Faça Parte

Ressaca Momesca: Bahia vence, mas não agrada

A primeira vez a gente nunca esquece”. O velho adágio – usado inúmeras vezes na publicidade, deve ser ignorado em relação ao confronto entre Bahia e Flamengo de Guanambi ontem. O primeiro embate entre as equipes pelo Campeonato Baiano profissional esteve bem longe de ser inesquecível – em que pese os belos gols de Hernane Brocador e Fábio Azevedo. Os campeões da primeira e segunda divisão de 2015 fizeram um jogo modorrento a maior parte do tempo, com poucos lampejos durante os noventa minutos.

Tendo a primeira oportunidade de atuar em um estádio ‘de Copa do Mundo’ a equipe de Guanambi definiu uma estratégia de jogo bastante previsível e modesta: Agrupou-se no campo de defesa, aproximou suas linhas procurando negar espaços ao tricolor e dificultou as ações ofensivas do time da casa. Com o desfalque de Luisinho – que perdeu o pai durante a semana – coube a Zé Roberto ocupar o lado direito extremo da segunda linha do usual 4-1-4-1 de Doriva nesse início de temporada.

A repetição do sistema de jogo e dos jogadores parece ser uma preocupação do técnico tricolor: Dar padrão e entrosamento o mais rápido possível à equipe.

Sem esses elementos, o gol surgiu em uma ótima jogada de Zé Roberto que avançou da ponta para o meio e, com ótima visão, enxergou Hayner avançando pelo espaço deixado por ele na ponta e executou ótimo passe. O lateral até se atrapalhou um pouco no domínio, mas conseguiu ludibriar a zaga e ajeitou o corpo para concluir à queima roupa contra o goleiro Léo: Bahia 1 X 0 e primeiro gol profissional do garoto que veio do Rio Branco do Espírito Santo ano passado, subiu dos juniores e é um dos destaques desse início de temporada.

O gol deu um ânimo novo à partida e o Beija-Flor do Sertão acusou o golpe. Na sequência uma boa passagem de João Paulo pela esquerda resultou em cruzamento para Hernane pegar de primeira, num lance plasticamente bonito: Terceiro gol do artilheiro do Baianão, quinto dele com a camisa do esquadrão. Início promissor.

Jogadores homenagearam Luisinho - que não jogou devido falecimento do pai esta semana. Foto: Felipe Oliveira
A partir de então o ritmo do jogo arrefeceu até que um erro de Danilo na saída de jogo gerou um lateral que, cobrado rapidamente, pegou a defesa do Bahia desatenta. Bola caiu nos pés de Fábio Azevedo que ‘chapou’ a pelota lindamente, estufando o véu de noiva da baliza da Fonte das Pedras. Flamengo diminuía o placar e voltava a sonhar com um bom resultado na sua viagem à capital do estado. Poderia ter alcançado a igualdade em uma finalização perigosa ou em uma bela cobrança de falta de Josy. Na primeira a bola raspou a trave, na segunda Lomba fez bela intervenção. Bahia também ameaçou com Gustavo e Edigar Junio desperdiçando grande oportunidade criada por Hayner.

Na volta da segunda etapa Rômulo substituiu Paulo Roberto que sentiu um incômodo na coxa. A mudança reconfigurou o sistema de jogo da equipe com Juninho e Danilo jogando atrás da linha de meias para suprir a saída de Paulo Roberto. Nesse 4-2-3-1 com Rômulo centralizado o Bahia criou ótimas chances com o próprio Rômulo e Zé Roberto. Mas não alterou o placar.

Com pouca intensidade, lentidão nas transições, e pouco apetite para recuperar a bola e exercer uma marcação mais firme, a apatia do time passou a irritar a pequena torcida que compareceu – e protestou antes do jogo – contra os abusivos preços de ingressos e produtos vendidos na Arena. Doriva tentou mudar o panorama colocando novidades no jogo: Jeam e depois Cristiano, destaque do time Sub18 na Copa São Paulo. Um pouco mais de velocidade, algumas chances desperdiçadas, mas nada muito substancial. A equipe interiorana tentou, dentro de suas limitações, ameaçar. Não conseguiu. Jogo terminou com mais um triunfo tricolor que lidera o Baianão e agora passa a focar a Copa Nordeste, onde estreará contra o Santa Cruz no próximo domingo, no mundão do Arruda.

FICHA TÉCNICA

Bahia x Flamengo de Guanambi
Campeonato Baiano – 2ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 11/02/2016
Horário: 20h30
Árbitro: Gleidson Santos Oliveira
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Paulo de Tarso Bregalda Gussen
Cartões amarelos: Jefferson, Marcelo Pano (Flamengo de Guanambi)
Cartões vermelhos:
Gols: Hayner, Hernane (Bahia) / Fábio (Flamengo de Guanambi)

Bahia: Marcelo Lomba; Hayner, Éder, Gustavo e João Paulo; Paulo Roberto (Rômulo); Danilo Pires, Juninho, Zé Roberto (Jeam) e Edigar Junio (Cristiano); Hernane. Técnico: Doriva

Flamengo de Guanambi: Léo, Edvan (Rafael), Jefferson, Victor e Xande (Jean); Lismar, Sidney (Oliveira) e Marcelo Pano; Jose, Fábio e Peixoto. Técnico: Mazola

ANÁLISE: O Bahia não atuou bem. À exceção de alguns lances esporádicos, o comportamento coletivo da equipe ficou abaixo do esperado. Contra um adversário que pouco tinha a oferecer na parte técnica, a proposta excessivamente reativa de Doriva não conseguiu produzir muito. A entrada de Éder na defesa foi positiva, ainda que não tenha sido muito exigido. Hayner e João Paulo foram muito bem na partida, especialmente nas ultrapassagens e transições ofensivas. A equipe novamente cometeu erros bobos, perdendo bolas nas saídas pelo meio e mostrando-se dispersa em alguns lances, como na cobrança lateral que resultou em gol do Flamengo. Juninho melhorou sua produção e foi especialmente bem na segunda etapa quando jogou um pouco mais recuado – após a entrada de Rômulo. Algo que precisa ser melhorado é o comportamento sem a bola. Jogar com a linha de defesa adiantada é quase uma necessidade dentro da proposta de jogo de Doriva, mas para isso é necessário ter uma marcação mais apertada, pressionando especialmente o jogador adversário que tiver a bola e diminuindo os espaços e linhas de passe. É de se imaginar que em um contexto que exija mais competitividade o time adote tal postura. Hernane segue sendo a principal peça ofensiva, não apenas pelos gols, mas pela inteligência na movimentação e na exploração de espaços na defesa adversária. Edigar Junio ainda oscila e Zé Roberto esteve bem até pedir para sair do jogo. Domingo o desafio é bem maior e espera-se que o time de Doriva esteja mais concentrado e focado na peleja.

Alex Rolim -  @rolimpato #BBMP

Postar um comentário

0 Comentários