Faça Parte

Aquecimento Olímpico: O começo do Futebol Feminino no Brasil

Se o Futebol Feminino ainda sofre preconceito em 2016, imagina quando começou a ser disputado no Brasil lá em 1921... Os primeiros relatos de uma partida marcam o preconceito ao verem um jogo de muito toque e forte marcação, alegando que as mulheres são damas frágeis que não podem se machucar.

Tremembé x Cantareira em 1921
As primeiras corajosas a realizarem o feito vieram da capital paulista em uma famosa pelada de bairro: Tremembé x Cantareira, na zona norte de São Paulo. Infelizmente as notícias são tão escassas que nem mesmo o resultado do jogo a equipe do Linha de Fundo conseguiu descobrir.

Somente em 1958 houve o primeiro clube no Brasil a ter espaço para as mulheres, com fundação em 1944, o Araguari Atlético Clube, do interior de Minas Gerais, deu espaços para as meninas em forma de arrecadar dinheiro para um colégio da cidade que estava falindo. Sem ter um time rival, as 22 jogadoras do Galo da Comarca se dividiram em dois times realizando a partida. Com o sucesso, as meninas continuaram jogar futebol durante alguns meses, até que em 1959 por pressão religiosa o time foi desfeito.

Meninas do Araguari Atlético Clube
Além disso, existiu na década de 40 um decreto-lei que proibia a “prática de esportes incompatíveis com a natureza feminina”, sendo para o futebol, lutas, pólo e halterofilismo. Esta lei durou até 1979 e algumas equipes e ligas começaram a serem criadas.

O Esporte Clube Radar, time de Copacabana no Rio de Janeiro foi fundado em 1932 e apenas em 1981 deu espaço para o Futebol Feminino. Com campeonatos realizados pela FERJ e CBF, a mulherada foi hexa campeã da Taça Brasil e Campeonato Carioca entre os anos de 1983 e 1988. Com a desvalorização do esporte e baixa procura, o time campeão foi desmanchado, assim como os campeonatos da CBF.


A primeira aparição com seleção brasileira veio em 1988 e após derrotar Portugal, França e Espanha a equipe canarinho levantou o troféu da Copa Mulher da Espanha. Com a FIFA regularizando o esporte anos depois, torneios de Copa do Mundo surgiu, dando espaços para as Olimpíadas e Pan-Americanos. Embora o Brasil tenha a melhor jogadora do mundo cinco vezes com Marta, só conseguiram medalha de ouro nos jogos do Pan, deixando a desejar em outras competições, mesmo que tenham qualidade no toque de bola e algumas vezes mereciam ir mais além.

Jogadoras do MS/SAAD com a taça da Copa do Brasil em 2007
Depois de muita luta e amor pelo futebol, a mulherada hoje tem campeonatos legalizados para disputar. Em 2007 ocorreu a primeira edição da Copa do Brasil e em 2013 o Campeonato Brasileiro. Dos 27 estados que o Brasil possui apenas nove não tem o Campeonato Estadual. É bem verdade que a visibilidade ainda é fraca, que nem todos possuem o interesse pelo esporte, porém nós mulheres demonstramos a cada dia que passa que futebol é sim um esporte para mulher, seja para jogar, comandar, treinar ou apenas torcer. #VisibilidadeParaOFutebolFeminino

Isabela Macedo || @ismacedo_
Linha de Fundo || @SiteLF

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Uma curiosidade a respeito da primeira aparição da seleção brasileira feminina, em 1988, mesma data em que a nossa constituição federal entrou em vigor. No Caput do Art. 5º da CF- o texto constitucional deu direitos iguais a homens e mulheres, desde então, mais direitos são conquistados em todas as áreas profissionais,e principalmente no esporte.

    ResponderExcluir