Faça Parte

Ninguém mais teme a altitude e Bolívia perde mais uma

Zenteno, da Bolívia disputa bola com o colombiano Carlos Bacca (Foto: Getty Images)
Se antes o fator casa significava grande possibilidade de trunfo boliviano por jogar na altitude, hoje não é mais assim. A Bolívia foi derrotada novamente em casa, dessa vez pela Colômbia, por 3 a 2. A seleção boliviana foi praticamente engolida pela seleção do argentino José Pékerman, em La Paz e novamente a seleção triunfante em La Paz, assim como o Uruguai soube jogar na altitude.

A Colômbia rapidamente tomou a frente do placar, graças a uma atuação digna de aplauso de James Rodríguez, que nem se intimidou com a altitude. E quem tem se intimidado? A Bolívia só venceu um confronto em La Paz, com a Venezuela, uma das adversárias teoricamente mais fracas que as demais sul-americanas. E mesmo assim ainda tomou dois gols dos venezuelanos, ou seja, as seleções aprenderam a lidar com a altitude.

O cansaço, a falta de ar e os fatores ainda estão lá, mas as seleções tem uma postura diferente. O Uruguai jogou o primeiro confronto em La Paz, buscando apenas uma bola e conseguiu a vitória. Venezuela, que mesmo derrotada também jogava nos erros dos bolivianos, tanto que conseguiram fazer dois gols no Hernando Siles.
A Bolívia contra a Colômbia saiu atrás por dois à zero, justamente vendo a seleção colombiana jogar no erro boliviano e assim chegaram aos dois gols, além disso, os colombianos têm jogadores de qualidade que tem facilidade em jogar seja no nível do mar, seja na altitude. Ainda no primeiro tempo a Bolívia diminuiu e no segundo tempo, logo de cara empatou e pressionava o adversário buscando a virada, porém a Bolívia não tem o que a Colômbia e demais seleções sul-americanas tem, jogadores de qualidade pra colocar a bola pra dentro do gol e o fez, nos acréscimos da partida.

A rixa entre o treinador Baldivieso e o melhor jogador boliviano em atividade Marcelo Moreno, ausente do escrete da Bolívia desde a Copa América do ano passado, só faz deixar mais distante o sonho boliviano de voltar a Copa do Mundo. Fato que não ocorre desde o Mundial de 1994.

Agora "La Verde" terá uma missão "quase" impossível, digo quase pois o futebol é uma caixinha de surpresas, mas ter a missão de vencer a Argentina, em Córdoba é dificílima. Outrora, os bolivianos conseguiram fazer 6 a 1, na seleção argentina com Messi e Cia, hoje são fortes candidatos a uma revanche. Acontece que naquela época, a altitude ainda era temida, hoje, não mais.  

Postar um comentário

0 Comentários