Faça Parte

Por que os ingleses decepcionam em torneios continentais?

A Premier League é considerada, por alguns, a melhor e mais equilibrada competição da Europa – se não do mundo – e conta com jogadores e treinadores do primeiro escalão. A liga que movimenta mais dinheiro no futebol, onde os clubes contratam os jogadores que quiserem.  No entanto, os times ingleses têm desapontado nas competições continentais. Então, se têm a liga mais forte e com alguns dos melhores jogadores do mundo, qual seria o motivo dos constantes fracassos?

Kompany frustrado com a eliminação do Manchester City.
  • EQUILÍBRIO ENTRE OS TIMES:
O primeiro fator que ajuda a explicar esse fracasso em competições europeias é justamente o equilíbrio da Primeira Liga Inglesa. A Premier League é a única competição na Europa que o último colocado pode dar trabalho ao líder e tem chances de ganhar a partida, e é a única que sempre tem entre 5 e 6 times apontados como favoritos ao título.

O campeonato que tem mais surpresas na tabela é justamente o Inglês.  Quem apostaria no Leicester liderando a competição com 5 pontos na frente do 2º colocado quando a temporada começou? Quem imaginaria que o atual campeão ficar mais perto da zona de descenso do que da zona de classificação para a Liga dos Campeões?

Jamie Vardy comemorando o gol sobre o Manchester United
Gigantes como Liverpool e Manchester United correm sério risco de perderem uma vaga em alguma competição europeia para times como Southampton e West Ham, que brigam por elas. Fatos como esses só são vistos no campeonato Inglês. Sendo assim, os times não podem se dar ao luxo de poupar jogadores, como os outros da Europa podem fazer.

Bayern sendo campeão alemão mais uma vez.
Em nenhuma outra grande liga da Europa se vê tanto equilíbrio. Na Espanha nenhuma equipe é páreo para os times de Madrid (Real e Atlético) e para o Barcelona, além de ser um campeonato menos intenso e menos pegado. No Alemão só o Bayern é favorito e sempre confirma esse favoritismo; além de ser o mais rico – o que faz uma baita diferença. Os times medianos, apesar de terem bons jogadores, não conseguem competir com os reservas dos bávaros.

O mesmo se aplica a Ligue 1 e a Série A italiana, que já foi uma das melhores ligas do mundo. Em todas essas competições, times de pequeno e médio porte não têm chances contra as "potências" (Bayern, Juventus, Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid).

Além do equilíbrio do campeonato, tem a intensidade dos jogos. A Barclays Premier League é a competição de maior intensidade do mundo, com os jogadores correndo pelo campo o tempo todo e um jogo muito pegado, com entradas fortes e muito contato físico. Isso faz com que aumente o cansaço, o que acaba causando necessidade de um aumento no tempo de recuperação - que, infelizmente, não é possível por conta do calendário apertado.
  • CALENDÁRIO:
Se tratando de calendário, a Inglaterra parece o Brasil: várias competições para se disputar e muitos jogos a se fazer durante a temporada. Barclays Premier League, Copa Capital One,  FA Cup, Copa Comunity Shield,  Recopa da Inglaterra e ainda uma possível competição continental são os torneios que preenchem o ano apertado para as equipes da terra da Rainha. Nenhuma outra liga do velho continente tem tantas competições assim.


O equilíbrio da competição aliado ao calendário apertado só faz aumentar  o desgaste dos jogadores, o que causa mais lesões e queda de rendimento em alguns jogos. O famoso rodízio de elenco fica ainda mais complicado de se fazer quando se tem um limite de jogadores a serem inscritos.

Limite de jogadores? Sim. Cada competição europeia possui uma regra diferente sobre inscrição da equipe, porém, na Barclays Premier League, as inscrições são bem mais restritas que a La Liga BBVA,  Ligue 1, Bundesliga, entre outras competições europeias. No próximo tópico, as regras ficarão um pouco mais fáceis de serem compreendidas.
  • RESTRIÇÃO À INSCRIÇÃO DE JOGADORES:
A regra de inscrição de jogadores na Inglaterra é bem restritiva e é criticada pelos clubes. Ela diz que cada clube terá direito a inscrever no máximo 25 jogadores; entretanto, desses 25 atletas, 8 têm que ser formado no país – não necessariamente ter nascido na Inglaterra, mas sim jogado durante 3 anos antes de completar 18 – e dos oito que são formado no país, ao menos 4 tem que ser formado na base do clube. Jogadores com menos de 21 anos não precisam ser inscritos.

Embora os principais campeonatos da Europa tenham uma regra parecida - apenas a Italiana é igual a do Inglês - a Inglaterra tem um detalhe que complica ainda mais. Mas antes de falar dele, vamos entender um pouco a regra de cada uma das principais ligas:
  • Campeonato Alemão:
 Número de jogadores ilimitado, sendo que cada time tem que ter no mínimo 12 alemães no elenco. Além disso, precisa contar com 8 jogadores formado no país; desses  8,  4 tem que ser formado no clube.
  • Campeonato Espanhol: 
Cada clube tem que inscrever  no máximo 25 jogadores;  sendo que desses  25, no máximo 3 jogadores que não tem nacionalidade de algum país da União Europeia*.
  • Campeonato Francês: 
Número de jogadores ilimitado por clube,  porém cada equipe pode contar com no máximo 5 jogadores nascido fora da União Europeia*.
  • Campeonato Italiano: 
Mesma regra do Campeonato Inglês.

*Os jogadores podem tirar nacionalidade europeia para “abrir” mais uma vaga no time.

Enquanto os times alemães e franceses têm mais liberdade para montar o elenco – visto que não tem limite de jogadores – e o espanhol pode escolher entre os melhores do  mundo sem se preocupar com nacionalidade e formação, os ingleses e Italianos podem escolher, “livremente”, apenas 17  jogadores. Os outros 8 ficam limitados à regra, porém, tem uma coisa que torna a montagem dos elencos ingleses ainda pior, é hora de falar daquele detalhe.

Para um jogador estar apto a defender um clube da Premier League, ele precisa de uma licença de trabalho. É ai que está essa dificuldade. Para ter essa licença o jogador precisa ter nacionalidade europeia, caso contrário ele só conseguirá a licença se fizer uma quantidade de jogos pela seleção de seu país, não necessariamente a principal. Ou seja, os times ingleses são muito limitados na hora de escolher os reforços, o que dificulta ainda mais na montagem do elenco.

Uma liga equilibrada e intensa com um calendário recheado de jogos  aliado a um elenco limitado em quantidade de  jogadores, causa um desgaste absurdo. Para diminuir esse  desgaste e evitar uma possível lesão, os treinos no meio da temporada são bem mais leves. Com um  nível de treino mais baixo as equipes inglesas acabam ficando menos preparadas que os demais times da Europa, o que os tornam ligeiramente favoritos a um fracasso.

TEXTO PRODUZIDO POR:

LEO FERNANDES || @leo_fernandes_9
JOÃO PEDRO BELLIZZI || @joaobellizzi
LINHA DE FUNDO || @SiteLF

Postar um comentário

0 Comentários