Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Golfe

Um esporte muito encantador, mas pouco conhecido e admirado no Brasil, talvez por requerer um poder aquisitivo alto para praticá-lo. O Golfe volta a figurar como esporte olímpico, exatamente aqui, na Olimpíada do Rio de Janeiro, depois de mais de um século de ausência.

Golfe de volta a Olimpíada aqui no Brasil (Foto:jornalblitz.com)
Lá vem história...

As primeiras e únicas participações da modalidade ocorreram nos Jogos de Paris-1900 e St. Louis-1904. A boa notícia que o Golfe voltaria ao programa olímpico foi confirmada em outubro de 2009 pelo Comitê Olímpico Internacional.

As regras foram criadas somente na metade do século XVIII. No século seguinte, surgiram os primeiros campeonatos Open de Golfe e a primeira associação feminina do esporte, no Reino Unido. Mais tarde, em 1894, foi criada a Associação Norte-Americana de Golfe (USGA, em inglês). No ano seguinte, aconteceu a disputa do US Open pela primeira vez.

Das quatro medalhas de ouro distribuídas pelo Golfe nas Olimpíadas até hoje, três delas foram para os Estados Unidos, país em que a modalidade é bem mais desenvolvida e com o maior número de atletas no mundo.

RIO 2016

Dividido em 18 buracos, o campo de golfe é percorrido por completo todos os dias do torneio, que dura quatro dias.

O Par, é base do sistema de pontuação do esporte, é o número estimado de tacadas para que um golfista acerte a bola em um determinado buraco. Esse é estimado de acordo com a distância entre os locais de saída (tee) e o de chegada (green) do buraco:

Par 3 – de 120m a 230m
Par 4 – de 231m a 400m
Par 5 – pode passar dos 500m

No placar do golfista é o número de tacadas que ele deu para concluir o circuito, acima ou abaixo do par do campo (soma dos pares de todos os 18 buracos). Vence quem conseguir completar o circuito com o menor número de tacadas nos quatro dias de competição.

Nomenclaturas:
Triple bogey: 3 tacadas acima do par;
Double bogey: 2 tacadas acima do par;
Bogey: 1 tacada acima do par;
Birdie: 1 tacada abaixo do par;
Eagle: 2 tacada abaixo do par;
Albatroz (ou double eagle): 3 tacada abaixo do par;

Em agosto, no Rio de Janeiro, serão 120 jogadores, 60 homens e 60 mulheres, classificados pelo ranking mundial profissional, os resultados de julho de 2014 a julho de 2016 serão computados. O Ranking Olímpico é estabelecido pela Federação Internacional de Golfe, que divulga semanalmente os resultados. A disputa pelas vagas termina dia 11 de julho de 2016, o mínimo é de dois participantes por país, podendo chegar à quarto, se todos eles estiverem entre os quinze melhores do mundo. Como país-sede dos Jogos, o Brasil tem direito a duas vagas, uma masculina e outra feminina, sobrando assim 118 vagas para os demais países.

Alexandre Rocha (esquerda) e Lucas Lee (direita) são os principais brasileiros que brigam pela classificação
Victoria Lovelady (esquerda) e Mirian Nagl (direita) são as principais brasileiras que brigam pela classificação
Local de Competição: Campo Olímpico de Golfe

O campo de 970 mil m² possui 18 buracos, e receberá as disputas (masculinas e femininas). Ele foi construído na Reserva de Marapendi, na Barra da Tijuca, sendo um investimento exclusivamente privado, no valor de R$ 60 milhões. Após os Jogos Olímpicos, o campo será aberto à população.

Campo de golfe olímpico (Foto: Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br)
Campo Olímpico de Golfe na Barra da Tijuca / Imagem: Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br
Bocão || @_SiilvaSCFC
LEIA: Aquecimento Olímpico - O começo do Futebol Feminino no Brasil

Postar um comentário

0 Comentários