Faça Parte

Bahia: Início promissor ou fogo de palha?

Eram trinta e cinco minutos da primeira etapa quando parte da torcida do Bahia passou a entoar na vazia Arena Fonte Nova “QUEREMOS JOGADOR! QUEREMOS JOGADOR!” – coro puxado principalmente pela maior organizada do clube. Mais que reflexo pela insatisfação da permanência do time na série B deste ano, o fato demonstra a falta de paciência da torcida neste início de temporada. Ao final da partida, o triunfo de 2 X 0 contra o Confiança consolidou o melhor início de temporada dos últimos 40 anos [pragmaticamente falando] quando o clube conquistou uma sequência de sete partidas vencidas consecutivamente.  Além dos motivos referentes ao ano passado – e justificadamente frustrantes – há razão para tanta impaciência com o time de Doriva?

A minha resposta é que não.

Do time titular ontem, e que tem sido o time base desde a pré-temporada, apenas Róbson, Gustavo e João Paulo estavam no elenco que terminou a série B em 2015. Lomba e Feijão estavam emprestados a outros clubes. Aproximadamente 20 jogadores deixaram o elenco. A renovação é grande. O comando técnico também mudou e assumiu um treinador com modelo e conceitos bem diferentes de Sérgio Soares – que foi o técnico que mais comandou o time temporada passada. Exigir que esse time estivesse pronto menos de um mês após a estreia, que praticasse um futebol agora que dê certeza ao torcedor do acesso que só deve ocorrer em novembro não parece exagero?

Bahia tem mostrado organização e repetição de combinações: Isso é padrão de jogo
Lance do segundo gol com movimentação bastante parecida ao primeiro. Coletividade e ações objetivas  
Bahia enfrenta os mesmos dilemas das principais equipes do futebol brasileiro. Pré-temporada enxuta, calendário exíguo – que desemboca na surreal possibilidade do time jogar no mesmo horário em duas cidades diferentes, viagens complicadas [Campeonato Baiano e Copa do Nordeste exigem grandes deslocamentos] e mesmo assim tem apresentado um baixo índice de lesões musculares [nenhuma grave por enquanto] e é uma das poucas equipes que venceu todas as partidas oficiais que jogou.

Deve haver desconfiança pelo nível do futebol apresentado? Claro. Os adversários ainda não são da estirpe das equipes que o Bahia confrontará nos momentos importantes da temporada. Mas o time demonstrou ótimos aspectos coletivos em determinados momentos das partidas. Ontem, por exemplo, após um primeiro tempo encardido, contra um adversário bem fechado o time mostrou ótima combinação pelo setor direito, explorando a fragilidade de marcação por aquele setor. Os dois gols mostram uma sequência de jogadas encaixadas, o que mostra um padrão, uma forma sistematizada de atuar. Como identifiquei aqui.

A atuação ontem não foi de encher os olhos, mas foi bastante segura. Confiança não ameaçou, Bahia teve posse ofensiva ainda que o volume de jogo não tenha sido arrebatador. As equipes de Doriva tendem a ser reativas, com a vantagem no placar elas buscam administrar o jogo ao invés de sufocar o rival. Muitas vezes isso é arriscado, especialmente quando não conseguem manter a posse de bola, como no domingo passado em que o time quase perdeu uma boa vantagem a cinco minutos do final – independente das lambanças de Jaílson Macedo de Freitas, o controverso árbitro baiano.

O time enfrentará uma maratona de jogos até o clássico do dia 13/03 e precisará, mais do que nunca, fazer um rodízio inteligente e usar todas as possibilidades do elenco para identificar não só as carências mais imediatas como possíveis soluções. Oportunidade para os jovens mostrarem serviço e provarem que podem ser úteis na temporada. Para a torcida manter a cobrança é sempre salutar – das críticas se constrói o amadurecimento – mas um pouco de paciência não faz mal também. É melhor o time seguir evoluindo aos poucos [e tem margem para isso] do que atingir o ápice muito cedo e desmoronar. O que pavimentou o fracasso do segundo semestre de 2015 não foi o sucesso do primeiro. Foi a insistência em manter um modelo que se esgotou quando o desafio aumentou de nível. A hora de acertar os ponteiros e identificar as fraquezas é agora. Mas a temporada não termina semana que vem.

FICHA TÉCNICA
Bahia x Confiança
Copa do Nordeste - 3ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 25/02/2016
Horário: 21h30
Árbitro: Denis da Silva Serafim (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo e Wagner José da Silva (ambos de AL)
Cartão Amarelo: Leandro Kível, Wallace Pernambucano, Robson, Gustavo, Caíque, Nei Maruim
Gols: Hernane (2x)

Bahia: Marcelo Lomba; Tinga, Robson, Gustavo e João Paulo; Feijão; Danilo Pires (Gustavo Blanco), Juninho, Luisinho e Edigar Junio (Paulo Roberto); Hernane (Zé Roberto). Técnico: Doriva

Confiança: Rafael Sandes; Caíque, Lucas Rocha, Wallace Sergipano e Izaldo; Elielton (Nei Maruim), Hamilton, Everton (Bibi), Danilo Bala e Wallace Pernambucano (Diego Ceará); Leandro Kivel. Técnico: Betinho

ALEX ROLIM - @rolimpato - #BBMP


Postar um comentário

0 Comentários