Faça Parte

Shakhtar Donetsk – Raio X


As reviravoltas de uma temporada promissora

A temporada 2015/2016 para o Shakhtar Donetsk foi completamente recheada de conquistas e perdas significativas ao longo de todo este período. Desde o título dramático da Supercopa da Ucrânia até a eliminação fatídica e cruel da UEFA Champions League, a equipe contou alguns fatos marcantes desta temporada e que culminou de forma direta em sua campanha Vejamos por aqui nesta análise através de cada competição disputada.

Ukranian Super Cup

 Darijo Srna comemorando o seu gol contra o Dinamo de Kiev na Supercopa
Como foi a última campeã da anterior edição de sua copa nacional, o time de Donetsky teve a oportunidade de decidir contra o seu tradicional rival da cidade de Kiev, o Dynamo, em Odessa. A partida foi marcada por um intenso equilíbrio e muita disputa tática de ambos os lados. Tudo parecia que poderia se encaminhar para um 0X0 com a decisão indo à prorrogação, mas os minutos finais iria decidir este confronto, lembrando aos mais fanáticos por futebol daquele Alemanha 0X2 Itália da Copa de 2006. Tudo começa com um pênalti aos 47 minutos da etapa final, convertido pelo capitão Srna e que colocou o time de Donetsky na frente do placar. No último minuto, após um contragolpe mortal, o ex-atleticano Bernard foi o responsável por sacramentar o placar e garantir o título ao Shakhtar.

Ukranian Cup

Bernard comemorando seus gols contra o Ternopil.
Na competição nacional, a equipe do Shakhtar entrou na fase 16º avos de finais e, em partida única, eliminou o Arsenal de Kiev, fora de casa, por 3X0. Nas oitavas de finais, em jogos de ida e volta, a vítima da vez foi à equipe do Ternopil, com um agregado de 9X0 (vitória de 5X0 fora de casa e 4X0 na Dombass Arena). Já nas quartas de finais o adversário foi o Vorskla Poltava e o confronto já foi decidido na primeira partida, com uma vitória por 4X0 na casa do adversário. A partida de volta foi mais para rodar o elenco e a derrota em casa por 2X1 marcou o 1º jogo com derrota e com gols sofridos na competição.

Por fim, nas semifinais, jogou a primeira partida, fora de casa, contra o Oleksandria, em Odessa. O jogo terminou empatado em 1X1, fazendo com que a equipe decida em casa por uma vitória simples ou um empate sem gols, no dia 10/05, para chegar a final. Um possível adversário poderá ser a equipe sensação do futebol ucraniano nos últimos anos, o time do Dnipro Dnipropetrovski. A mesma equipe é a atual algoz do Shakhtar, pois foi a mesma que impôs as únicas duas derrotas da equipe dentro das competições locais.  O destaque da equipe na competição vem sendo o meia Bernard, que balançou a rede por três vezes e é o artilheiro do time.

Ukrayne Premiere League

Eduardo da Silva marca o gol que fechou a goleada por 4 a 1 sobre o Volyn Lutsk
No campeonato nacional, de pontos corridos, a equipe já se encontra atrás do Dinamo de Kiev e não alcançará mais o seu rival na briga pelo título. Numa competição composta por 14 times, o baixo nível técnico fez com que a briga pelo titulo fosse polarizada entre estas duas forças e que os poucos pontos perdidos na competição poderiam ser os fatores determinantes para a conquista do campeonato.

O Dinamo de Kiev já conquistou 64 pontos em 23 partidas (aproveitamento de 92,75%), com apenas um empate e uma derrota no confronto direto fazendo 51 gols e sofrendo apenas sete (média de 0,30 g/p) sendo que somente em cinco partidas sofreu algum gol. Já o Shakhtar Donetsk, mesmo sendo responsável pelo único revés ao seu rival direto obteve três empates fora de casa contra equipes menores (2X2 contra o Vorskla Poltava [4ª], 3X3 contra o Stal Dniprodzerzhynsk [21ª] e 1X1 contra o Chornomorets Odessa [23ª]). Além disso, a equipe colecionou suas únicas duas derrotas contra o Dnipro Dnipropetrovski (2X0 em Donetsk [5ª] e 4X1 em Dnipro [18ª]). Vale ressaltar que a equipe do Shakhtar obteve 12 vitórias seguidas até nova derrota para a equipe do Dnipro Dnipropetrovski.

Mesmo com nove pontos ainda em jogo, as chances matemáticas do Shakhtar de briga pelo título estão zeradas por conta da desclassificação do Metalurh Zaporizhya que enfrentaria o Dinamo na penúltima rodada, fazendo com que o time de Kiev já garantisse mais três pontos na conta. Sendo assim, a equipe de Donetsk deverá ratificar o vice-campeonato e irá disputar a fase pré-eliminatória da UEFA Champions League 2016/2017, caso não vença a UEFA Europa League. A equipe ainda terá mais três compromissos até o final do campeonato. Jogará o clássico contra o Dinamo de Kiev na Dombass Arena, no próximo final de semana, o Karpaty Lviv, no dia 08/05 na Lviv Arena e o Zoria Luhansk em casa no dia 15/05 para encerrar a temporada. O atual destaque vem sendo o Eduardo da Silva, que marcou 10 gols na competição e vem fazendo às vezes de artilheiro da equipe nesta fase final de competição.

UEFA Champions League



Melhores Momentos: Shakhtar Donetsk 4-0 Malmo

Na maior competição de clubes do continente, a equipe do Shakhtar entrou na mesma chave do Paris Saint German (campeão francês 2014/15), Real Madrid (vice-campeão espanhol) e o Malmo (atual campeão sueco) após eliminar a equipe do Fenerbahce da Turquia (0X0 em Istambul e vitória por 3X0 em Lviv) e o Rapid Wien da Áustria (vitória por 1X0 em Viena e empate por 2X2 em Lviv). Mas a sua participação foi bastante discreta e, juntamente com o time sueco, não foram páreos para os atuais gigantes do futebol europeu. Foram somente uma vitória e cinco derrotas, sendo duas por goleadas:

Real Madrid 4X0 Shakhtar Donetsk – Santiago Bernabeu
Shakhtar Donetsk 0X3 Paris Saint German – Lviv Arena
Malmo 1X0 Shakhtar Donetsk – Swedbank Stadion
Shakhtar Donetsk 4X0 Malmo – Lviv Arena
Paris Saint German 2X0 Shakhtar Donetsk – Parc de Princes
Shakhtar Donetsk 3X4 Real Madrid – Lviv Arena

Durante a participação nesta edição da Champions, a equipe novamente foi preterida de mandar os seus jogos em casa por conta dos constantes conflitos vividos no país, em especial na cidade de Donetsk. Então, por motivos de segurança, todos os jogos foram transferidos para Lviv. O seu destaque durante esta fase de grupos ficou para o atacante brasileiro, o ex-vascaíno Alex Teixeira marcou três gols e foi o artilheiro da equipe nesta fase.

Florida Cup e janela de transferências

Alex Teixeira se transferiu em fevereiro deste ano para o futebol chinês.
Durante o inicio do ano, a equipe ucraniana foi convidada para participar da Flórida Cup, nos Estados Unidos e realizou dois jogos amistosos contra duas equipes brasileiras. O empate em 1X1 com o Fluminense em Boca Ratón e a derrota por 3X2 para o Corinthians em Orlando marcou esta campanha amistosa. O torneio, além de servir como aprimoramento tático e físico para o restante da temporada, também significou uma relação cada vez mais estrita com o futebol brasileiro, onde a equipe costuma contratar boa parte dos seus jogadores.

O ponto chave e negativo da temporada para o Shakhtar foi à venda de Alex Teixeira, por 50 milhões de euros ao Jiangsu Suning. O jogador era o grande artilheiro da temporada da equipe ucraniana, com 21 gols no campeonato ucraniano era a principal esperança de gols para a sequência da temporada em busca dos principais títulos. Com isso, coube a Eduardo da Silva esta missão e o atacante Marlos começou a aparecer como um dos grandes jogadores da temporada.

UEFA Europa League


Melhores Momentos: Shakhtar Donetsk 4-0 Braga

Com a 3ª colocação em seu grupo na Champions League, a equipe ucraniana entraria na fase de mata-mata da segunda maior competição europeia. Com isso, o sorteio colocou logo de cara, outra equipe proveniente da fase de grupos da Champions League. O Schalke 04 foi o seu adversário da fase 16º avos. Na primeira partida, em Lviv, o time da casa não saiu do 0X0, tendo que decidir fora a sua classificação. Mas uma partida memorável foi a grande responsável para a classificação da equipe em plena Gelsenkirchen. A vitória por 3X0 serviu como um marco importantíssimo e de evolução do futebol atual do time de Kiev.

Nas oitavas de finais, o adversário da vez foi o Anderlecht da Bélgica, e o mesmo não foi páreo para a equipe ucraniana. Na primeira partida, em Lviv, o Shakhtar conseguiu uma boa vitória, ao bater os belgas por 3X1. Já em Bruxelas, após uma partida sob o controle, o time ucraniano ainda conseguiu vencer por 1X0. Já na fase quartas de finais, o adversário da vez foi o time português do Braga, que já tinha feito boas campanhas em edições anteriores. Mas nada que impedisse a confirmação do favoritismo ucraniano. A vitória fora de casa, por 2X1 na cidade de Braga, deu uma tranquilidade muito grande para o confronto da volta em Lviv, onde o time da casa não tomou conhecimento de fase e do adversário, o goleou de maneira sonora, por 4X0, garantindo a vaga a semifinal.

Com estes resultados, a expectativa é de que a equipe ucraniana possa fazer um grande duelo contra o time do Sevilla, embora o favoritismo maior pertença à equipe espanhola, por conta de ser a atual bicampeã do torneio e por adquirir recentemente ótimos resultados contra equipes de respeito nas últimas edições das competições. Por outro lado, por apresentarem mais jogadores do futebol sul-americano, o time do Shakhtar pode ter um acréscimo maior para este confronto, fazendo-o ficar como o mais equilibrado entre os demais. O destaque do Shakhtar nesta Europa League tem sido os atacantes Facundo Ferreyra e o Eduardo da Silva, com dois gols cada.

Esquema tático e expectativa de jogo


Para o duelo destas semifinais da Europa League, a equipe do técnico Mircéa Lucescu deverá ser escalada com um time de muita mobilidade técnica e intensa velocidade para explorar os lados do campo e aproveitar o jogo de área do argentino Facundo Ferreyra. Para isso, o treinador contará com os melhores brasileiros para fazerem as funções de lado de campo para tentar fazer um ótimo resultado na primeira partida e, depois, explorar o contragolpe no Sanchez Pizjuan, em Sevilla. A maior preocupação do treinador se encontrará no seu sistema defensivo, já que encontrará um ataque muito forte e decisivo do outro lado, para isso, contará com a presença de Fred entre os volantes para que se tenha uma maior efetividade no roubo de bola, aliado sua ótima saída de jogo, assim como os meias abertos, Taison e Marlos que podem ajudar e muito na recomposição defensiva.

Vale ressaltar também o apoio dos laterais. O capitão Srna sempre se destaca por ser o homem da bola parada na equipe, além da sua ótima qualidade de passe que faz com que a equipe tenha opções diversificadas para atacar os adversários, e se destaca pela sua boa força de marcação. Seu ponto fraco seria a condição física, já que é um dos jogadores mais velhos do elenco e atua em uma posição onde é necessário muito vigor fisco para aguentar o jogo inteiro. A esperança de gols ficará com o argentino Ferreyra e o ucraniano Kovalenko, que sempre se destaca pela seleção de seu país nos jogos oficiais.

A partida entre ucranianos e espanhóis acontecerão nestas próximas quintas-feiras e decidirá uma das vagas para a final em Basel, no dia 17/05, para enfrentar o vencedor do confronto entre Liverpool e Villareal. Lembrando que o campeão assegura vaga direta à próxima edição da UEFA Champions League além de disputar a UEFA Super Cup contra o vencedor da principal competição de clubes no planeta. O horário de todas as partidas será realizado às 16h05min (horário de Brasília) e terão transmissão dos canais Fox Sports, ESPN Brasil e Esporte Interativo (todos pela TV a Cabo).

Por Marcos Paulo Fernandes Alves

Postar um comentário

0 Comentários