 2015, além de retomar o domínio estadual - mesmo sendo o maior campeão, perdeu a última final para o Imperatriz. No meio disso tudo a Copa do Nordeste aparece como um ótimo atrativo para medir forças com outros times concorrentes na segundona.

Sampaio começa o ano novamente como dúvida. Torcida segue sendo o diferencial para 2016. (Foto: Globo Esporte)
VIDA NOVA, ELENCO NOVO

O desafio, porém, não será fácil. O bom desempenho do último ano trouxe como consequência algumas baixas importantes para o Tubarão. O problema é o mesmo de momentos anteriores: Perde-se a base e o processo de reconstrução é praticamente do zero.

Jogadores que tiveram bom desempenho no ano passado já não fazem mais parte do elenco que iniciou à pré-temporada.  O goleiro Rodrigo Viana, um dos principais destaques, foi para o São Bento-SP. O experiente Válber, criticado por parte da torcida, foi para o Paraná - time que também deve fechar com Nadson, destaque e artilheiro do time na última Série B, mas que está sem contrato desde a virada do ano.

Válber e Nadson foram os destaques do Tubarão em 2015, mas não ficaram no elenco.
(Foto: Globo Esporte)
Se as baixas foram muitas, ao menos dois alentos para o torcedor tricolor: O atacante Jheimy permanece no Sampaio para o primeiro semestre, assim como o carismático Pimentinha que deu muito trabalho ao Palmeiras pela Copa do Brasil e acabou boa parte do segundo semestre machucado.

A diretoria também se mobilizou para tentar reforçar o elenco. O nome mais conhecido é do volante Auremir, ex-Vasco. O lateral-esquerdo Jeanderson também chegou para reforçar a posição mais carente do elenco: O improvisado Raí foi muito criticado em 2015. No meio chegaram Daniel Barros, destaque no maranhense da segunda divisão, Taianan e Fernando Santos que brigarão pelas vagas deixadas por Válber e Nadson.

Auremir (esquerda) é o principal reforço para 2016. (Foto: Sampaio Corrêa)
A promessa é de que ainda seja contratados um goleiro para substituir Rodrigo Viana, mais um lateral-esquerdo já que Jeanderson é o único de origem para a posição e um meia armador de maior destaque pensando no segundo semestre e a disputa da segunda divisão.

NOVO COMANDO

Não foi apenas dentro das quatro linhas que o Sampaio teve baixa. O treinador Léo Condé também deixou o clube e vai dirigir o Bragantino em 2016. Para seu lugar foi contratado Marcelo Chamusca que chega após um bom trabalho no Fortaleza na série C, ainda que o acesso tenha escapado mais uma vez.

Como não podia deixar de ser, a dificuldade principal será remontar um elenco que perdeu sua espinha dorsal. Goleiro, zagueiro, lateral-esquerda e dois meio campistas titulares absolutos da campanha de 2015 saíram e será preciso montar um novo esquema com as peças recém-chegadas.

Chamusca chega após boa campanha com o Fortaleza, o acesso bateu na trave. (Foto: Diário do Nordeste)
As laterais seguem sendo pontos fracos e com poucas opções no elenco. Uma lesão obriga aos improvisos. No meio-campo, setor mais importante, serão ao menos três mudanças: Entrosamento e padrão de jogo precisam ser acelerados para as disputados do primeiro semestre. Ao menos o ataque deve ser o mesmo que não decepcionou: O rápido Pimentinha e o goleador Jheimy, com Edgar como opção no banco de reservas.

COPA DO NORDESTE COMO PRIORIDADE

Assim como no ano passado a Bolívia Querida deve priorizar a Copa do Nordeste em relação ao estadual, poupando alguns jogadores. Mesmo assim, o desejo pelo estadual existe após a perda do título e mudança de regulamento: Duas chaves de quatro com poucos jogos.

A estreia será no próximo dia 24, contra o Araioses. Dentro da chave serão mais dois jogos para definir os semifinalistas: Moto Club e São José. No segundo turno o Sampaio enfrenta os times do outro grupo também com sistema de semifinal e final.

A fórmula traz mais jogos no modelo de mata-mata do que fase inicial (oito contra sete no total). Aumenta-se a emoção, torna todos os jogos com carga emocional maior e esse é um fator importante porque ao mesmo tempo o Sampaio disputará a Copa do Nordeste - torneio que promete fortes emoções também.

Copa do Nordeste é o grande sonho do primeiro semestre do Tubarão.
(Foto: Andaia FM)
Desclassificado fora de campo por problema de documentação do volante Curuca em 2015, a equipe Tricolor vai querer repetir os bons resultados dentro de campo e buscar o título. No mesmo grupo de Ceará, Flamengo-PI e Vitória da Conquista-BA, a classificação é possível.

Após os torneios haverá um balanço para analisar a necessidade de reforços dentro da realidade financeira do clube para a disputa da segunda divisão. Mesmo dificilmente figurando entre os favoritos ao acesso, os maranhenses podem sonhar com um bom desempenho em casa e incomodar como foi no último ano - o Sampaio não participa da primeira divisão desde 1986, quando foi 41º colocado e acabou rebaixado.

Postar um comentário

0 Comentários