Faça Parte

Apática e sem a cara da Libertadores: a sofrível estreia do Grêmio

Foto: Azteca Deportes
Foi dado o pontapé inicial na busca do Grêmio pelo tricampeonato da Libertadores da América – e ele não aconteceu da forma como os gremistas esperavam. À meia-noite e quinze minutos desta quinta-feira (18/02), o Tricolor entrou em campo, no México, para enfrentar o Toluca. Com um primeiro tempo fraco e um segundo tempo vergonhoso, o Grêmio perdeu pelo placar de 2 a 0, sem demonstrar nenhuma força de reação e aceitando passivamente à soberania dos Diabos Vermelhos.

Em péssima fase, o Toluca não vence um jogo desde sua estreia no campeonato mexicano, no dia 10 de janeiro. A imprensa do país chegou a apelidar o time de “rei do empate”, já que nas últimas quatro rodadas a equipe empatou todos os jogos por 1 x 1. Os comandados de José Cardozo entraram em campo tendo a seu favor o fator casa, com o caldeirão Nemésio Diez, e a temida altitude – 2,6 mil metros.

O Grêmio, que vem de uma surpreendente derrota na Arena para o São José, em jogo válido pelo Campeonato Gaúcho, contou com uma nova dupla de zaga: Fred roubou a titularidade do contestado Kadu e é o novo companheiro de Geromel. Ademais, recuperado de dores musculares, Giuliano foi liberado e reforçou o time. Principal contratação para a temporada, o equatoriano Miller Bolaños permaneceu em Porto Alegre. Para tentar amenizar o desgaste ocasionado pela altitude, a equipe viajou com antecedência, já no sábado, e conseguiu realizar três treinamentos em solo mexicano.

A agonia pela estreia gremista na competição mais importante do continente, que já era enorme ao longo de toda a semana, cresceu ainda mais nos minutos que antecederam partida. Isso porque o jogo, que estava marcado para iniciar à meia-noite, sofreu um atraso de 15 minutos, devido a um pedido da emissora detentora dos direitos de transmissão, após a queda de luz no duelo entre Cobresal e Corinthians.


A ansiedade, contudo, não foi exclusividade da torcida. O Grêmio entrou em campo nitidamente ansioso, recorrendo aos lançamentos longos e, sem conseguir trocar passes com naturalidade, com menos posse de bola no começo da partida. Os donos da casa tentaram chegar várias vezes ao ataque nos minutos iniciais, mas a defesa tricolor, bem fechada, afastou o perigo. Triverio foi quem mais importunou a zaga. Aos 10 minutos, Geromel afastou o perigo após tentativa de chute do camisa 21. Aos 14’, o jogador chutou sobre a meta. Aos 17 minutos, após contra-ataque em velocidade, novamente, Triverio tentou o arremate, que sai torto.

O Grêmio chegou ao ataque, pela primeira vez, aos 18 minutos, com Everton. O garoto tentou o chute, porém a bola subiu demais e passou longe da meta defendida por Tavalera. Dez minutos mais tarde, o Tricolor perdeu uma oportunidade claríssima de gol. Douglas, o maestro pifador, acionou Everton, que saiu na cara do goleiro, chutou cruzado e a bola, caprichosamente, saiu pela linha de fundo. Aos 33’, Maicon chutou forte de fora da área. Sem dúvidas, era o melhor momento do Tricolor na partida até então. E para melhorar, aos 35 minutos, o camisa 10 tricolor, no melhor estilo catimbeiro, envolveu-se em confusão com o jogador Velasco, que acabou expulso, enquanto o jogador gremista levou um cartão amarelo.  Mesmo com um jogador a menos, o Toluca continuou a dominar a partida. Aos 45 minutos, Ortíz perdeu excelente oportunidade de abrir o marcador ao cabecear a bola direto nas mãos do goleiro Marcelo Grohe.


Na volta do intervalo, a partida mal havia recomeçado e os donos da casa já conseguiram estufar a rede. Triverio, que tanto importunou a zaga na primeira etapa, finalmente conseguiu marcar seu gol, aos 45 segundos. Novamente, a bola aérea mostrou-se um grande problema para a defesa. Tal e qual na etapa inicial, os Diabos Vermelhos seguiram dominando as ações da partida e o Grêmio, com grandes dificuldades para trocar passes, aceitou o domínio. Aos nove minutos, Cueva cobrou falta com perigo. Aos 11’, Marcelo Grohe fez ótima defesa, cara a cara com Ortiz. Impulsionados pelos gritos de “olé” vindos da torcida, o Toluca ampliou aos 31 minutos, em cobrança de pênalti de Triverio. O Grêmio que, então, já estava perdido em campo, não teve atitude nenhuma e passou a assistir os donos da casa jogarem.

O que se viu na partida foi um Grêmio muito mais preocupado em se defender, do que tomar a iniciativa, mesmo quando esteve em superioridade numérica. Respeitando o adversário, o time ficou muito atrás e não conseguiu impor o seu ritmo, aceitando com facilidade a pressão adversária. A expulsão pareceu afetar muito mais o Tricolor, do que o Toluca. Com um jogador a menos, os Diabos Vermelhos conseguiram colocar o Grêmio, totalmente apático, na roda. A bola aérea, preocupação constante nesse ano, e o lado esquerdo defensivo, com Marcelo Oliveira irreconhecível, foram os grandes pontos fracos do Tricolor e precisam ser trabalhados. Não é um jogo para se esquecer, muito pelo contrário, é uma partida que deve sempre ser lembrada e, principalmente, corrigida.

O Grêmio volta a campo no domingo (21/02) contra o Novo Hamburgo, às 17h, na Arena. Pela Libertadores da América, o próximo compromisso será no dia 2 de março, às 21h45min, na Arena, diante da LDU. Já o Toluca enfrentará, também pela Libertadores, o San Lorenzo, às 19h30min do dia 2 de março, no Nuevo Gasómetro.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano (Fernandinho) e Douglas (Lincoln); Everton e Luan (Henrique Almeida). Técnico: Roger Machado.

TOLUCA: Talavera; Gerardo Flores, Jordan Silva, Paulo Da Silva e Gerardo Rodríguez; Antonio Ríos, Moisés Velasco e Richard Ortiz; Arellano (Cueva), Carlos Esquivel e Enrique Triverio (Saucedo). Técnico: José Cardozo.

ARBITRAGEM: Gery Vargas (BOL);
AUXILIARES: Javier Bustillos e por Juan Montaño (BOL).
GOLS: Triverio 2x (TOL).
CARTÕES AMARELOS: Richard Ortiz (TOL); Douglas, Maicon, Marcelo Oliveira e Wallace Oliveira (GRE).
CARTÃO VERMELHO: Velasco (TOL).

Janaína Wille | @janainawille

Postar um comentário

0 Comentários