Faça Parte

Na altitude, a esperança de vitória para a Bolívia

A seleção boliviana tem uma dura missão nas próximas duas rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo. Colômbia e Argentina, respectivamente, são as próximas adversárias da La Verde em busca da classificação para o Mundial da Rússia, em 2018.

Já amanhã 24, na quinta-feira santa a seleção comandada pelo treinador Julio César Baldivieso tem o primeiro compromisso, contra a seleção colombiana, em La Paz. Jogar na altitude sempre foi um trunfo para a Bolívia mesmo com seleções mais tradicionais, como Brasil, Argentina e Uruguai. No entanto, este ano as coisas não estão indo como o imaginado para os bolivianos que perderam na estreia para o Uruguai, em La Paz. Além do que, fora de casa, à equipe também perde muito foram duas derrotas para Paraguai e para o líder das eliminatórias, Equador.

É imprescindível para seguir alimentando esperança de classificação que a seleção boliviana vença os jogos em casa exercendo a pressão de jogar em seu domínio, e fazer o time "sofrer" com a altitude, usar do fator geográfico sempre foi um ponto forte da seleção boliviana.

A única vitória da La Verde aconteceu em La Paz nestas eliminatórias, os bolivianos bateram a Venezuela por 4 a 2, amanhã a Bolívia tem novamente a chance de jogar na altitude de 4000 de La Paz. O problema é que a seleção boliviana não conta com seu principal nome, Marcelo Moreno, ou Marcelo Martins como é conhecido pelos bolivianos, segue de fora da lista, mesmo tendo dadas diversas entrevistas reconsiderando a aposentadoria da seleção, decidida em 2015 por problemas com o atual treinador de La Verde. O atacante que já passou pelo futebol brasileiro salientou que tem desejo de retornar a seleção nacional da Bolívia, e que está pronto para ser convocado por Baldivieso, assim que o técnico desejar. Em entrevista o treinador disse que a seleção está aberta a todos que mostrarem vontade e terem patriotismo de defenderem a seleção, e disse que a atitude de Moreno, em 2015, descarta essa vontade e logo, sua convocação.


Com isso, os principais jogadores da seleção boliviana para os jogos contra Colômbia e Argentina são os meias Arrascaita e Rudy Cardozo, além dos atacantes Rodrigo Ramallo e Juan Carlos Arce. O meio campista Rudy Cardozo e o atacante Juan Carlos Arce, ambos defenderam a Portuguesa e o ofensivo também defendeu o Corinthians aqui no Brasil. A lista completa conta com a grande maioria de jogadores que atuam na Bolívia, apenas dois defendem o futebol europeu, um o norte americano e um o do Oriente Médio, além do volante Lizio que atua no Botafogo. Confira a lista.

Goleiros: Gustavo Salvatierra (Wilstermann), Romel Quiñónez (Bolívar) e Carlos Lampe (Sport Boys);

Defensores: Erwin Saavedra (Bolívar), Enrique Flores (Universitario), Ronald Eguino (Bolívar), Fernando Marteli (The Strongest), Edwar Zenteno (Wilstermann), Luis Gutiérrez (Hapoel Kiriat Shmona-Israel), Diego Bejarano (The Strongest), Ignacio García (Nacional Potosí), Cristian Coimbra (Blooming), Omar Morales (Wilstermann), Leonel Morales (Sport Boys) y Marvin Bejarano (Oriente Petrolero);

Meio-campistas: Danny Bejarano (Bolívar), Alejandro Chumacero (The Strongest), Wálter Veizaga (The Strongest), Rudy Cardozo (Bolívar), Jaime Arrascaita (Bolívar), Jhasmani Campos (Al Qadisiyah-Arabia Saudita), Martín Smedberg (IFK Goteborg-Suecia), Damián Lizio (Botafogo-Brasil), Dustin Maldonado (Real Potosí), Cristian Machado (Wilstermann), Fernando Saucedo (Wilstermann) e Samuel Galindo (Petrolero);

Atacantes: Rodrigo Ramallo (The Strongest), Yasmani Duk (New York Cosmos-EEUU), Juan Carlos Arce (Bolívar), Leonardo Vaca (Blooming), Miguel Suárez (Wilstermann), Carmelo Algarañaz (Petrolero)y Alberto Pinto (Oriente Petrolero).

A Bolívia enfrenta a Colômbia, no Estádio Hernando Siles, nesta quinta-feira (24), às 17 horas, pelo horário de Brasília.

Postar um comentário

0 Comentários