Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Rugby Sevens

Não basta apenas ter talento individual, força e união são necessários para fazer desse esporte um espetáculo único. O Rugby é um esporte que não se importa com biotipo, é algo que todos podem praticar. Na modalidade mais moderna e menos tradicional, duas equipes de sete jogadores duelam para ver quem consegue avançar para o campo do adversário, passando a bola oval de mão em mão, sempre para trás, na tentativa de marcar pontos.

Rugby Sevens é a modalidade olímpica. Um esporte de muito contato físico, muita estratégia e muita tecnologia, TCO é uma delas, além de melhorar e qualificar o trabalho do árbitro, torna a partida muito mais rápido dentro dos dois tempos de sete minutos, ou dez minutos em caso de final.

Scrum momento de dividida, acontece quando a bola é passada para frente, considerado falta (Foto: Garulhosemrede)
Lá vem história...

A história do Rugby começou na metade do século XIX, com a prática de vários tipos de "futebóis" que existiam na Inglaterra, tanto que o primeiro nome relacionado ao esporte era Rugby Football, pois era o futebol que era jogado na região de Rugby.  Em 1845, os grandes colégios de Londres começaram a conversar a respeito dos seus esportes e em 26 de outubro de 1863 foi feito uma grande reunião com os maiores colégios do país, em que estavam presentes representantes dos colégios de Cambridge, Trinity e um desses representantes era diretor de esportes do colégio de Rugby, que era o único colégio esportivo que defendia o uso das mãos no futebol. Com os acordos e os tratados feitos nesta reunião foram criadas a The Football Association que hoje é conhecida como FIFA, e o colégio de Rugby criou a Rugby Football Union que hoje é a Federação Inglesa de Rugby. Infelizmente a cidade criadora do Rugby, hoje já não tem nenhum time para representar o esporte.

Mas como veio a existir o Rugby no Brasil? Os esportes com bola e contato físico já eram jogados a muito tempo e em toda a Europa, porém nunca tinham saído da sua terra natal e com as expansões Inglesas, clérigos, empresários e estudantes trouxeram o esporte para nosso país, a primeira pessoa a desembarcar aqui e trazer uma bola de futebol ao Brasil, também foi responsável pelo Rugby. Charles Miller, brasileiro de origem anglo-escocesa foi o primeiro a formar um time de Rugby em território Tupiniquim. O esporte era muito popularizado dentro das colônias inglesas no Brasil, porém, com a Segunda Guerra Mundial, a maioria dos praticantes foram chamados pela Inglaterra para a guerra e o esporte quase deixou de ser praticado no Brasil.

Brasil é destaque no esporte e tem chances reais de conseguir medalha (Foto: amaru.blog)

RIO 2016 

Após 92 anos longe dos Jogos Olímpicos, o Rugby volta para o calendário, porém, com algumas alterações. É a primeira vez que os jogos serão disputados por times Sevens constituídos por sete atletas em cada equipe, em edições anteriores de Olimpíadas o esporte era constituído por 15 jogadores por equipe.  Com a diminuição dos jogadores é preciso muita resistência e velocidade pois a metragem do gramando manteve a mesma, continua 70m x 100m.

Na Olimpíada do Rio serão 12 seleções de cada gênero nos Jogos de 2016 e o país mais forte no esporte estará presente, a Nova Zelândia. A equipe masculina brasileira de Rugby participou no mês de março do Campeonato Mundial Sevens realizado em Vancouver e terminou na última posição. Enquanto, a seleção feminina, mais conhecida como "As Amazonas" podem ser o grande destaque da competição, pois conquistaram o décimo primeiro título das onze edições do Sul-Americano que serviu como Evento-Teste. As seleções que estarão no Rio de Janeiro serão Brasil, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Colômbia, Estados Unidos, França, Quênia, Japão e Fiji, no feminino. Já no masculino, Brasil, Fiji, África do Sul, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Argentina, Estados Unidos, França, Japão, Austrália e Quênia foram as classificadas.

Ainda falta classificar uma seleção feminina e outra masculina que será divulgado após o Pré-Olímpico que tem início no dia 26 de junho (feminino) e 19 de junho (masculino) devido a desistência das seleções masculina do Uruguai e feminina da África do Sul.

Local de competição: Estádio de Deodoro

Deodoro foi escolhido como local para a realização dos Jogos. É uma região cercada de muita área verde, está localizada na Zona Oeste. O Complexo de Deodoro possibilitou a manutenção dos transportes públicos para Barra e outros bairros do Rio de Janeiro. Do Estádio para a Arena e o Centro Aquático, o trajeto pode ser feito à pé pelos torcedores.

O Estádio foi construído para 15 mil pessoas, abrigará também as disputas de algumas provas do Pentatlo Moderno e do Futebol de 7 Paralímpico. Se depois do Pan de 2007, muitos jovens aderiram ao esporte de diversas modalidades, o maior legado da Olimpíada é poder multiplicar o número de praticantes e além de popularizar o Rugby no Brasil, ter locais adequados para a prática do jogo.

Mão, Bola, Chão. É TRY!

Ismael Schonardie | @Ismahsantos





Postar um comentário

0 Comentários