Faça Parte

Atlético de Madrid - Raio X


As expectativas sobre a temporada do Atlético de Madrid nesse ano não eram as melhores. Isso foi porque, já no início da temporada 2015/16, o clube optou por fazer uma reformulação no time e, com isso, vários jogadores importante saíram. O primeiro a abandonar o barco foi Arda Turan, o maestro decidiu que precisava de novos ares e fechou contrato com o rival Barcelona. Mandzukic, Raúl García e Miranda são outras peças importantes que saíram. A perda de tantos jogadores foi até meio preocupante a princípio, mas com o tempo os reforços foram chegando. Como sempre, o Atléti apostou em jogadores novos, como Carrasco, Vietto e Kranevitter. 

Os primeiros jogos do Atlético foram horríveis, já que o time não jogava bem, não tinha sintonia e muito menos entrosamento. Porém, por outro lado já demostrava que tinha algo de bom e isso seria a principal arma. Mesmo jogando mal, a equipe conseguia as vitória e, com isso, não deixava os rivais se distanciar na Liga.

O treinador Diego Simeone teve muito trabalho no início, principalmente com os novos contratados Jackson Martínez, que não jogava bem, e Vietto, ainda tinha problemas em se adaptar com o estilo de jogo do Atlético. 

O tempo passava e as péssimas atuações dos colchoneros foi preocupando todo mundo. Na Liga, a equipe até que conseguia ganhar e se manter entre os primeiros, mas essa folga não durou muito, e o Atléti só acordou de verdade quando foi eliminado da Copa del Rey nas quartas de final para o Celta de Vigo. A queda diante do Celta até hoje não é aceitável, o time errou muito, entretanto, o lado positivo da eliminação foi que, a partir daí, a equipe criou um estilo de jogar e não parou mais.

O desempenho do Atlético na fase de grupos da UEFA Champions League foi bom. Com 13 pontos, os colchoneros terminaram na primeira posição, deixando o Benfica em segundo lugar. Além do time português, o grupo contava com o Galatasaray e Malmo.

Estilo de Jogo:


Quando falam que o Atlético tem a cara de Diego Simeone, sem dúvida essas pessoas têm toda razão. O time tem tudo a ver com o treinador, começando pelo o estilo de jogo dentro de campo. Simeone conseguiu implantar no clube e, principalmente, em seus comandados o mesmo estilo que ele mesmo jogava quando foi jogador.

O time abraçou a ideia do treinador, que é "partido a partido", que significa simplesmente "jogo a jogo". Cada passo pequeno é meio caminho andado para glória. Porém, o estilo de jogar da equipe dentro de campo é simplesmente se defender bem e contar ou acreditar que caras como Griezmann, Carrasco ou até mesmo Fernando Torres possam ser decisivos ofensivamente. É claro que eles não jogam retrancados, mas a coisa principal é se defender.

Com essa ideologia, o Atlético hoje tem a melhor defesa da Europa com apenas 27 gols sofridos e 90 a favor, isso tudo em 55 jogos contando com os da pré-temporada. O Atléti agora é um time respeitado por muitos e até temido por alguns rivais.

Entretanto, além de ter uma defesa muito sólida, o Atlético conta com um grande jogador que vem sendo importantíssimo e decisivo para time. Antoine Griezmann é o grande protagonista do elenco desde o início, e é a arma mais forte para o resto da temporada. 

Sonhos:


O maior sonho de qualquer time Europeu é ganhar a Champions League e para o Atlético seria algo mágico, já que por duas vezes eles quase a conquistaram. A primeira vez que o Atléti chegou à final da Champions foi contra o Bayern de Munique, mas infelizmente quem saiu com o título foram os alemães. A segunda vez foi contra o maior rival Real Madrid em 2013/2014, mas o Real conseguiu um gol no último minuto, levando o jogo para a prorrogação e depois conquistando a taça.

Já esse ano, o sonho ainda segue vivo e, para muitos, o Atlético de Madrid levará o título da Champions. Porém, o time espanhol ainda precisa enfrentar o todo poderoso Bayern de Munique do treinador Guardiola. A primeira partida será na casa do Atlético e a torcida já avisou que fará uma festa gigantesca.

Além do sonho da UEFA Champions League, o Atlético ainda está disputando a Liga Espanhola que, por sinal, está muito igualada. Faltando três rodadas, o time tem os mesmos pontos que o Barcelona e divide a liderança com o rival. Logo atrás vem o Real Madrid com 81, o que acaba colocando pressão nos outros dois. 

A única coisa que nós, colchoneros, podemos esperar do time é que lutem até o final. Os jogadores vão deixar o sangue e a alma dentro de campo. Vamos apoiar até o final e curtir muito esse momento, porque mesmo não ganhando podemos dizer que estamos entre os quatros melhores time do mundo (mesmo sem tanto dinheiro) ou, quem sabe, sejamos o melhor de todos.

Texto escrito por Alzemir Neto, colunista do Atlético de Madrid.

Twitter:

Alzemir Neto: @NeetoMoraes96
Linha de Fundo: @SiteLF

Postar um comentário

0 Comentários