Faça Parte

Chances desperdiçadas e primeira derrota no ano: o 100º jogo do Grêmio na Arena

Foto: André Ávila/Agência RBS
O duelo entre Grêmio e São José, ocorrido nesta sexta-feira (12/02), pela 4ª rodada do Gauchão, até pareceu apenas mais um jogo comum de início de temporada. Contudo, a partida teve um peso especial para o Tricolor: às 19h30min, o Grêmio pisou no gramado pela 100ª vez para disputar um jogo na Arena.

O novo estádio, inaugurado em 8 de dezembro de 2012, já recebeu, ao todo, 2.433.969 torcedores, com renda total de R$ 84.616.742 – média em torno de 25 mil pessoas por partida. Embora a Arena tenha sido vista com certo receio, inicialmente, pelos torcedores, já que a mudança abrupta de um estádio que todos estavam acostumados a frequentar para uma construção totalmente diferente e moderna deixou os torcedores com certa desconfiança e tornou extremamente dolorosa a despedida do lendário Olímpico Monumental, os números comprovam que a torcida gremista abraçou a sua nova casa.

O aproveitamento do Tricolor como mandante, nessa nova era, é bastante favorável. Foram 63 vitórias, 21 empates e 16 derrotas; 144 gols marcados e 63 sofridos. O artilheiro do estádio é o argentino Hernán Barcos, com 28 gols, seguido por Luan, com 15 gols.

Apesar de relativamente pouco tempo de Arena, já foram vividos tantos minutos intensos, sem arrependimentos. Batalhas emblemáticas. Vitórias e derrotas inesquecíveis – ou preferíveis de esquecer, mas que insistem em permanecer na memória. Além de abraços em desconhecidos (eternos amigos de dois minutos), gargalhadas, gritos, aplausos, lágrimas e cânticos.

Foto: Lauro Alves/Agência RBS
Para ter condições de viajar tranquilamente para o México, onde fará a sua estreia na Libertadores da América, o Tricolor abriu a rodada do Gauchão com um dia de antecedência. Com 100% de aproveitamento, o Grêmio entrou determinado a manter a campanha perfeita, além de utilizar a partida como um teste para o jogo contra o Toluca. Já o Zequinha, que também figura na ponta da tabela, entrou decidido a tirar pontos do líder e para isso seu principal trunfo era o goleador Heliardo.

Quis o destino que a primeira derrota gremista no ano fosse justamente uma data festiva: o 100º jogo na Arena. Além disso, quem também esteve comemorando antes da partida foi o goleiro Marcelo Grohe, que chegou a incrível marca de 250 jogos disputados com o manto Tricolor – vale lembrar que, recentemente, o atleta estendeu seu contrato com o Grêmio até 2020. No entanto, o São José, que não tem nada a ver com isso, decidiu colocar água no chope gremista e, com gols de Heliardo e Guilherme Augusto, venceu pelo placar de 2 a 0.

A primeira chance de gol da partida foi do São José, em um chute de Fred, de fora da área. Entretanto, depois disso, o Grêmio passou a dominar a partida e empilhar oportunidades de gol desperdiçadas.  Aos 12 minutos, chegou com perigo três vezes, em sequência. No primeiro lance, Maicon teve duas chances para abrir o placar; em seguida, Marcelo Oliveira cobrou escanteio e a bola passou, caprichosamente, por todos dentro da área; depois, foi a vez de Kadu cabecear para fora. Aos 19’, foi Pedro Rocha, na cara do gol, quem deixou de estufar a rede. Everton, Luan e Maicon também tentaram, contudo, foi o São José que levou a vantagem para o intervalo, com gol de Heliardo, aos 47 minutos. Quem não faz, leva. 

Foto: André Ávila/Agência RBS
Na volta para o segundo tempo, o Grêmio começou devagar – quase parando –, sem mobilidade e errando muitos passes. Não satisfeito, o técnico Roger mandou a campo o atacante Henrique Almeida, que fez sua estreia, aos 11 minutos e o jovem Lincoln, que vem se destacando, aos 18 minutos. Ainda assim, demorou um pouco para o Tricolor conseguir transpor a defesa adversária e voltar a levar perigo. Aos 27 minutos, o Grêmio até conseguiu balançar a rede, com Luan, que pegou o rebote após chute na trave de Everton, mas o gol foi anulado por impedimento. Com Henrique e Lincoln, os donos da casa seguiram tentando igualar o marcador, mas o goleiro Fábio, que fez excelente partida, evitou o gol. Aos 31, Jô obrigou Marcelo Grohe a efetuar uma grande defesa. Tal e qual na primeira etapa, nos minutos finais, o São José chegou ao gol, com Guilherme Augusto. Estava decretada a primeira derrota do ano.

Espera-se, agora, uma postura totalmente diferente do Grêmio no jogo pela Libertadores. É possível que a proximidade da estreia no torneio mais importante do ano tenha tirado a concentração do time, no entanto, não é admissível que se perca tantos gols, nem que a defesa demonstre tanta fragilidade. O nível técnico da competição continental é muito superior e qualquer erro pode ser fatal. Hoje, até se viu um controle técnico do Grêmio na primeira etapa e em parte da segunda, porém, é preciso conseguir traduzir as chances em gol com eficiência. Ademais, os volantes estiveram muito sobrecarregados e os erros de passes, que não são comuns, foram frequentes.

Foto: Lauro Alves/Agência RBS
Após o jogo, as posições das duas equipes se inverteram na tabela: com a derrota, o Grêmio cai para a 3ª colocação, que era do São José, com nove pontos; já o São José assume, momentaneamente, a liderança, que era do Tricolor antes da partida, com 10 pontos.

O Grêmio joga na próxima quarta-feira, às 23h59min, pela estreia na Libertadores, diante do Toluca, no México. No dia 21, recebe o Novo Hamburgo, na Arena, às 17h, pelo Gauchão. O São José volta a campo no dia 19, sexta-feira, às 20h30min, contra o Ypiranga, no Passo D'Areia.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira (Giuliano); Kaio, Maicon e Douglas (Lincoln); Everton, Pedro Rocha (Henrique Almeida) e Luan. Técnico: Roger Machado.

SÃO JOSÉ: Fábio; Bindé, Wágner, Claudinho e David; Alberto (Felipe Guedes), Fred, Clayton (Guilherme Augusto) e Diego Torres (Rafael Molerk); Jô e Heliardo. Técnico: China Balbino.

ARBITRAGEM: Leandro Vuaden;
AUXILIARES: Jorge Eduardo Bernardi e Lúcio Beiersdorf Flor.
GOLS: Heliardo e Guilherme Augusto (SJO).
CARTÕES AMARELOS: nenhum.
PÚBLICO: 11.702 pessoas;
RENDA: R$ 366.828.

Janaína Wille | @janainawille

Postar um comentário

0 Comentários