Faça Parte

Palmeiras peca nas finalizações e estreia com empate

 Se não foi uma apresentação primorosa e digna de aplausos, também não foi o show de horrores apresentado nas últimas rodadas do Campeonato Paulista. Assim pode ser definida a estreia do Palmeiras na Libertadores no empate por 2x2 diante do modesto River Plate, do Uruguai.

A escalação poderia sugerir um problema clássico do alviverde nos últimos tempos: a falta de um meia para pensar o jogo. Com três volantes e três atacantes, coube a Dudu a tentativa de armar o jogo na primeira etapa. O desempenho, porém, não foi tão ruim.

Com muito mais posse de bola que o dono da casa, o Verdão abusou dos erros de passe, mas ao menos evitou o constante chutão que vem sendo marca registrada do time de Marcelo Oliveira. Faltava justamente o famoso meia armador para pensar um pouco mais o jogo e organizar a confusa troca de passes do alviverde.

Jean marcou seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras.
(Foto: Globo Esporte)
Em um lampejo de organização, Dudu conseguiu escapar da marcação e dar uma assistência primorosa para Jean marcar o primeiro gol verde da competição. Cara a cara com o goleiro ele precisou apenas de um bico na bola para deslocar o goleiro rival.

O gol não teve o efeito tranquilizante que se esperava. O time uruguaio partiu ao ataque e o Palmeiras simplesmente não tinha organização nenhuma para armar o contra-ataque ou ao menos prender a bola. Barrios, em noite muito ruim, não conseguia segurar uma bola. O resultado disso foi uma grande pressão do River Plate, sem conseguir marcar, no entanto.

No segundo tempo, os donos da casa sequer precisaram pressionar para chegar ao empate. Logo aos quatro minutos um novo buraco na defesa deixou Prass escancarado e, afobado, ele cometeu penalidade convertida por Michael Santos, empatando o jogo.

Camisa abençoada: usando a 12, que pertenceu ao Marcos por muitos anos, Jesus entrou e marcou um gol.
(Foto: Palmeiras)
Nem deu tempo de sentir o empate porque menos de dez minutos depois veio à virada: Alecsandro escorou de peito e Gabriel Jesus marcou o segundo gol. Ironicamente, os dois saíram do banco, dando sorte à decisão de Marcelo Oliveira apesar das alterações não receberem nenhuma orientação tática.

A tendência era o jogo ficar mais tranquilo com a nova vantagem no placar, considerando também a fragilidade técnica do time adversário. O River Plate só voltaria a ter uma chance se a contestada defesa alviverde falhasse - e falhou: Jean deu bobeira e deixou o atacante uruguaio livre para empatar novamente a partida.

Não faltou vontade para as duas equipes em Maldonado.
(Foto: Globo Esporte)
Os últimos vinte minutos foram totalmente dominados pelo Palmeiras, que acabou abusando dos gols perdidos. Dudu, Jean, Alecsandro e Gabriel Jesus tiveram boas chances, mas nenhuma acabou resultando em gol e o empate ficou no placar.

Agora, o Verdão terá dois jogos importantes dentro do Allianz Parque, precisando vencer ambas para encaminhar a classificação. Um novo tropeço coloca bastante emoção na disputa desse complicado grupo.

Postar um comentário

0 Comentários