Faça Parte

Pela 14ª vez, CRB e CSA fazem a grande final do estadual

CRB e CSA fazem pela décima quarta vez a finalíssima do Campeonato Alagoano de Futebol. Desta vez, o CSA é favorito pela campanha feita, mas o CRB também é favorito. O Regatas em decisões de estadual contra o rival, venceu sete vezes e foi derrotado seis. Em confrontos diretos, o CRB tem mais vitórias, são 190 contra 152 do Azulão do Mutange. 

No conjunto da obra, o CRB tem uma pressão maior em relação a conquista do título. O clube disputa a Série B do Brasileiro, o elenco é superior mas de forma superficial e na prática não é bem assim. Em todos os aspectos, o CRB chegou no estadual como favorito, o presidente do clube tinha prometido um ano marcante, com toda a certeza, a torcida lembraria mais de 2016 com um título sobre o arquirrival.

Já os azulinos, estão com uma campanha fantástica. Até aqui, são 17 jogos, 14 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota. CSA saiu vitorioso em dois clássicos dos três disputados, um deles foi uma história goleada por 4 a 1. Depois de três anos, a equipe maruja volta a disputar o Brasileiro, desta vez não é só a alegria de voltar ao Brasileiro, e sim de disputar a grande final e ser campeão outra vez, um fato que não ocorre faz oito anos.


Histórico de Finais

CRB e CSA figuraram nas finais do estadual em treze oportunidades. O lado vermelho tem sete títulos, já o lado azul tem seis títulos. No total, são 37 títulos da equipe maruja e 28 dos Regatianos. 

O eterno bicampeonato de 2013

O ano era 2013, centenário do maior rival, CRB havia conquistado no ano anterior um título estadual em seu centenário, mas amargou um rebaixamento no Brasileiro no final do ano. O CSA estava disputando o primeiro turno do estadual em busca de uma vaga para o hexagonal final. Já o CRB buscava algo na Copa do Nordeste, mas acabou sendo frustrado na fase de grupos com a eliminação e viu outro rival, o Asa ir para a final, mas perder o título diante do Campinense da Paraíba. O Galo então entrou de vez no Alagoano, buscava o bicampeonato. 


A campanha do CRB no hexagonal foi de 10 jogos, 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, marcando 19 gols e sofrendo 7 gols. Destaque pra uma vitória no clássico por 1 a 0 com gol de Schwenck e uma goleada de 6 a 0 sobre o CEO com 5 gols do artilheiro Schwenck que foi destaque do Galo na competição com 12 gols. Nas semifinais um empate contra o CEO em Olho d'Água das Flores por 1 a 1, e na volta em jogo bastante cansativo um empate por 1 a 1, já que dois dias antes, o CRB havia enfrentado o Botafogo pela Copa do Brasil no Rei Pelé e empatou o jogo por 0 a 0. Contra o CEO, empate por a 1 a 1 no tempo normal, e o jogo ia se encaminhando para os pênaltis, até que em uma bola levantada para a área e mal afastada, Gladstone domina, levantando a bola de forma desengonçada e aplica um voleio no canto direito do goleiro tricolor, era a vitória do CRB na prorrogação e classificação para a final do estadual.

Decisão

Dois jogos bastantes elétricos decidiram o título de 2013. Na primeira partida com mando de campo do CSA, o CRB chegou estar aplicando 4 a 1 no rival, mas cedeu no final do jogo o segundo gol marujo, o placar acabou ficando por 4 a 2. No jogo da volta, mando de campo do CRB, era o maior público do ano, uma festa sensacional nas arquibancadas. O CSA conseguiu no segundo tempo, uma vitória histórica e conseguiu levar a decisão para a prorrogação e pênaltis. Foram dez cobranças, três acertos do CSA e quatro do CRB, Schwenck bateu o último pênalti da decisão, ele que havia voltado ao clube depois de um longo período de destaque nacional, quase que se tornou artilheiro do estadual, mas por pouco não conseguiu. Mesmo assim, marcando três gols nos quatro clássicos contra o CSA, foi peça fundamental para o título do CRB.


O título mais especial do CSA

Uma final que vai ficar guardada para sempre na história deste que é considerado o maior espetáculo esportivo de Alagoas, é, sem dúvida, a de 1971. É que o CSA ganhou o título daquele ano por duas vezes. Esse é um dos casos mais polêmicos da história do futebol alagoano. O fato é o seguinte: o campeonato de 1971 foi disputado em três turnos e um super turno. O São Domingos ficou com o primeiro, o CSA com o segundo e o CRB com o terceiro.
No super turno de 71, o CSA derrotou o São Domingos, por 2 a 1 e empatou com o arquirival por 1 a 1. No terceiro jogo, entre São Domingos e CRB, o placar foi 1 a 0 para o São Domingos. Este resultado dava ao Azulão o título de campeão e à torcida fez a festa. A polêmica é que o CRB protestou, alegando que o São Domingos jogou com um atleta irregular, Gabriel. Depois de muitas idas e vindas nas salas da Justiça Desportiva de Alagoas e do Brasil, o fato só se deu por resolvido em 1973. E ficou combinado que CSA e CRB fariam uma melhor de três para enfim consagrar uma equipe campeã
O CRB havia sido campeão em 1972 e tinha um time considerado muito bom. Já o CSA tinha uma equipe renovada e cheia de juvenis, recém-promovidos para o time principal. O Galo era o franco favorito, mas o Azulão surpreendeu e, após um empate, uma vitória, por 1 a 0, e uma derrota pelo mesmo placar, o time Marujo ficou com a taça de 1971, após uma quarta partida super emocionante, com direito à prorrogação e tudo, depois do apito final do ex-árbitro Sebastião Canuto.
Na partida que decidiu o título o CSA entrou em campo com: Dida; Mendes, Bibiu, Zé Preta e Jaminho; Soareste, Dudu, Manoelzinho (Beto) e Batoré (Otávio); Giraldo e Misso. O CRB foi para o duelo com: Vermelho; Ademir, Major, Adevaldo e Eraldo; Roberto Menezes, Capeta (Roberval), Mano e Orlandinho; Carlinhos (Reinaldo) e Silva. Os gols da partida decisiva foram marcados por Soareste (CSA) e Carlinhos (CRB) no tempo normal;  Giraldo e Beto (CSA) e Reinaldo (CRB) assinalaram no tempo extra.
São 13 finais, o CRB venceu 7 (1940, 1950, 1973, 1976, 1978, 1995 e 2013), já o CSA venceu 6 (1963, 1971, 1974, 1996, 1997 e 1998).
CRB e CSA se enfrentam em dois jogos. O primeiro no próximo domingo, dia 1 de maio com mando de campo do CRB no Estádio Rei Pelé. O segundo também no Rei Pelé e também em um domingo, só que desta vez no dia 8 de maio. Ambos os jogos serão em feriados.


Postar um comentário

0 Comentários